sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 2 x 0 nautiko

o nordeste brazileiro sempre foi a segunda casa do clube de regatas do flamengo.
o rubro-negro practicamente jogou dentro de seus domínios ao enfrentar o nautiko capibaribe no estádio dos aflitos, no recife, na tarde de 15 de outubro de 2009. partida válida pela trigésima-quinta rodada do certame nacional.
empolgada pela ascensão acachapante do time de andrade, a flamengada apareceu de todo o canto do nordeste.
tinha gente da parahyba, das alagoas, do cearah, do rio grande do norte... era o povo brazileiro querendo ver o flamengo campeão nacional após dezessete anos. e era tanta, tanta gente que os flamenguistas dividiram a arquibankada dos aflitos meio-a-meio com seus anfitriões, encurralando a torcida alvirrubra dentro de seu próprio caldeirão - aliás, mais caldeirão do que nunka, pois, sob o calor abrasivo do domingão, o nautiko estava prestes a voltar pra segundona.
se as dependências da praça de desportos estavam palmilhadas meio-a-meio, dentro do campo, o flamengo se espalhou logo nos instantes iniciais. o flamengo tomou conta dos território, asfixiando o nautiko e exercendo pleno domínio das acções. era tamanha a supremacia rubro-negra que parecia mesmo que éramos dezoito homens em campo, contra meia-dúzia de nautikanos. se o toque de bola do flamengo não era ainda mais vistoso, era porque o inglório capinzal dos aflitos atrapalhava o showtime do mengão.
vencendo os tufos de capim com sua técnica balcânica, petkovic mais uma vez ditava o ritmo da peleja. adriano escapava da marcação adversária e estendia as fronteiras de seu império para toda a meia-cancha ofensiva, tabelando com pets e tocando pra williams & zé roberto.
por sua vez, o nautiko era quem mais arriscava chutar a gol. mas sem levar perigo real à meta de bruno zousa.
então nadja poderia ser mais natural do que leo moura, aos dezesseis minutos, descer pelo meio e enfiar a pelota pra williams brincar veloz de ponta-direita. de lá ele cruzou alto pra adriano, que, passando da bola, ainda teve a manha de ajeitá-la numa embaixada e rolá-la macio pra leo carimbar de prima na entrada da área. o arqueiro glédson pegou no susto, mas deixou que a pelota sobrasse para petkovic ali dentro da pequena área. mengones bonito 1 x 0.
de tão bonita que foi a jogada, os camaradas resolveram repetir. mas aperfeiçoando, deixando mais limpa, mais clean, mais chique. minimalismo futebolistiko. quarenta e seis minutos: leo moura de novo a descer pelo meio e de novo a enfiar a pelota para a ponta-direita. só que, desta vez, era o zé roberto quem estava por lá, e foi dele a ideia de cruzar rasteirinho para (adivinhe quem?) adriano chegar na frente do arqueiro glédson e tocar na bola firme porém gentilmente. mengones aindamaisbonito 2 x 0.
missão cumprida ainda no primeiro tempo.
os guerreiros rubro-negros voltaram pra segunda etapa com o espírito mais leve e a bola mais terna. o tal do irênio ainda faria bruno zousa se espichar todo. mas, de resto, foi totó do mengão, totó do mengão e muitas chances criadas e perdidas. bem que eles poderiam ter feito três ou quatro. porque aquela galera na arquibankada bem merecia. mas estava tudo cierto: seguramos o jogo, somamos três pontinhos, ultrapassamos o parmêra e ficamos no encalço do multicampeão são paulo.
agora seria só a bambizada vacilar, que o urubu estaria a rapinar.
http://video.aol.co.uk/video-detail/natico-0-x-2-flamengo-melhores-momentos-pela-35-rodada-do-brasileiro-2009/25136111

o arqueiro glédson até se jogou aos pés de adriano, mas o imperatore não perdoou