sábado, 2 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 2 x 1 santos

cuca, enfim, tinha picado a mula. e a gávea era terra arrasada.
até que cuca caísse do galho, o flamengo precisou levar de cinco do c*ritiba no paraná e sofrer quatro gols do esporte recife em oito minutos na ilha do retiro, permitindo que serenos 2 x 0 virassem revoltantes 2 x 4.
resultados esses que geraram desconfiança quanto à índole da equipe. eles estavam numas de derrubar o chefe então? o time ainda teria de chafurdar fundo diante do grêmio barueri, numa noite de quarta-feira, empatando em pleno marakas, para que cuca enfim fosse mandado embora.
andrade estava por ali. chamaram andrade pra dirigir o time. como já tinha feito antes.
a ideia era deixarem o andrade lá pastando por dois ou três jogos e trazerem algum gênio da pelota. ou melhor, algum geninho.
andrade assumiu o time e - milagre - aquela equipe que andava em campo passou a correr mais. e teve de correr muito pra se impor ao santos de vandemburgo luxerley dentro da vila belmiro naquele lusco-fusco de 26 de julho. partida válida pela décima-quarta rodada do brazileiro.
em campo, o flamengo era o mesmo flamengo que antes se arrastava com cuca. o garoto everton ali na lateral-esquerda, no lugar do dodói juan maldonado. everton e mais torozinho, no meio-campo, garantiam o corre-corre da equipe. ao longo de todo o primeiro tempo, viu-se um embate de sofrível nível técnico. o santos tinha vislumbres quando a bola encontrava neymar. o flamengo manejava melhor a pelota, mas adriano era figura distante.
tudo parecia rumar a um natural desfecho quando o ganso acertou um passe ligeiro para um certo robson e o caboclo soltou dali mesmo, do meio da rua, pra bruno zousa não chegar. santos 1 x 0, aos 24 da etapa complementar.
adriano imperatore, então, acordou de seu soninho na grande área e se dignou a ir até a meia-cancha pra receber uma pelota direto dos volantes, sem intermediários. deram brecha e o camarada acertou sua conhecida bikuda. empate aos 32 minutos. te digo que, se naquele momento me perguntassem, responderia que já estava louco de bom. que o jogo terminasse logo. isso porque eu não estava contando com o tal do pará. zagueiro do santos. aos 42 minutos, vamo-que-vamo, o menino bruno paulo caiu pela ponta direita e cruzou rasteiro pra tentar achar o imperatore na área. achou o pará no segundo pau. canelinha abençoada.
nunka antes na história deste país o flamengo vencera o santos na vila belmiro.
andrade, à saída do relvado, não conseguiu conter as lágrimas. lembrava do amigo zé carlos, o inesquecível arqueiro do tetracampeonato de 1987. zé carlos morrera de câncer poucos dias antes do jogo. zé carlos, como andrade, sempre se mantivera por perto do clube rubro-negro. era nosso goleiro no showbol até o ano anterior. andrade chorou o amigo.
dentro de campo, aquele time do flamengo ainda era o flamengo do cuca em vários sentidos.
mas, do lado de fora, até lembrava o antigo flamengo que andrade conhecera. e zé carlos também.
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1089551-7824-MELHORES+MOMENTOS+SANTOS+X+FLAMENGO+PELA+RODADA+DO+BRASILEIRAO,00.html


lágrimas de ouro: andrade emociona ao lembrar zé carlos