quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

é hora de arrumar a cozinha

andrade anda preocupado. e eu também.
vagner love e adriano imperador estão se entendendo mais ligeiro do que a rapaziada esperava. basta ver o espectaculo que foi aquele gol do loverman tabelando com o imperatore, ontem à noite, contra o americano de campos.
porém...
vamos lembrar como nossa defesa foi fundamental no brazileiro-2009.
e agora vamos admitir que a retaguarda anda em frangalhos neste início de temporada. se metemos 11 gols em quatro jogos (média de 2,75), já sofremos meia-dúzia (média de 1,5). e isso que só pegamos times fuleiros: duque de caxias, volta redonda, bangu e americano. só a baba.
percebes a gravidade da situação?
oras. seguimos com o mesmo hardcore (núcleo-duro) formado por bruno zousa, ronaldo angelim e álvaro. mas agora eles jogam sem a proteção dos volantes aírton e maldonado. aírton já foi embora. maldonado não volta tão cedo. por enquanto, me parece claro, torozinho e fernando goyas simplesmente não estão dando conta.
leonardo moura, pela direita, e juan maldonado, pela esquerda, sempre foram conhecidos pela displicência na marcação e pela irregularidade ao longo das partidas. durante o brazileiro, andrade contornou esses problemas com williams, o homem de três pulmões, fechando ali na direita, em cima e embaixo, e com a entrada do garoto éverton na canhota.
o garoto éverton também já foi embora. williams atuou dez minutos e foi pro estaleiro.
como segurar um ataque mais talentoso (exemplo: fluminense) com este time atual?
andrade diagnosticou que o problema não está propriamente nos defensores. sente falta da pegada do time inteiro. é início de temporada, ele relevou. mas é claro que o flamengo perdeu combatividade. já a partir da entrada de vagner love no posto de zé roberto. love não sobe e desce com o fôlego daquele zé roberto do fim de 2009. não é a dele, nunca foi. e petkovic até foi visto segurando adversários pela cancha esquerda, durante o brazileiro, mas uma coisa é o camarada se esforçar pra isso em jogos decisivos, outra coisa, bem diferente, é tu contar com ele pra fazer esse papel no esquema tático de uma equipe durante toda a temporada. pets não dará conta.
o williams deve retornar em uma semana ou duas. mas, mesmo com ele no posto de fernando ou no de kleberson, nosso meio-campo perderá em envergadura. falta um galalau como aírton para as bolas aéreas. torozinho é baixinho, se esforça pra burro, mas é por demais limitado - não?
alex silva, o popular pirulito, teria sido uma boa contratação. ele preferiu voltar pro morumbas.
precisamos de um camarada com o tipo físico e a altivez de pirulito. quem seria? não vejo ninguém no elenco com essa capacidade. e talvez seja hora de repensar nossos laterais. some comigo: pets + love + imperador = três caboclos que não vão combater. três em dez. mais kleberson + leo + juan = três caboclos levinhos demais pra dividir e continuar de pé. acaba por estourar tudo em cima de álvaro & angelim, torozinho & fernando.
taí uma matematika pro andrade resolver com urgência. de preferência até o dia 24 de fevereiro, quando o clube de regatas do flamengo estréia na taça libertadores da américa.