sábado, 25 de setembro de 2010

mengão 1 x 3 palmeiras (a chronicle)

o atlético goianiense ganhando seus jogos. o goyas enfiando goleada no morumby. o atlético mineiro fechando com dorival junior. o luxerley vandemburgo dando sopa em casa.
enfim, péssimo momento para o flamengo perder. péssimo.
o clube de regatas do flamengo apresentou-se em seu novo lar, o engenhão, para a vigésima-quinta rodada do brazileiro-2010. enfrentando o palmeiras, repeteko de um jogo que foi bem mais cool no returno da última temporada.
marcelo lomba no gol, jean e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, torozinho de volante, williams e kleberson no meio, renato armando, diogo e deivid na frente.
durou pouco esse line up. durou meia hora.
o tempo de luiz felipe scolari mostrar que, mesmo vindo lá do boyacá chicó do uzbequistão, já conhece esse flamengo de cor. meteu um camarada em cima do moura, mandou o valdivia cair pela avenida juan maldonado - e pronto. o flamengo ficou sem saída de bola, e a mercê do palmeiras. foi na avenida maldonado que valdivia meteu macio para tinga (outro tinga) levar david na velocidade. david achou boa ideia ficar puxando a camisa dele, para ver se o moço parava no tranco. e ele não parou antes de entrar na grande área. penalidade máxima no velho estilo jaílton. sensacional. o segundo gol saiu logo depois: contra-ataque de três toques numa defesa arrombada.
então silas, o evangelizador, quis dar um toque: pegou juan maldonado para cristo.
juan saiu sob vaias. entrou o victor sabá. que ideia. por acaso o silas vinha treinando o garoto na equipe?...
voltando para o segundo tempo, silas confessou aos repórteres que rolou esporro no vestiário. zico desceu pra lá e o escambau. silas disse que o time esteve desatento. mas ele não conseguiu fazer nadja melhor do que meter correa no lugar do toró.
ou seja, o meio-campo do flamengo continuou estéril. eles mal conseguiram acertar a marcação num palmeiras que estava com a parada resolvida, e se comportava como tal. o fla só esquentou depois dos vinte minutos. e os factos se deram nesta ordem: renato saiu, petkovic entrou, diogo acordou, moura pagou f*da-se para a defesa e partiu para o ataque.
o flamengo quis resolver uma partida de noventa minutos em vinte e poucos. nas pernas e na empolgação. sair atrás e mijar sangue para empatar pode dar certo contra o prudente, contra o vitória da bahia, até mesmo contra o grêmio, com um pouco de suerte. mas, na maior parte das vezes, essa tactica não dá em nadja. no máximo, dá num gol de penalty do pets - e noutro gol do adversário em contra-ataque.
o flamengo pega o goyas em goiânia. terça-feira. pense nisso.