quarta-feira, 1 de setembro de 2010

cruzeiro 1 x 0 mengão (a chronicle)

estava com saudades do montillo?
já fazia um tempinho que o camarada não destrozava a retaguarda rubro-negra. mas esta noite, no parque do sabiá, o veloz argentino mostrou que ainda conhece de cor todas as quebradas da avenida juan maldonado. montillo e thiago ribeiro fizeram o que bem entenderam com a defesa do flamengo e, mais uma vez, o marcador final até ficou barato.
o clube de regatas do flamengo foi a 'berlândia para enfrentar o cruzeiro de cuca. décima-oitava rodada do brazileiro-2010. assim: marcelo lomba no gol, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, correa e williams na cabeça-de-área, renato e petkovic no meio, diego maurício e val baiano na frente. (favor notar a recente formação de mais uma inédita & inútil dupla de ataque.)
era a estreia de silas, o evangelizador, no comando técnico do mengão. mas qualquer esperanza de uma melhora imediata já foi por terra antes mesmo de a bola rolar - quando se soube que deivid & diogo estavam fora de mais essa, e val baiano seguiria entre os titulares.
quando a bola rolou, deu para perceber que o time estava naquele pique de vamos-lá-moçada-que-temos-chefe-novo e tal. o mengo foi para cima do time anfitrião, que na real nem era tão anfitrião assim, com a galera rubro-negra a ocupar metade das arquibancadas. esse gás da rapaziada durou tipo cinco minutos. então aos oito, o nosso capitão moura recuou uma bola na fogueira para lomba, que quase entregou o ouro de forma patetika.
ali deu pra ver que a noite não seria boa, não. e logo depois, três ou quatro minutos depois, montillo se apresentou aos antigos conhecidos. montillo, tu sabes, é aquele do universidad de chile que acabou com o flamengo em todas as oportunidades que teve na libertas-2010. montillo agora está no cruzeiro. deve ter ficado feliz ao rever a turma. juan, angelim, williams, que ele cansou de entortá-los todos. só faltou o torozinho. montillo deu mais uma entortada: meteu uma bola na canhota, reinaugurando a avenida juan maldonado, e correu para dentro da área conferir o cruzamento. um auê dos diabos. gol de robert depois de bate-rebate.
montillo ainda aprontaria mais uma seis ou sete dessas. ora metendo bola, ora escapando na velocidade. esse foi o clima do primeiro tempo. para o segundo, o cruzeiro deu aquela tirada de pé. só na maciota.
o flamengo, que até outro dia contava com uma defesa razoavelmente sólida, parece se desfazer um pouco mais a cada vez. angelim se atrapalhou sozinho com a bola e cedeu um eskanteio ridículo. jean foi expulso no final. este jogo de hoje me pareceu menos a estreia de silas do que mais um da longa gestão lourenço.
mas já vale para silas saber o que sabíamos desde muito antes...
renato está fora de combate. esqueça. e petkovic é mui facilmente marcado. não dá pra ter pets e pelé juntos. são jogadores que só aparecem pra bater falta e/ou korner. sobrecarregam correa e williams, mais uma vez acossados na saída de bola. moura e juan também estão manjados. val baiano e diego maurício formaram uma dupla tão desencontrada, tão inadequada, que a melhor chance de gol do mengo em todo o jogo - talvez a única - foi numa bola mano-a-mano de correa (!) com o arqueiro.
silas mexeu tarde no time. passou os últimos vinte minutos de jogo trocando seus jogadores. um por um. teve que parar na terceira troca. é a regra do desporto profissional. tirou baiano para meter... fernando goyas. tirou pets para meter... leandro amaral. tirou maurício para meter... cristian borja. repito: goyas, amaral, borja!... se bobear, ficou pior do que antes.
foi a sexta vitória seguida do cruzeiro sobre o flamengo. no rio de janeiro, em belo horizonte, em 'berlândia, tanto faz, o flamengo é freguês. e cá estamos nos aproximando, a cada rodada, da zona de... bueno, tu sabes do que estamos nos aproximando.