terça-feira, 5 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 2 x 0 parmêra

hoje é um dia especial, cinco de janeiro de 2010.
arredondamos hoje exactos trinta dias da conquista do hexa nacional pelo clube de regatas do flamengo.
não se passou um único dia, desses trinta, que eu não tenha me maravilhado com tal façanha.
às vezes a gente se esquece de como o kampeonato brazileiro é um troço difícil de se vencer. mas entenda isto: uma semana depois de brutalmente virar o plakar sobre o são paulo tricampeão, no marakas lotado, o flamengo já se via metido num parque antarctica abarrotado pela porcaiada a torcer pelo parmêra, que era então o líder do brazileiro-2009.
o flamengo vencera a criatura. era hora de vencer o criador.
vencer o parmêra. vencer a nova equipa de muricy ramalho, o técnico tricampeão nacional pelo spfc - ou tetra, se tu contar o nacional de 2005 pelo internacional, afanado na caradura pelo kia joorabchian.
domingão dezoito de outubro, quatro da tarde, partida válida pela trigésima rodada.
o parmêra vem pra cima do flamengo. a mostrar logo pra urubuzada quem é que manda na pocilga. ao contrário de temporadas anteriores, o parmêra assumia ares de imbatível na rua turiassu. e agora estava disfarzado num uniforme azul-e-branco, talvez tentando passar despercebido pelo tradicional algoz.
todo o protagonismo daquele estranho time em azul-e-branco era de diego souza. o craque diego souza, que mais tarde receberia o prêmio de mvp do certame segundo a turma do ricardo teixeira e da rede globo.
nem mesmo diego souza poderia desconfiar, naquele início de jogo, mas o mvp do domingo seria outro.
petkovic, garoto de trinta e sete anos, servia de válvula de escape num ferrolho bem arquitectado por andrade. e só dava parmêra, só dava parmêra quando pets, 23 minutos de peleja, recebeu a bola na ponta-esquerda e resolveu encarar a retaguarda adversária. pets cortou pra dentro da área, feito facão, levando o primeiro marcador na finta. passou batido pelo segundo homem e, de repente, já estava quase de frente pro arco. a pelota mansinha no pé. pets ainda segurou o chute fatal, tardou uma fracção de segundo o arremate. no momento exacto em que um terceiro parmerênse se meteu na frente e um quarto parmerênse tentou chegar solando na dividida, pets enfim acertou a bola, acertou um chute curvo, tirando o projétil esférico daquele bando de gente à sua volta, tirando também do alcance do goleiro marcos. uma parábola em curva improvável, anti-física, a pelota no canto oposto do gol, rente ao segundo pau. a pelota a se aninhar gostosamente na rede. como um empoeirado viajante que, após desgastante jornada, reencontra o conforto do lar.
enfim, aquilo que o pessoal costuma coloquialmente denominar de "golaço".
o parmêra, time brioso jogando em casa a defender sua lideraça, ainda tentou evitar o inevitável. devemos enxergar esse mérito no time azul-e-branco de perdizes. os caras realmente achavam que dava pra segurar o mengão. bonita essa entrega. bonita essa atitude. um tanto ingênua, tu dirias. e um tanto temerária, eu acrescentaria. mas, enfim, time do muricy ramalho.
o diabo é que o petkovic, insatisfeito em ter feito apenas o mais belo gol do ano, ainda meteu um olimpiko.
o marcos ficou culpando o moço lá que deixou a bola passar antes do primeiro pau. e o moço ficou reclamando do marcos que tentou acertar um tapa desengonçado na bola, os dois já caindo pra dentro da meta alviverde, alvianil. os camaradas ficaram batendo boca um tempão. clima chato.
talvez o time do parmêra tenha comezado a ruir nesse momento. ainda era o líder do certame, mas comezava a azedar. enquanto o flamengo já se encostava matreiramente no quarto colocado da classificação. andrade não falava de título diante da reportaiada em ôba-ôba, insistia em dizer que a vaga pra libertadores era tudo de bom. mas depois andrade admitiu que, nas internas, o flamengo passou a falar de hexacampeonato naquela tarde de dezoito de outubro. menos de dois meses pra fechar o ano, fechar o ano que se tornaria o mais improvável ano do futebol flamenguista.
http://video.aol.fr/video-detail/palmeiras-0-x-2-flamengo-melhores-momentos-brasileiro-2009/1561119484


diego souza foi o mvp do brazileiro-2009,
mas o velho pets também teve seus momentos