sábado, 12 de fevereiro de 2011

obrigado, carlinhos

um dos mais elegantes jogadores da história do clube de regatas do flamengo, dos mais elegantes homens do futebol brazileiro, carlinhos ganhou o apelido de "violino" por seu trato à pelota.
carlinhos foi titular do meio-campo rubro-negro por doze temporadas seguidas, entre 1958 e 1969. jamais jogou com outra camisa. (fora a da seleção, que defendeu numa ocasião, num amistoso contra portugal.) foram 513 jogos e 23 gols pelo flamengo, segundo o flapedia.
como técnico, carlinhos é bicampeão nacional de futebol.
ainda durante o brazileiro-1983, carlinhos comandou o time como interino, antes da chegada de carlos alberto torres. na copa união, 1987, novamente assumiu como interino. logo na segunda rodada, depois da saída de antonio lopes, o cabezón. como interino, foi ganhando, foi ficando. acabou campeão nas historikas finais contra o internacional de porto alegre. no brazileiro-1992, mais uma vez, carlinhos entrou pra apagar incêndio. só saiu de lá com a faixa no peito.
em sua última passagem pelo comando técnico do flamengo, carlinhos venceu a mercosul-1999 e o karioca-2000. levou ambos os canekos mesmo com um time chinfrim.
por tudo isso, por sua fineza & humildade, pela tremenda identificação com o vermelho e o preto, carlinhos violino, aos 74 anos, ganhou esta tarde um busto na gávea.
viva, carlinhos. que seja para sempre lembrado e homenageado.