quinta-feira, 16 de setembro de 2010

grêmio prudente 1 x 2 mengão (a chronicle)

te contar como é difícil ter um instante de sossego neste brazileiro-2010. ontem foi um jogo daqueles. peladão no prudentão. mas graças a menino diego maurício, graças ao gigante torozinho e (as well) graças ao senhor ricardo marques ribeiro...
o flamengo conseguiu o que parecia ser impossível. ganhou (de virada) do poderoso grêmio ex-barueri, o lanterna do certame. e ganhou fazendo dois gols (again) pelo segundo jogo seguido - e um desses gols foi (veja que louco isso) marcado por um de seus atacantes! uêbas.
agora o flamengo chega de pé para o fla-flu deste domingo e poderemos viver um instante de pura poesia: sapecar o flunimed do topo da classificação. que te parece, hein?
o clube de regatas do flamengo chegou à cidade de presidente prudente, para a vigésima-segunda rodada do brazileiro-2010, na noite de quarta. formou com marcelo lomba na meta, leonardo moura na direita, rodrigo alvim na esquerda, jean e ronaldo angelim na zaga, toró na cabeça-de-área, correa e kleberson no meio, renato mais à frente, diogo e deivid na frente.
interessante notar esse lance de rhythm. no engenhones, no mesmo instante, fluminense e corinthians se estudavam em campo. mas lá o manejar de pelota seguia um ritmo um tanto mais intenso do que no prudentão. mesmo no primeiro tempo. dois jogos decisivos: na ponteira e na rabeira.
cá na parte que nos cabe, o flamengo foi tateando para dentro do campo do ex-barueras. alvim muito tímido no apoio, saudades de juan maldonado? renato pelé e diogo tentando se encontrar na armação. deivid notadamente desconfortável com a ideia de ser homem-de-referência desse time. mesmo assim, deivid, numa rara incursão pela centroavância, aproveitou sua proeminente posição na área do adversário e meteu uma cabezada no travessão do arqueiro bruno (ribeiro).
mais feliz foi o moço adriano pimenta, que no último instante da etapa inicial, escorou de cabeza um cruzamento pela esquerda. assim: cleidson passeou pela avenida leonardo moura (que tem se revelado boa alternativa de trânsito quando a avenida juan maldonado está fechada) e centrou para pimenta - libre, libre - voar feito passarinho.
aí aconteceu um troço chato pra burro. pimenta foi expulso de campo. uns minutos antes, ele dera um trompaço no diogo e levara amarelo. ao comemorar seu gol no mengão (legítimo comemorar tal façanha) ele levantou a camisa. recebeu do doutor ricardo marques ribeiro um segundo amarelo. acontece que ele não tirou a camisa. ele apenas a levantou, cobrindo a cabeza. como o rivaldo faz(ia). o senhor marques ribeiro também teria expulsado rivaldo? será?
enfim... o flamengo teve toda a segunda etapa para se virar em campo com um homem a mais. não foi por isso que vencemos, não é tão simples assim, mas claro que ajudou. e ajudou mais ainda a bola na trave de lombastiko aos dois minutos do retorno. também ajudou um pouquinho o facto de silas ter trocado correa por petkovic. com um homem a mais, essa "ousadia" se fez permitir. agora, teria sido mais bacana se o fla tivesse esquentado o tal rhythm. tinha o controle de bola e o controle de campo, como a españa nas savanas de afrika-2010. parecia que estava sob controle. mas nadja de apertar o passo. o tempo passava, o barueras se fechava, e o gol não saía.
saiu apenas aos quarentinha. por obra de dois suplentes: maldonado acertou um passe lindo, comprido e rasteiro e preciso, para diego maurício passar entre dois marcadores e chutar cruzado. diego maurício, o prata da casa, a fazer mais que deivid + diogo + amaral + borja + baiano juntos. o empate já estava bonito demais. vida dura. quando, no limiar do desfecho, o pequeno toró acertou um rebote na riska da grande área. foi belo.
e eis que o flamengo, que levou viradas (1 x 2) nos minutos finais para goyas e guarany, enfim deu uma dentro. p*rra.