sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

o grande artilheiro dejan petkovic

eu não fiz as contas, não.
mas alguém fez.
quando petkovic puxou a pelota do pé esquerdo pro pé direito, na altura da meia-lua, deixou o defensor do voltaço no chão e chutou em curva pra meter a pelota no segundo pau, exatinho ali, naquele instante, petkovic entrou para a história do clube de regatas do flamengo. mais uma vez.
o gol de fecha-caixão no prosaiko 3 x 1 sobre o volta redonda, pela segunda rodada da goanabara-2010, fez nosso herói sérvio se tornar o maior artilheiro rubro-negro da década.
dejan petkovic, 37 anos, chegou à marca de 52 gols envergando o manto sagrado.
"agradeço muito à torcida, que sempre me apoiou e continua me dando alegrias. tenho essa alegria comigo e não tem nada que me tire esse sentimento", disse nosso estimado pets, ao ser informado sobre a marca histórica. "sou um cara feliz."

alguns desses cinquenta e dois gols, nós sabemos de cor. o gol aos quarenta e três do segundo tempo contra o vaisco da gama, na finalíssima do karioca-2001, garantiu o tetratricampeonato estadual, quase matou o zagallo do coração e entrou na lista dos momentos indeléveis de qualquer flamenguista (aqui eu falo por mim, mas sei bem que falo por ti também).
depois de deixar o flamengo, em 2002, e durante anos perambular com idas e vindas por clubes de menor expressão (atlético, santos, goyas, fluminense, al-ittihad, shangai shenhua, o próprio vaisco), já se dava por encerrada a carreira profissional de dejan petkovic.
até que, ano passado, ele entrou pela porta dos fundos da gávea e saiu carregado do marakas como herói do hexa brazileiro.
pets é o maioral. e o segundo maior artilheiro flamenguista nos anos 2000 é o capetinha edílson.
edílson e pets jogaram juntos pelo fla, e nunca esconderam que se odeiam. edílson tem 51 gols.


os dez maiores artilheiros dos anos 00
pelo clube de regatas do flamengo são...

1 - Petkovic - 52 gols
2 - Edílson - 51 gols
3 - Obina - 47 gols
4 - Renato Abreu - 46 gols
5 - Reinaldo - 45 gols
6 - Léo Moura - 34 gols
7 - Ibson - 33 gols
8 - Adriano - 31 gols
9 - Jean - 31 gols
10 - Juan - 30 gols