domingo, 10 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 2 x 1 grêmio

futebol não rola apenas dentro de campo.
a última semana de campeonato brazileiro-2009 foi uma longa guerra de nervos.
ao fim da qual, os noventa minutos de flamengo x grêmio foram quase que um alívio.
o são paulo, justamente o são paulo über alles, resolveu inkrivelmente b*ndar seguido na recta final do certame e assim deixou o flamengo com a mão no kaneco. o outrora líder imbatível parmêra, rodadas antes, já se deixara cair pelo caminho.
de tal forma que, mesmo o flamengo dando aquele vacilo tremendo contra o goyas, o time de andrade teve as manhas de chegar à rodada final dependendo apenas dele mesmo. (aqui vão meus sinceros parabéns para a incompetência alheia.)
o clube de regatas do flamengo precisava apenas de uma singela vitorinha no marakas. contra o grêmio que, jogando fora de casa ao logo de todo o campeonato, só conseguira vencer o rebaixado nautiko capibaribe.
uma vitória. e o flamengo conquistaria seu sexto título nacional. o primeiro em dezessete intermináveis anos.
o são paulo, quem diria, aparecia apenas correndo por fora.
o concorrente direto ao título, ao lado do mengão, era o internacional de porto alegre.
ironia do destino. ironia que serviu pra incendiar a semana na tal guerra de nervos. os colorados estavam na mão do grêmio. de nada adiantava a esquadra de mário sérgio meter quarenta gols no santo andré, em porto alegre, se o co-irmão grêmio não segurasse, ao menos, um empate no rio de janeiro.
claro que, por conveniência, o internacional se esquecia de que esteve lá no rio, no primeiro turno, com um time misto, por conta das finais da copa do brazil, e que de lá voltou com 4 x 0 na babagem. o internacional também se esquecia de que, já no returno, com o flamengo a disputar o bolo da frente com o próprio colorado, o encontro entre as equipes se deu num completo charco, graças à péssima drenagem do estádio beira-rio, impossibilitando qualquer resultado diferente do 0 x 0. esses pontinhos, agora, estavam fazendo uma falta danada.
e ao internacional só restava a guerra de nervos. jogar a responsa pra cima de grêmio e flamengo.
bueno. quase deu certo essa covarde estratégia colorada.
tarde de domingo. seis de dezembro de 2009. partida válida pela trigésima-oitava e derradeira rodada do campeonato brazileiro de futebol. o flamengo que iniciou o jogo naquele marakas, lotado por 84.848 felizardos, era um time acuado, assustado, nervoso. sem brilho. sem charme. sem tesão. lembrava em muito o flamengo de duas semanas antes, o flamengo que penou diante do goyas. e o grêmio, alijado de qualquer disputa, levou a campo um time de jovens e de suplentes, cheio de gente querendo mostrar serviço.
não deu outra: o flamengo hesitava, a torcida calava e os camaradas fizeram um gol besta, numa batida de eskanteio. gol de um certo menino roberson. paniko absoluto.
sabe-se lá como, o flamengo conseguiu empatar em menos de oito minutos. levou aos vinte, empatou aos vinte e oito. sabe-se lá como, porque o time ainda estava irreconhecível. quase um acaso: bola alzada na área, airton por duas vezes pula para cabecear e manter a pelota viva, até que ela cai ao lado de adriano, que, marcado por um beque, fica pedindo mão na bola de tal maneira que ele nem vê quando sai o gol, ele está de costas pro lance, desatento ao desenrolar da jogada, reclamando com o juiz, enquanto a pelota sobra para o zagueiro david acertar um chute de primeira.
david, aliás, que não era nem para estar jogando. só estava jogando aquela decisão porque o álvaro estava suspenso e o andrade não leva a menor fé no wellington (no que faz muito bem).
o empate foi tosco. mas foi lindo também. o flamengo poderia voltar mais tranquilo pra segunda etapa. mesmo sabendo que o internacional fazia a parte dele e patrolava sem miserikordia pra cima do rebaixado santo andré. o inter estava sendo campeão brazileiro. e seria mesmo campeão ao fim da tarde, se o flamengo não fizesse mais um gol.
outro gol poderia ter saído ainda no primeiro tempo com adriano. não fosse o jovem arqueiro reserva marcelo grohe. airton, williams e petkovic, depois, também tiveram chances.
mas, do jeito que aconteceu, o segundo gol do flamengo foi quase por acaso, assim como tinha sido o primeiro.
mais uma intervenção divina, se tu quiseres levar as cousas pra esse lado.
porque o petkovic estava de saída. vinte e poucos minutos do segundo tempo, pets a andar em campo, exausto pela marcação do volante porradeiro túlio (aquele mala que foi trivice pelo fogones) e pela correria geral da molecada gremista. mas, bem na hora de pets sair, fierro já estava na beira do campo e o repórter da tevê já tinha anunciado a substituição, bem nesse momento, o jovem aírton desaba no meio-campo. o colosso aírton vai ao chão sentindo câimbras nas pernas. andrade prefere segurar a troca por um instante, pra ver se o touro aírton realmente tinha se esgotado (pouco provável) por ali. e justamente nessa hora o flamengo tem um eskanteio pela esquerda después de jogada de garoto everton, juan e adriano. sim, amiguinhos, um eskanteio pela esquerda!
petkovic, então, em vez de sair de campo pro fierro entrar, dá uma corridinha até lá, pra tentar uma bola aérea pela última vez.
petkovic já tinha, daquela posição, feito gols olimpikos contra o patético-mg e contra o parmêra. desta vez, no entanto, ele achou melhor não arriscar. mandou para dentro da área. acertou exactinho na testa do ronaldo angelim. o predestinado ronaldo angelim.
e pronto.
http://video.aol.co.uk/video-detail/melhores-momentos-flamengo-2-x-1-grmio-pela-38-rodada-do-brasileiro-2009/2286961405


ronaldo angelim: herói de nossa gente!