domingo, 13 de fevereiro de 2011

mengão 1 x 0 resende (a chronicle)

o flamengo é puralegria. muita festa hoje em macaé. aniversário de dona patricia amorim. leo moura deu flores pra ela. gaúcho deu uma camisa rubro-negra com o nome dela. professor lux deu um beijo e um abrazo. tudo isso dentro de campo, claro, na frente das câmeras de tevê. até o prefeito de macaé apareceu por lá, e devidamente vestido com a camisa do flamengo. não por causa da patrícia. por causa do gaúcho. que recebeu uma placa em homenagem a ter marcado na aprazível & petrolífera ciudad fluminense seu primeiro gol pelo mengão.
clima de celebração para a sétima e última rodada da fase de classificação da taça goanabara-2011. mas tinha outro time por lá, o resende. tinha jogo marcado. e o resende estava numas de vencer, ou melhor, tentar vencer. porque vencendo se classificaria às semifinais do turno junto com o flamengo - sem depender do que nova iguaçu e boavista pudessem fazer entre si.
então o resende entrou imbuído. a ideia era marcar geral. e ver se sobrava um golzinho pra eles.
e o flamengo naquela metamorfose luxerleiana. o clube de regatas do flamengo formou à tarde no eucyrzão com felipe ao gol; jean e david na zaga, leo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda, williams e fernando goyas na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e marquinhos no meio; deivid na frente.
vamos ser directos: foi o pior jogo do flamengo neste ano.
sem muitas desculpas para isso. no primeiro tempo, o resendão meteu uma pressão. no segundo, nem tanto, nem tanto. o flamengo dificultou o jogo por seus próprios problemas. vamos lá...
meia-dúzia de caboclos do resende no meio-campo, a congestionar a bagaceira. neves & gaúcho sob escolta constante. quando um deles pegava na bola, já corria outro camarada na cobertura. e como nossos craques internacionais ainda estão fora de forma, driblar eles não driblavam. como fazer então? a preferência seria tocar de primeira. mas aí falta-lhes ainda o entrosamento - né, deivid?
nas ocasiões em que neves & gaúcho achavam um espazinho para ver o jogo, erravam os passes. mas bem que tentavam. verdad. trocavam de posição e tal. é mais do que se pode dizer de marquinhos. que não acertava nada, nem se acertava na esquerda. e com angelim ali na lateral, jean na zaga, nossa saída de bola era dificultosa demais.
sem saída, sem criação, sem chegada. em resumo, nadja a funzionar. a ponto de o mengo só criar uma chance de gol - a valer - aos trinta e cinco minutos de atividades. e pra isso o moura teve de surgir na esquerda para ficar cara a cara com o arqueiro.
nem mesmo o movimento da terra no firmamento, e o consequente aumento das sombras em campo, parecia trazer refresco ao flamengo. lux demorou demais para meter negueba no lugar do marquinhos. mas olha... quem decidiu foi o fierro. nosso querido chileno desceu à linha de fundo - ora, a linha de fundo! mas que baita invenção é a linha de fundo! - e de lá cruzou rasteiro pra deivid trombar bonito. gol.
(e o resende pagou bem caro pelo segundo tempo b*ndão que jogou: perdeu a vaga pro boavista aos quarenta e pedrada.)
que ninguém se impressione demais com os cem por cento do flamengo, com as sete vitórias em sete jogos, com a melhor defesa do karioca-2011, com as flores para a presidente, com a plaquinha para o gaúcho, com o fierro cruzando da linha de fundo...
só agora teremos o primeiro jogo a valer nesta temporada: flamengo x botafogo, domingo, no engenhones, semifinal da goanabara-2011.