quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

murici 0 x 3 mengão (a chronicle)

festa na chegada ao aeroporto de maceió. festa na porta do hotel. festa no rachão da véspera no estádio rei pelé. e festa antes do jogo desta noite. aí tu sabes o que acontece. a bola rola...
e tem sido assim: a bola rola e a festa dá um tempo.
a estreia do flamengo na copa do brazil não foi diferente do que temos visto na goanabara-2011. apenas que, desta vez, para jogar mal e vencer um naniko, o fla teve de pegar avião até as alagoas, terra do poderoso murici. campeão estadual de 2010 e vice-líder do corrente certame, o murici de bilu & gueba joga junto há três anos e blablabla. a folha salarial é de cincoenta contos mensais.
o clube de regatas do flamengo, orientado pelo professor luxerley (quinhentos paus por mês), formou num rei pelé cheio de rubro-negros com felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda; williams e maldonado na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e renato pelé no meio; deivid na frente.
o murici, ao contrário do que se podia esperar, não ficou fechadão em retranka, não. procurou jogo. chegou a ter mais posse de bola no início de ambas as etapas. (destaque para everlan dando chapeuzinho no gaúcho.) e o mengo não peitou o anfitrião, não. ficou à espreita, tentando achar espaços e tal. o que só aconteceu mesmo no segundo tempo, quando nosso amigos alagoanos sofreram o primeiro gol e deram aquela arriada.
mas tem nos acontecido o seguinte...
este time com gaúcho-neves-pelé muitas vezes tem deixado a armação no grande círculo para williams, maldonado, um beque qualquer. (esta noite teve até wells apanhando da bola, sozinho, e armando um contraataque muriciano.) por que isso ocorre? perceba que nosso trio de armandinhos se permite rondar a grande área, todos ao mesmo tempo. então o time fica com um buracão entre defesa e ataque. e lá vai williams meter balão, lá vai wellington trocar passes na zona do agrião. não pode. assim como gaúcho-neves-pelé trocam de posição entre si na frente, um ou dois deles teria que descer ao meio-campo para receber a bola. simples, não?
e o angelim, de buena, não tem o menor cacoete de lateral. ele é esforçado e vai continuar por ali se mandarem. mas o time fica manco. e olha que doido: como pelé e gaúcho são caboclos propensos a chamar o jogo pra canhota, ficamos com o setor esquerdo congestionado. justamente onde não temos um lateral decente. enquanto lá do outro lado, na direita, onde temos o moura, não acontece nadja. ou só de vez em quando, se neves lembrar de passar por lá, se williams esticar um corridão pra ponta.
luxerley levou um tempo para corrigir a bagaceira. mas fez o trabalho dele direitinho.
lux meteu egídio de volta à lateral. tirando o wellington. assim consertou o miolo de zaga, antes que wells cometesse uma besteira de maiores consequências, e fez com que o time tivesse saída de jogo pela esquerda. lux também meteu fierro mais uma vez na cabeça de área. tirando o maldonado. assim consertou a entrada da área, antes que wells cometesse uma besteira de maiores consequências, e fez com que o time tivesse saída de jogo pela direita.
moura ganhou companhia porque mais uma vez fierro entrou bem (como no último domingo). e logo depois negueba entrou inspirado no lugar do insalubre deivid. com negueba, era mais um para jogar por ali. a ironia é que, sem deivid em campo, já não tinha mais ninguém dentro da área para receber as bolas de egídio e neves e gaúcho, as bolas de moura e fierro e negueba.
então foi o gauchinho brinkar de centroavante. deu certo. gaúcho fez de cabeza o gol que deivid mandou na trave durante a primeira etapa. o mengo abriu o placar aos vinte e dois do segundo tempo e o murici arriou de tal forma que, em minutos, o goleirão dias aceitou um chute de pelé batendo falta. e no finalzinho negueba recebeu de neves e fez mais um, só pra constar: 3 x 0.
o flamengo, como prêmio pela persistência, ganha folga no meio da próxima semana. teria que jogar contra o murici na quinta-feira. mas não vai mais precisar: victoria por dois gols na casa do adversário classifica o vencedor à etapa seguinte etc... a semaninha de folga pode ser bem útil se mais uma vez vencermos nossos próprios erros e chegarmos à final da goanabara.