segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

grandes batalhas do hexa: 2 x 1 são paulo

oito jogos sem perder. o flamengo de andrade se encaixava em pleno returno do brazileiro-2009 e subia na maciota, escalando a classificação na tranquilidade. sem ser notado. devagar e sempre.
o time estava jogando bem, cada vez melhor, mas ainda faltava o jogo, percebes? aquele jogo.
o grande jogo.
faltava. até o clube de regatas do flamengo receber o poderosíssimo são paulo futebol clube, tricampeão nacional nos últimos três anos, virtualmente imbatível nos pontos corridos, favorito absoluto a todo e qualquer título que tiver pela frente.
o são paulo chegou ao marakas na tarde de dez de outubro, sábado de casa cheia, 60 mil testemunhas.
pelota a rolar. surpresa. o flamengo se impunha, controlava as acções, partia pra cima do grande favorito. como um tresloukado desafiante a encurralar o campeão nas cordas, o flamengo tinha energia e tesão. peito aberto. podia faltar ao jovem boxeur a técnica perfeita. mas sua vontade era tanta que contagiava a torcida. só acontece que quem vai pra cima assim com muito ardor, cuidado, periga cansar ligeiro e ser pego no contrapé. no boxe e na vida. no futebol também.
adriano estava servindo à selecção brazileira. dennis marques era o centroavante do flamengo.
obrigado, d*nga. deus lhe dê em dobro.
dennis marques já tinha desperdiçado duas belas oportunidades diante de rogério ceni. everton silva e até o baixinho juan maldonado já tinham tentado, cada um na sua vez, mandar pra dentro do gol. entonces, aos 26 minutos, dagoberto resolveu experimentar a linha burra do rubro-negro: esticou a pelota pro hernanes. que deslocou bruno zousa.
frio, impávido, infalível. era o são paulo.
o flamengo não envergou. terminou a etapa inicial do match ainda dentro do campo tricolor e, depois do intervalo, já estava por lá desde o primeiro instante. até que... torozinho, que entrara no meio-tempo, chispou feito maluko pra dentro da área. assustou a defesa adversária. e assustou o árbitro wilton pereira sampaio de tal maneira que a reacção do sujeito foi soprar o apito. penalty.
a torcida, agradecida, fez festa pra petkovic bater. pets bateu. e rogério ceni defendeu. ceni adiantou-se, como sempre, como todos, mas o bandeirinha marrubson melo freitas mandou voltar. cabra macho, esse bandeira! até hoje tem são-paulino p*to da vida, chutando cachorro na rua. porque pets não perde dois penalties assim, não perde, não.
faltando ainda meia hora de peleja, o flamengo tava vivo.
agora eu preciso te dizer que aquele rapaz, o hugo, conseguiu errar um gol inkrivel, depois de ter feito o mais complicado, ao se livrar de dois adversários. sorte. mas disso os são-paulinos não se recordam tão bem. paciência. o que eu me lembro é que quase tive um piripaque diante da tevê. muita tensão. peladão franco. futebol em estado puro. o grande jogo de 2009.
fecho os olhos e vejo, ainda hoje, o pets amaciar a redonda na meia-cancha, dar um piquezinho com ela nos pés e dali de longe meter um passe gerson, rasteiro e maroto, deixando a bola um pouco adiante do zé roberto, que correu como se aquela fosse a última pinga do boteko. não dava pra segurar, não. muita emossão. flamengo 2 x 1. putis.
vigésima-nona rodada. clube de regatas do flamengo: sexto colocado no brazileiro-2009. quem diria, hein?
http://video.aol.co.uk/video-detail/flamengo-2x1-so-paulo-melhores-momentos-brasileiro-2009-101009/4285814881


na falta de adriano, petkovic teve de decidir a parada