quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quatro missões para domingones

oito jogos, oito vitórias. a boa notícia é que, mesmo jogando mal, seguimos ganhando nossos compromissos. a má notícia é que se a gente perder justo agora, babau.
agora é pra valer. domingo temos o primeiro jogo decisivo da temporada. mengão x foguito, quem perder cai fuera de goanabara-2011. o mengo tem a seu lado a camisa, as estrelas e a galera. o botafogo é mais humildezinho. tem jogadores mais limitados mas, em contrapartida, papai joel já conhece time e elenco de cor e salteado. e professor luxerley ainda está a bater cabeza no mengo. de modo que tudo pode acontecer no domingo.
agora, vamos dar a real aqui, é o botafogo. não é nenhum arsenal. então só depende de nós.

lux é sabichão, mas vou quebrar o galho e deschavar por extenso as suas (dele) quatro missões para um bom crássico...

1. ajeitar a cozinha. chega de improvisar. chega de insistir com o wellington. se só temos angelim velho e cansado, paciência. se lux prefere david na esquerda que na direita, paciência. se egídio não tem pelota para jogar nesse time, paciência. nada disso é novidade. e todas as gambiarras deram errado. então vamos na miúda: moura, david, angelim e egídio. é a hora do arroz com feijão na cozinha.

2. sair com a bola. temos três armadores, certo? então que tal usar os armadores para armarem as jogadas? a tarefa para gaúcho, neves e pelé aumentou. não basta agora se desmarcar e trocar de posição entre si. continuem assim. mas agora eles têm que vir pro meio pegar a bola. não vamos esperar que williams e maldonado armem o time... é clássico, é jogo decisivo. agora tem que correr mais.

3. chegar ao fundo. leonardo moura já deveria estar ligado. é jogador profissional há mais de dez anos. sempre foi lateral. mas ainda não descobriu o poder atordoante da chamada "jogada de linha de fundo". escrevi sobre isso aqui na semana passada. não vou pagar liçãozinha de novo. apenas acrescento que, ontem, uma vez mais, bastou caboclo chegar (próximo) ao fundo para que o gol saísse. mágica? suerte?... e por que não acontece mais vezes? maldonado & williams não dão cobertura? é preciso o fierro? é preciso um esporro? como faz, lux?

4. conquistar a área. deivid tem sido mais visto correndinho ali pela direita, pedindo a bola e tentando chegar junto do moura, do que onde os centroavantes precisam ficar: dentro da p*rra da área. tem que aguentar bafo no cangote. tem que firmar posição. veja que até o gaúcho fez isso ontem. e se ainda estamos com wanderley no estaleiro, o diego maurício já está de volta e aposto que ele topa jogar de centroavante.