quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

craque, o flamengo faz em casa (será?)


o clube de regatas do flamengo ganhou a copa são paulo de juniores uma única vez.
foi em 1990. já fazem 20 anos. hoje aquela conquista é apenas esta photo em baixa resolução.
aquele time campeão alinhou-se num 4-3-3 para a finalíssima, contra o juventus da rua bariri, com...
adriano no gol; mário carlos pela direita e piá pela esquerda; tita e júnior baiano no miolo da zaga; um meio campo de diminutivos carinhosos com fabinho, marquinhos e djalminha; mais marcelinho no ataque, ao lado de paulo nunes e nélio.
incrível, não?
mário carlos e tita sumiram sem deixar vestígios. mas os outros nove jogadores...
adriano, junior baiano, piá, fabinho, marquinhos, djalminha, marcelinho, paulo nunes e nélio foram campeões brazileiros em 1992.
nélio e paulo nunes eram titulares absolutos no ataque do time de carlinhos. piá foi muito contestado na lateral-esquerda, mas arrebentou com o botafogo nas finais. fabinho entrava direto na cabeça-de-área com uidemar. marquinhos segurava a onda do vovô júnior no meio-campo. junior baiano e outro jovem zagueiro da mesma safra, rogério, se revezavam na companhia do experiente wilson gottardo. adriano era banco do goleirão gilmar.
marcelinho e djalminha também eram titulares dos juniores de 1990 e banco dos profissionais de 1992. depois estouraram pra valer em outros times: corinthians e palmeiras.
só estouraram longe da gávea. até porque, a exemplo do que aconteceu com tantos outros jogadores mais tarde, como adriano futuro imperatore em seus imberbes dezenove anos, eles logo foram queimados pela kartolagem do clube. djalminha saiu no tapa com renato gaúcho e foi dispensado ligeiro. marcelinho saiu a preço de banana. e até marquinhos e paulo nunes também foram barato para, respectivamente, palmeiras e grêmio.
(são algumas das mais retumbantes realizações de nossos kartolas.)
e notável como os 17 anos de jejum entre os brazileiros de 1992 e 2009 ecoam os 20 anos sem copa são paulo, não?
não que ganhar a copa são paulo seja garantia de quentes kanecos mais adiante.
e não que vencer seja obrigação nas categorias de base.
não que o flamengo simplesmente tenha parado de revelar gente boa. basta vez a seleção do d*nga que, fora o enigma adriano imperatore, tem entre seus principais atletas o goleirão julio césar e o zagueiraço juan.
mas parece ser um fato claro:
o time de moleques do rubro-negro deixou de ser criadouro de bambas para se tornar depósito de ações a curto prazo para venda internacional de atletas ainda verdes. a preço de custo.
nesse ponto, a decadência do flamengo reflete a decadência de todo o futebol brazileiro. e nossos times de futebol se tornaram reféns de atletas medíocres que foram mandados embora da europa, de jogadores ciganos que trocam de clube a cada seis meses e de veteranos que se arrastam em campo graças ao baixo nível técnico da turma toda.
(o flamengo de 2009 com o repatriado adriano e o renascido petkovic é uma feliz exceção. sabemos disso.)
vale assistir ao time do fluminense nesta copa são paulo-2010. ele tem um jogador formidável: wellington silva, de dezesseis anos. que já é empregado do arsenal de londres.