domingo, 27 de fevereiro de 2011

mengão 1 x 0 boavista (a chronicle)

uma cousa de cada vez. a taça goanabara-2011 já veio.
ainda tem mais. uma cousa de cada vez.
o flamengo bateu o boavista de saquarema esta tarde no engenhão.
e aqui deixo um abrazo à nobre freguesia karioca. se o fluminense não deu conta de fazer a final do turno, que pena. teria sido trés cool bater o fluzão campeão. mas quem sabe na taça rio, né?
veio o boavista hoje. tipo penetra em festa de bakana. e jogamos sério para despachá-lo carinhosamente. sem os vacilos de outras campanhas. pianinho.
después de dias e dias de mistérios & mirabolâncias, luxerley fez o clube de regatas do flamengo se apresentar na final com uma inédita formação... felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda; maldonado e williams na cabeça de área; darío bottinelli e renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho na frente.
um detalhe: na falta de um lateral canhoto a valer, professor lux apostou no seu lateral de ofício. egídio não teve hoje uma de suas piores jornadas, mas ele não é - definitivamente - jogador do naipe que precisamos. outro detalhe: mesmo com bottinelli practicamente estreando no time, nosso meio-campo me pareceu um pouco mais acertado do que de costume. principalmente porque definiu-se desta vez qual dos armandinhos desce ao grande círculo para pegar a bola: renato pelé.
e, claro, teve isso de o ronaldinho jogar mais à frente. ao ser perguntado sobre o posicionamento do gaúcho, antes de a bola rolar, o lux definiu: "vai jogar solto". mas a rapaziada da transmissão no ppv insistiu em dizer que ele estava de "centroavante". não, não estava. a não ser que - digamos - o messi seja o "centroavante" do barcelona, percebes?
crie o bicho solto, te diria o poeta.
se o boavista tinha, de facto, a intenção de vir pra dentro do mengo, como alfredo sampaio esteve a dizer durante a semana, ficou na vontade. que o mengo se espalhou, tomou a bola para si e empurrou os caboclos para uma retranka. a ponto de felipe só precisar agarrar a pelota aos vinte e cinco de peleja.
mas sempre nos sobrava um drible do neves aqui, um calcanhar do bottinelli ali, um voleio precipitado do pelé acolá. e...
bem, na real, quem acompanhou a goanabara-2011 já estava ciente dessa falta de objectividade. estávamos apenas a esperar por negueba. quando menino guilherme negueba entra, o flamengo ganha norte.
hoje quem saiu foi o darío bottinelli. no intervalo. a vontade de negueba, no entanto, não foi o suficiente para o time converter em gol seu amplo domínio. mais quinze minutinhos e teve de entrar o diego maurício no lugar do egídio. renato foi pra lateral. renato já tinha cartão amarelo e só não recebeu outro, um par de vezes, porque era flamengo x boavista. (o frontini não teve a mesma suerte, acabou expulso num entrevero com renato pelé. isso quando já ganhávamos a partida.)
com o adiantado da hora, o pessoal do boavista entrou numas de fazer cera. nem precisava. o mengão estava ficando nervosão só por conta do andar do ponteiro do reloginho. mas time pequeno é time pequeno. e começou a cair gente no chão, rolar no chão, sair de carrinho, etc. edu pina (ex-vaisco) quase quebrou o neves no meio. papai do céu castiga. ronaldinho gaúcho bateu aquela bola com a pontaria dos justus.