quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 3 x 1 patético-mg

foram dez minutos de intenso terror.
era tudo ou nadja para o mengão. e o time estava acuado lá atrás, sofrendo uma blitz do patético mineiro.
mineirones lotado para a tarde de oito de novembro. mais de 60 mil pagantes. partida válida pela trigésima-quarta rodada do brazileiro-2009. e valendo, para o clube de regatas do flamengo, sua sobrevivência no certame.
depois de embalar no returno, passar quase dez juegos invicto, depois de bater o favorito parmêra, bater o überfavorito são paulo, depois de enfim entrar no G4 da competição, ahora bastava uma derrota, uma prosaika derrotinha fora de casa pro patético-mg e a viola se veria em caco.
caso contrário, se o flamengo expugnasse a fortaleza alvinegra, veja que sensacional:
a mulambada-sem-futuro ultrapassaria o sensacional patético-mg na classificação e ficaria a um pulinho ou dois dos espectaculares são paulo & parmêra, a um pulinho ou dois dos maiores e mais dignos representantes do que há de mais muderno e ousado em nosso futebol pátrio. faltando ainda quatro rodadas.
nesse cenário de pura emossão, foram dez minutos de intenso terror.
o juizão apitou o início da peleja no mineirones e o patético-mg não saiu mais de seu campo de ataque. ao flamengo restando somente uma ou outra escapulida em contra-ataque, logo dizimadas pelo meio-campo oponente.
era isto: o time de andrade fechadão ali atrás. e o diego tardelli se rasgando de vontade de meter gol e mostrar como ele, craque de bola, fora tão injustiçado na gávea.
mas eis que, aos oito minutos, o que seria mais um daqueles contra-ataques a esmo, o petkovic transfigurou num arrebatamento.
ele acertou um estupefaciente lanzamento de quarenta metros até o zé roberto na canhota. e o zé correu feito doido, batendo pra gol e descolando um córner pela esquerda. atenção: um córner pela esquerda!
petkovic vai andando até a bandeirinha de escanteio. sem pressa. como se fosse um lance qualquer de um jogo chinfrim. demorou tanto que até me bateu um flashback da historika batalha do parque antarctica e eu, que estava a roer unhas, justamente eu, que não sou dessas clarividências, desci do sofá beat e me sentei no chão. ainda cutuquei o joelho do brother andré de garcia, ali sentado, aflito, ao meu lado:
"olha o gol olimpiko, olha", balbuciei, momentos antes do milagre encarnado numa pelota de couro.
e acabou-se ali o patético mineiro.
pode soar chato e presunçoso escrever isto aqui. perceba que há uma incongruência em meu discurso: como pode um time que se lanzava tão frenetikamente ao ataque simplesmente se esvaziar e murchar e perder todo o brilho com um simples gol?
bueno, não foi um simples gol. foi um golazo olimpiko justamente quando os pateticanos não esperavam. eles continuaram a atacar, claro, mas o nervosismo fazia a bola tomar rumos tortos e a plateia simplesmente calou-se em toda a arena desportiva. tanto que o flamengo passou a fazer linhas de passes do que antes eram contra-ataques desconjuntados e, numa dessas, o maldonado, que nunka foi sujeito disso, acertou um golazo invadindo soberando a área de carini. pronto.
ah. pra constar... é verdade que, ainda no primeiro tempo, aquele mala do ricardinho fez um gol para eles, aproveitando uma bobeira inkrivel da antes perfeita retaguarda flamenguista. mas não foi nadja. mal deu pra torcida mineira levantar o traseiro da arquibancada. mal deu pra eles se animarem durante o intervalo. o gol do ricardinho foi bom mesmo pro flamengo, que voltou ligado pra segunda etapa - e não deu mais um mole daqueles.
ainda deu tempo de o fierro cruzar uma pelota linda no cucuruto do adriano imperatore.
só pra ficar mais bonito: 3 x 1, repetindo o placar do primeiro turno e confirmando o patético mineiro como um dos mais fiéis fregueses do clube de regatas do flamengo na história.
depois dessa vitória arrasadora e incontestável, a presenza dos flamenguistas se tornou indifarçável em cada esquina, em cada rua, em cada casa de cada cidade de todo este país. a nação se fez notar ainda mais nitidamente em vermelho e preto.
difícil segurar a emossão. mas todos nós teríamos de ter espírito de leão pelas próximas quatro longas semanas.
o povo queria o flamengo campeão brazileiro. e era questão de tempo.
http://video.aol.co.uk/video-detail/08112009-atltico-mg-1-x-3-flamengo-melhores-momentos/3076425568

cena que já virou rotina: mais um gol olimpiko do moço petkovic