sábado, 4 de setembro de 2010

juventude transviada

só pra te contar que demos muita sorte.
o flamengo amanhã recebe o santos no marakas. e nosso visitante não terá em campo metade dos jogadores que fizeram dele o (disparado) melhor time do futebol brazileiro-2010 até há pouco. andré e wesley foram vendidos. robinho, devolvido ao manchester city, já está no milan. notável paulo henrique ganso miseravelmente torceu o joelho e só volta em fevereiro. garoto neymar recebeu seu terceiro amarelo e não atua domingo, rodada final de primeiro turno.
mesmo assim, o santos é francamente favorito contra o flamengo. não dá para não sê-lo diante do pálido papel que o rubro-negro está a desempenhar: décimo-quinto na tabela, pior ataque do certame.
e o santos, mesmo sem meio time daquele santos, tem mantido o espírito ofensivo. até por ainda ter por lá o meia marquinhos e, pelo menos, outros dois moleques de muita bola: allan patrick (chamado de "o novo ganso") e zé eduardo (de apelido "zé love").
enquanto o flamengo, meu brother, tem uma turma de balzakos baleados... angelim, jean, moura, juan, petkovic, renato pelé, leandro amaral... e sei lá eu quem mais. já que nossos moleques, ainda que bem menos talentosos que os moleques do santos, foram devidamente despachados para a polônia (abrazo, mezenga) ou para a oitava divisão de portugal (saudades, paulo sérgio) ou para o raio que o parta. para melhor acomodarmos talentos recém-chegados ao clube como val baiano & cristian borja.
coleguinhas jornalistas, armados com máquinas de calcular, fizeram as contas e concluíram que o santos tem a menor média de idade entre os times no brazileiro-2010: 22,9 anos. enquanto o mengo tem simplesmente a mais provecta média de idade: 29,1 anos.
sei que só isso não explica tudo. mas talvez explique muita cousa.
se lembrarmos que o brazil, como país exportador de jogadores, tende a manter aqui dentro basicamente os jovens promissores e aqueles camaradas experientes já descartados pelo futebol exterior e ainda aqueles outros tantos e mediokres que simplesmente aos estrangeiros não interessaram.
a ler instrutiva análise sobre essas escolhas diferentes de elenco feitas na vila belmiro e na gávea...
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/09/masters-da-gavea-x-meninos-da-vila-filosofias-distintas-no-duelo-do-maraca.html