quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

mengão 1 x 0 nova iguaçu (a chronicle)

se histeria colectiva ganhasse jogo, hoje teria sido oito a zero pro mengão. mas, fazer o quê?, o futebol ainda tem aquele trocinho chato chamado bola. e fazer um time jogar bola leva tempo.
tempo e paciência.
era apenas uma partida pela quinta rodada da taça goanabara-2011. mas parecia uma final de copa do mundo. estádio lotado (e olha que era o engenhão!) e flashes na tevê ao longo da noite e os jogadores em campo extremamente nervosos. afinal, era a estréia do homem, do mito, da lenda-viva.
com ronaldinho gaúcho em acção, o clube de regatas do flamengo formou hoje com felipe no gol; wellington e david na zaga; leonardo moura na direita, renato pelé na esquerda; maldonado e williams na cabeça-de-área; thiago neves e ronaldinho gaúcho e vander no meio; deivid na frente.
e o nova iguaçu recebeu nossos camaradas de peito aberto. não se avexou. esteve até mais bem distribuido em campo na primeira etapa, enquanto todos os nossos jogadores pareciam obrigados a procurar o gaúcho, tocar a bola pro gaúcho. assim abrindo mão de todas as outras jogadas, como o combo moura + neves ficando esquecido pela direita. e pior: todos os nossos jogadores pareciam querer virar as bolas, fazer lançamentos e passes compridos como o gaúcho faz. sempre optando pela jogada mais complikada. e nosso ataque sofrendo de ejaculação precoce. gaúcho, neves, vander, deivid, moura, pelé e williams até. todos eles tentaram chutes de looonga distância.
talvez de emossão por demais. espero que, com o tempo, todos fiquemos mais tranquilos. mais acostumados com o gaúcho e tal.
até porque nosso novo amigo, o gaúcho, não é nada de outro mundo. anda até um tantinho fora de forma. claro. ele é um grande jogador que poderá voltar a ser gigante. mas para isso terá que ter um time ao seu lado.
o segundo tempo foi um pouco diferente. o nova iguaçu deixou de querer jogar. passou a fazer cera e a descer a lenha. luxerley deu um tapa no seu time: com as entradas de bottinelli e wanderley, as peças se encaixaram melhor. talvez por isso o flamengo tenha ganho mais fôlego e pôde apertar o iguaçu, desta vez sem afobação, em seu campo defensivo até - literalmente - o último instante.
e o gol só saiu aos quarenta e pouquinho. quando egídio já estava de volta à equipe. quando neves saiu da direita, caiu pela esquerda e lá recebeu de egídio e bateu para gol. o arqueiro soltou e wanderley, nosso artilheiro wanderley, tocou para a rede. o gol mais chorado da goanabara. e quem viu wanderley sair correndo feito um louco, a comemorar, teve bem ideia da pressão filhadap*ta que o flamengo chamou para si. daqui pra frente será assim, amiguinhos. mengão pura emossão.