domingo, 5 de setembro de 2010

mengão 0 x 0 santos (a chronicle)

última rodada do primeiro turno do brazileiro-2010.
e agora que o flamengo está comezando a se parecer com um time de futebol. comezando.
que se dê um crédito a silas, o evangelizador.
depois de tomar pé da dramaticidade da nossa situação, com a sensacional virada do guarany em campinas seguida pelo baile do cruzeiro em 'berlândia, eis que o novo treinador fez o mais difícil.
ou seja, sacou dejan petkovic da equipe titular.
até onde se pode ver neste momento, todos reagiram bem à necessária saída de pets. a começar pelo próprio, que ficou direitinho no banco. parece ter se comportado ali. a torcida não ficou lembrando de pets a todo instante, a cada passe errado. o que foi muito bom para não pesar mais o que já está pesado o suficiente. e, por fim, o time em campo também reagiu bem. adquiriu ritmo, chegando a dar a impressão que, mais cedo ou mais tarde, pode engrenar. espero que mais cedo do que tarde.
e se toda essa melhora resultou apenas num 0 x 0 dentro de casa...
bastante claro fica o quão abaixo da crítica nós nos encontrávamos.
bueno... o flamengo se despediu, nesta tarde sem gols, de um marakas já semidestruído pela reforma-2014.
teve diante de si um também semi-arruinado santos, desfalcado de ganso e neymar (necessário notar).
o clube de regatas do flamengo formou com marcelo lomba na meta, david e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, toró na cabeça-de-área, williams e correa pelo meio, renato na armação, diogo e deivid na frente. pela primeira vez juntos, diogo e deivid. ainda que ambos demais de fora de forma.
cá de minha parte, eu teria algumas outras opções para o meio-campo que não a entrada de toró. mas, forçoso admitir, o folklorico torozinho tem seu valor. correndo pacas, ele foi a resposta de silas ao pedido de correa: mais pegada no meio. toró permitiu que exactamente correa subisse mais amiúde. assim como williams usualmente faz. sem pets no primeiro tempo e com pets no lugar de pelé em meados da etapa complementar, o time se espalhou mais harmoniosamente. pelé e pets, juntos, viviam se trombando, além de em nada ajudarem na marcação.
talvez tenha sido coincidência, mas essa nova armação no meio-campo permitiu que moura, principalmente no primeiro tempo, e mesmo juan, principalmente no segundo, apoiassem com mais equilíbrio e tesão.
e o time chutou mais a gol. diversas oportunidades: voleio de deivid passando perto, falta de pelé rente à trave, pedalada de williams seguida de chutazo, pelota esquisitona no travessão, quase gol olimpiko de pets, etc. se bobear, já foi mais do que nas últimas dez rodadas (somadas). e taí algo que tende a crescer, à medida que o time encaixar e nele se encaixarem diogo e deivid.
agora... é evidente que o flamengo foi beneficiado pela política live and let die do santos. jogue e deixe jogar. quando está completinho, o santos cria esse clima e se esbalda em contra-ataques velozes e certeiros. com o time meia-bomba, como hoje, o santos não tem o mesmo desempenho. dorival acertou em cheio no intervalo. fechou a avenida alex sandro pela esquerda com a entrada de braitner (aquele mesmo da alemanha-1974). e madison também entrou agitando. o camarada corre mais que o williams mas, nossa sorte, consegue ser ainda pior que o williams na hora de chutar a gol.