domingo, 17 de janeiro de 2010

2010: a new decade

e lá vamos nós traveiz.
it's all happening again. hoje começa a temporada 2010 para o clube de regatas do flamengo no futebol profissional. um novo ano, uma nova década, uma nova diretoria.
o orgulho de ser rubro-negro renascido e batendo forte em nosso S2.

eu creio que a temporada de futebol deveria ser suspensa no ano imediatamente seguinte àquele que teve o flamengo como campeão. pra gente curtir mais. ou, pelo menos, a temporada poderia ser adiada pra depois do carnaval, depois da copa do mundo... enfim.
mas não tem essa. atual campeão estadual e nacional, o flamengo agora defende seus cinturões e busca novas e maiores conquistas.
a temporada 2010 nos reserva três certames:
o campeonato karioca, a taça libertas e o campeonato brazileiro.

hoje estreamos no karioca contra o duque de caxias, grande rival regional do vaisco da gama na segundona-2009. o time que andrade juntou, depois de uma semana de pré-temporada, é um little frankenstein. o fla deve formar esta tarde no marakas com:
bruno zousa; everton silva, álvaro, david e leo medeiros (!); toró, williams, kleberson, fierro e erick flores; obina.

são três desfalques permanentes em relação à equipe titular da última temporada:
zé roberto, que voltou à alemanha.
airton, que foi vendido pela traffic ao benfica de portugal.
garoto everton, que foi vendido pela traffic ao tigres do méxico.
às ausências desses três titulares, deve ser somada a perda de dois suplentes pouco vistos em ação. o arqueiro diego, prata da casa, cansado de ser banco do mala bruno zousa, pediu as contas e hoje desconheço seu paradeiro. o atacante maxi biancucci, o popular maxi goiabinha, primo do lionel messi, nunca teve lá muitas chances e agora tenta a vida no cruz azul do mexico. sempre gostei dele, mesmo que sem muito motivo, admito, e aqui lhe desejo suerte.
e vale lembrar que maldonado, notável volante, fundamental para o hexa nacional, está praticamente fora do nosso clube. com o joelho arrebentado, só deve voltar a campo em maio, em junho tem copa do mundo, e depois seu contrato vence.
lamento profundamente.

foram apenas dois os jogadores contratados para a equipe até o momento.
vagner love, o artilheiro do amor, que paralisou todos os demais negócios na gávea durante semanas e, enfim, foi anunciado. espero que agora gaste a pelota. gosto de seu futebol, de seu estilo, de sua marra. forma uma dupla de rubro-negros vocacionais com adriano imperatore. os dois perderam dinheiro em melhores contratos para defenderem o flamengo às vésperas da copa do mundo. é razão suficiente para eles arrebentarem. e contamos com isso.
até porque o outro recém-contratado é o volante fernando, ex-goyas, que... deixa pra lá.

o andrade ainda espera um novo lateral canhoto, já que garoto everton foi embora. e o grande mala juan maldonado puxa um belo gancho de dez partidas no estadual (toda a primeira fase da goanabara e mais um pouco) depois do chilique que deu no maicossuel nas finais do ano passado e depois do chilique que a imprensa deu por conta do chilique dele. parece que um certo michel vai assinar esta semana. ele era do botafogo e sei que o pessoal de lá questiona seu (dele) caráter.
andrade também pediu um meia armandinho, para ser o suplente de nosso véio amigo petkovic. não dá mais pro pets jogar noventa minutos a cada três dias. então o flamengo corre atrás do douglas, ex-camisa dez do corinthians, que não chega a ser grandes coisas, muito pelo contrário, mas taí dando sopa.
parece que é isso, da parte de andrade. eu ainda ia querer mais um zagueiro, alguém experiente, porque os atuais suplentes são todos meninos. e mais um volante, por favor, e que seja alguém de envergadura, porque os baixinhos williams e toró correm feito busca-pé e o time, lá pelas tantas, vai precisar de um camarada mais jeitoso para amaciar a pelota e acalmar o ritmo.

então... hoje, dezessete de janeiro de 2010, começamos a temporada assim...

1) goleiros. temos lá bruno zousa. que se acha o tal. seus reservas são jovens e muito, muito inexperientes. marcelo lomba e getulio vargas são dois nomes engraçados, mas que impõem respeito zero. é torcer pro bruno zousa ter a saúde de um touro. e deixar de peruzar. (folklore: marcelo lomba bate em mulher, que nem o bruno zousa.)
updating: getulio vargas, em verdade, está catando pro duque de caxias. emprestado. não sei quem ficou sendo o terceiro goleiro.
2) laterais. pela direita, estamos arranjados com leonardo moura para mais um ano. deve ir pra quinta temporada no fla. acho que, antes dele, por aquelas bandas, só o leandro durou tanto tempo. charles guerreiro e jorginho, não. leo moura se tornou melhor jogador depois que andrade passou do 3-5-2 pro 4-4-2. dá até pra suportá-lo. seu reserva imediato é o aguerrido everton silva. temos também o guri rafael galhardo, da seleção brazileira sub-19. pela canhota, encontramos sua majestade juan maldonado. e é isso. andrade parece não querer mandar logo o menino jorbison pro pau. ele também é da seleção sub-19. gosto muito dele. mas andrade deve ter suas razões. preferiu, hoje, mandar a campo o volante leo medeiros improvisado. puxa.
3) zagueiros. me fascina a dupla álvaro & ronaldo angelim. mas cuidado: o contrato de álvaro vence em julho. e no banco só temos moleque. temos o surpreendente david, que mostrou que tem estrela, mas ainda precisa de muito feijão. temos o wellington e o fabricio, duas crias da casa, que apresentaram altos e baixos quando deles precisamos. o marlon, outro da mesma safra, foi emprestado. é pouco beque pra muito jogo, muito cartão, muita suspensão. peço urgência aqui.
4) volantes. ah. teoricamente temos o maldonado. teoricamente. na real são torozinho e williams, incansáveis. mais o tal do fernando, chegando agora. mais o tal do leo medeiros, que estava emprestado mas surgiu de novo. leo medeiros, ex-ipatinga, é o último remanescente do ney franguismo na gávea. uma chaga a ser combatida. pensei que estava morto e enterrado. evidente que subestimei a capacidade de nossos kartolas de sustentarem sujeitos imprestáveis. não estou bem certo de quem são os pratas da casa para a posição, mas se eles fossem minimamente razoáveis, creio que andrade não teria pedido fernando. no ano passado, foram vistos por ali os meninos lennon e camacho. o rômulo foi emprestado. não fará falta, porém precisamos de mais gente.
5) meias. eis um verdadeiro deserto no futebol brazileiro. sorte que contamos com o sérvio mais cool do pedaço: dejan petkovic. ainda no departamento de imigração, encontramos um chileno, o fierro, um rapaz que me dá sono. mas o andrade demonstra uma boa vontade renitente para com o gringo. andrade é uma boa pessoa. kleberson está de volta. quando estava começando a engrenar, ano passado, sofreu aquela cretina lesão num jogaço do time do d*nga contra a legendária esquadra da estônia. se kleberson voltar em seu ritmo costumeiro, só vai engrenar de novo lá por novembro. a ver. hoje, contra o duque de caxias, sem pets, temos fierro e kleberson na companhia de erick flores. esse jovem mancebo surgiu nos juniores comendo a bola, mas tá duro de se firmar entre os profissionais. a copa são paulo-2010 revelou dois notáveis infantes: guilherme e eliab. papai do céu os proteja.
6) atacantes. a nação sonha com adriano imperatore & vagner love tocando o terror. te confesso que eu até dormi mal a noite passada, entregue a essas fantasias lúdicas. muita emossão. e ainda por cima temos a volta de nosso querido obina, ídolo absoluto das massas, que nunca deveria ter sido emprestado. espero que fique até o final do ano. dizem que não fica. mas o flamengo vai perder o imperador e o loverman para o segundo semestre. e encarar um campeonato brazileiro com dennis marques e gil é pedir para passar vergonha e virar o botafogo. olhando para a patotinha da casa, despontam as figuras de bruno mezenga, outro que ainda tem de confirmar seu futebol entre os crescidos, e de vinicius pacheco e william amendoim, ambos voltando de empréstimos. a copa são paulo-2010 nos apresentou joão victor e dudu. empatia total.

é isso. por fim, chamo a atenção pra gurizada que vai pipocar aqui e ali ao longo do ano. que bom para todos nós que todos esses garotos agora têm andrade como treinador. que sorte. que felicidade. que honra. que orgulho. imagina que, até ano passado, eles subiam pro time principal e davam de cara com o cuca. ou davam de cara com sujeitos como caio junior. nossa. me gela a alma ver como pudemos maltratar o clube de regatas do flamengo por tanto, tanto tempo...