quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

volta redonda 1 x 3 mengão (a chronicle)

parte da diversão de um campeonato karioca é reencontrar antigos pernas de pau vagando por esses times mediokres. contra o duque de caxias, na primeira rodada, pudemos rever maurinho. e até tomamos um gol daquele peia. brincadeira.
agorinha contra o volta redonda, pela segunda rodada, foi a vez de paulinho. lembras dele, paulinho?
volante baixinho, aguerrido e veloz, ex-ipatinga, paulinho foi bicampeão pelo mengão (2007, 2008) e mais do que isso: foi por muito tempo o garoto-propaganda do ney franguismo na gávea. cá pra nós, o paulinho é muito mais jogador do que o leo medeiros, que está entre nós até hoje. e jogou no domingo.
medeiros só não jogou hoje, again, porque andrade não é besta.
andrade, no raulino de oliveira, já entrou em campo com uma formação similiar à que fechou a partida contra o duque.
o que significa bruno mezenga e vinicius pacheco na frente, fernando de volante, fierro pela direita, everton silva invertido na canhota e leo medeiros no raio que o parta. para o miolo da área, a volta de nossos zagueiros-artilheiros david & ronaldo angelim. sentadinho no banco: petkovic.
o primeiro tempo foi algo desastroso. pacheco e mezenga tinham tanta vontade nas pernas que se atrapalhavam com a pelota. o time inteiro parecia querer descontar o pouco entrosamento acelerando o toque de bola. claro que não dava cierto. quem brilhou mesmo na primeira etapa foi sua excelência luís antônio silva santos. na mesma jogada, ele teve as manhas de dar amarelo pro kleberson, amarelo pro mezenga e expulsar andrade. por isso foi uma surpresa danada o mengão, em duas pelotas, fechar a etapa por 2 x 0.
dois gols de bruno mezenga. seus primeiros dois gols entre os profissionais. o garoto merecia.
raul quadros, comentarista da tevê, que se mostrou encantado com a marcação p*rradeira do voltaço, não conseguia esconder seu desapontamento durante o intervalo. "o volta redonda esteve muito melhor armado em campo e foi ao ataque com mais propriedade. são coisas do futebol."
existem também as cousas do mengão. o time voltou bocejando para o segundo tempo e nem mesmo um gol de tássio (centroavante que atuou no futebol cipriota) pareceu acordar os mancebos. andrade não estava mais à beira do campo. mas, nossa suerte, petkovic estava por lá.
pets entrou e resolveu a parada em menos de três minutos. quando torozinho (o paulinho que deu certo) roubou uma bola na meia-cancha, ela acabou chegando a pacheco, que meteu para pets meio forte demais. petkovic amansou o bicho, deu-lhe um tapa com o pé esquerdo para o pé direito e, entre três adversários, chutou em curva. grande petkovildo!