sábado, 9 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 0 x 0 goyas

uma grande conquista não seria assim tão grande não fosse grande também o drama.
oh. as cores cinzas da tragédia esmaeceram o vermelho-e-preto das arquibancadas do marakas.
o povo já estava a cantar feliz. deixara tudo acertado para o momento de glória. mas...
eu ainda me lembro de como o botafogo de futebol e regatas, momentos antes da grande festa, venceu o descrédito universal e atropelou o virtual heptacampeão nacional, o überlíder são paulo, dentro de um improvável engenhones. foi uma agonia: a cada vez o são paulo reagia no placar e o alvinegro ia lá, once more, a acertar-lhe as fuças, no embalo do magnífico jóbson. naquela tarde, time nenhum do mundo venceria o botafogo de lúcio flávio & estevam soares.
de modo que o servizo sujo estava feito. e agora o clube de regatas do flamengo só dependia das próprias pernas para, já no comecinho da noite do domingo 22 de novembro, somar três preciosos pontinhos dentro de um ensandecido marakas.
três magikos pontinhos que catapultariam o fla por sobre a bambizada aflita e deixariam o faceiro time de flagelados na ponta da classificação do campeonato brazileiro-2009.
disputadas trinta e seis de trinta e oito rodadas.
que lindo seria ver o flamengo assumir a ponteira do certame na antepenúltima rodada!
porque era só questão de tempo e paciência, pra gente detonar o goyas, pobre goyas, que despencava durante o returno feito jaca madura. na manha.
e este é aquele momento poetiko em que os outros gostam de dizer que o flamengo derrapou na soberba e na presunção. usou de salto alto e tal. bueno. bem sei que é essa a versão corrente, um interminável blablablá rancoroso que ganhou forza aqui e ali, nas últimas temporadas, quando o flamengo de facto se deixou surpreender de calzas curtas em um papel ridículo (a malfadada final contra o santo andré na copa do brazil, o desmoralizante sacode do infame defensor em montevideo, a abominável noite do gordito cabañas naquela libertas). soberba é a palabra. mas, me perdoem, terei que contrariar a "verdade" estabelecida...
não faltou vontade, empenho e suor para o flamengo diante do goyas naquele domingo. não foi por acomodação, preguiça ou seachismo que o flamengo não conseguiu acertar um mísero e solitário gol. nadja disso.
o time simplesmente entrou em paniko. o time medrou. o time tremeu. pura paúra. a pelota queimava nos pés da rapaziada e o coro de oitenta mil torcedores esperando/exigindo o gol só fez o couro da bola queimar ainda mais pesado. e nesse recorrente queimar, queimar-se, o time entrou numas de querer logo, querer logo, e tudo foi piorando num rodamoinho de tensão que não tem nada a ver com o futebol bem jogado. acertar o passe era uma aventura, chutar a gol era puro risco e ver a defesa do goyas se safar de bolas e mais bolas era um eterno pesar.
o time se exauriu em campo. tornou-se presa fácil diante de um adversário sem ter o que perder. a poesia do franco atirador.
when you got nothing, you got nothing to lose, já cantava roberto.
petkovic, que não é mais nenhum rapazola, não manteve o pique. adriano se perdeu entre três (!) beques: ernando, leandro euzébio e rafael tolói. nem fierro e nem bruno mezenga são suplentes que entrem e mudem um jogo. e o tal do arqueiro harlei, tiozinho e pancinha, resolveu que era o gordon banks do cerrado.
de uma cousa estou cierto: este jogo poderia estar rolando até agora, até hoje, nove de janeiro, que o flamengo continuaria incapaz de acertar um gol que fosse. incapaz.
só me espanta que o goyas também não tenha conseguido porcaria de gol nenhum.
um viva pra nossa heroika retaguarda! bruno zousa, álvaro e angelim se desdobraram. e mesmo leo moura e juan maldonado tiveram de abandonar a pose. torozinho e willians e aírton: até parecia que tinha mais gente no meio-campo do que esses três. e mesmo petkovic foi visto dando carrinho na lateral da defesa rubro-negra.
o empate sem gols, chorado como uma vitória, lamentado como uma derrota, acabou por ser a mais dura batalha do hexa.
e o flamengo ainda estava vivo.
http://video.aol.co.uk/video-detail/flamengo-0-x-0-gois-melhores-momentos-pela-36-rodada-do-brasileiro/2821822429

silêncio atordoante no marakas: os meninos e os homens