quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

tu já fostes à linha de fundo?

cresci vendo renato gaúcho na ponta direita. então não me leve a mal por, neste futebol muderno sem ponteiros, eu me irritar ao ver laterais que nunca chegam à linha de fundo.
nem faz tanto tempo, me lembro de o jovem sávio levar o veterano ricardo rocha a ser expulso no comecinho de um flamengo x vaisco, quando rocha estava a tomar um drible da vaca e agarrou sávio, em desespero, já ultrapassada a linha de fundo.
dia desses, este novo flamengo-2011 estava a mijar sangue para fazer um golzinho no boavista. até que leonardo moura fez o favor de chegar à linha de fundo e cruzar para deivid marcar de cabeza. chegar à linha de fundo fez uma diferença tão grande que até o deivid conseguiu marcar. perceba...
quando tu, prezado lateral/ala/meia/ponteiro, chegares próximo à linha de fundo, tu encontrarás teus colegas chegando de frente pro gol, e os adversários de ladinho pra jogada. mas quando tu cruzas da meiúca, ocorre justamente o oposto: os defensores estão de frente pra jogada, pra ti, pra bola, enquanto teus atacantes estão te olhando de lado, de esguelha... e tem outra. quanto mais perto da linha de fundo tu chegares com a pelota, menores as chances de teus coleguinhas inadvertidamente entrarem em impedimento.
pena que essas jogadas de linha de fundo caíram em desuso. a geração pós-roberto carlos de laterais agora tende a pegar a bola na zona do agrião e, em vez de correr pra ponta, cortar para dentro, buscando o meio. ora. quando isso acontece... o lateral tromba de frente com os meias que estão e deveriam mesmo estar por ali. e tromba de frente, também, com mais e mais adversários: beques e volantes. uma vez que a maioria dos times de futebol hoje em dia usa congestionar o meio.
ou seja, em vez de buscar o fundo, e para lá chegar bastaria passar por um ou dois marcadores, a turma prefere buscar o miolo, onde haverá pelo menos uma linha de quatro marcadores. vá entender.
felipe chinelinho se consagrou no karioca-2004 justamente por cair pela ponta, chamar o marcador pra dançar e cruzar dali para dentro da área. algo tão raro, tão raro de se ver que - veja você - felipe chinelinho chegou a ser comparado com mané garrincha. isso durou só umas quatro ou cinco semanas, claro, mas felipe chinelinho chegou a ser comparado com mané garrincha!