quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 1 x 0 santos

é a lei universal das compensações.
depois de ser gentilmente favorecido pela arbitragem no 2 x 1 sobre o são paulo, era mesmo de se esperar que a juizada aprontasse das suas com o flamengo ali mais adiante. e eles aprontaram.
tarde de 31 de outubro. de volta ao marakas, o clube de regatas do flamengo recebeu o santos futebol clube em partida válida pela trigésima-terceira rodada do campeonato brazileiro-2009.
a recta final chegando, o funil estreitando. o momento não era propício pra mancadas. era hora de a moçada mostrar seu valor.
o flamengo, no entanto, patinava na hora de invadir o G4. na rodada anterior, o time rubro-negro achou que a partida contra o grêmio barueri fosse mera formalidade de noventa minutos pra pegar três pontinhos do outro lado do balcão. o time andou em campo, esqueceu-se de sua suada invencibilidade de onze jogos - e viu o barueras aplicar-lhe um calor desgraçado. perdeu por 2 x 0 justinho quando estava na boca do tal G4. vacilou, verdad. mas depois não perderia mais.
(numa cortesia do artilheiro val baiano e do arqueiro renê, logo após a partida, descobriu-se que tamanha aplicação do barueras tinha sido fruto de uma mala branca dos perrellas, famiglia de mafiosos do cruzeiro. um incentivo amigo no valor de 50 mil reais.)
eu não creio que o árbitro nielson nogueira dias tenha levado também ele a sua malinha.
credito a atuação desse nobre senhor no flamengo x santos à tal lei universal das compensações.
o que está claro, ainda hoje, é que ao juizão não interessava que o flamengo levasse três pontos dentro do marakas vencendo ali mais um time paulista. perfeitamente justo que pensasse assim. da arbitragem brazileira não se pode mesmo esperar outra cousa.
acontece que o flamengo de andrade agora estava a se reencontrar com o primeiro adversário que a equipe enfrentou, ainda no primeiro turno, após a gloriosa queda de cuca. passou esse tempo todo, e o esboço de time que andrade mandou a campo na vila belmiro, um mexidinho em cima da antiga escalação de cuca, agora era um feroz bólido interestelar, um time armado de cima a baixo, reinventado, renascido, redimensionado. o grupo está imbuído, focado e coeso, diriam os repórteres.
o flamengo agora era o flamengo outra vez. em plena força e determinação.
movido por mais de 80 mil rubro-negros em sua casa.
não era mais aquele timeco ranheta e medroso de cuca.
leia e anote, por favor, a escalação do domingo 31 de outubro de 2009:
bruno zousa; leonardo moura, álvaro, ronaldo angelim e juan maldonado; aírton, maldonado, williams (torozinho depois) e petkovic (fierro depois); zé roberto (wellington depois pra segurar) e adriano. técnico: andrade.
então, percebes que ali já estava o time hexacampeão escalado e alinhado?
de tal maneira que, convenhamos, o excelentíssimo doutor nielson nogueira dias poderia inventar o que quisesse. esse time ia sair vitorioso do marakas diante de um santos brochado, que não era sequer uma pálida lembrança das ambições de outrora do professor vandemburgo luxerley.
seis minutos. bastaram seis minutos. pra leo moura cruzar da direita e adriano cumprimentar de cabeza o guarda-metas felipe. foi o décimo-sétimo gol do imperatore rubro-negro.
o flamengo, então, entrou numas de segurar o jogo. segurar o jogo faltando apenas oitenta e quatro minutos pro apito final. claro que isso não daria certo. por mais que estivesse segura a retaguarda do time, e estava segura. por mais que o fla se mostrasse cool no manejar da pelota, e de facto se mostrava trés cool.
por mais que o flamengo parecesse o time da hora, ainda tinha muito tempo de jogo e o tínhamos contra nós a lei universal das compensações. por isso me pareceu bem previsível o penalty inventado por nielson nogueira dias numa jogada entre aírton e um rapaz de nome adaílton. ganso bateu mal. bruno zousa foi lá e catou. simples assim.
e bruno zousa já tinha feito isso num outro penalty inventado, uma semana antes, diante do botafogo no engenhones. na ocasião, lúcio flávio tinha mandado um peteleko pra bruno garantir o necessário 0 x 1 pros visitantes. aquilo ali já era a lei universal das compensações em acção.
porém o senhor nielson nogueira dias estava mesmo a fim de aplicar essa lei em favor do santos. ele deu um tempo e, num momento crucial da segunda etapa, vinte e oito minutos, nielson nogueira dias aprontou outra das suas. disse ter visto penalty de álvaro (justo o álvaro, um cavalheiro) num certo centroavante de nome andré (quem?). e não deu outra. ganso bateu mal. bruno zousa foi lá e catou. again.
estava assim revogada a lei universal das compensações. pelo menos até o brazileiro-2010.
http://video.aol.co.uk/video-detail/flamengo-1x0-santos-melhores-momentos-brasileiro-2009-33rodada-311009/4042213969


a chaga da impunidade: bruno foi visto a descumprir
seguidamente a lei universal das compensações