terça-feira, 31 de agosto de 2010

quatro missões para silas

silas foi lá apitar treino e meter a mão na m*rda. chamou o petkovic para conversar, logo de saída, o que mostra que ele bem percebe onde o calo lhe aperta.
no meu entender, o silas tem quatro missões fundamentais a curtíssimo prazo.
1. fazer petkovic jogar mais futebol. se ele não tem preparo fisiko a esta altura, não vai mais ter. então, como um reserva não há, cabe a silas bolar uma proteção ali no meio-campo que deixe pets jogar. ou isso ou barrar o cara (quero ver).
2. fazer juan maldonado jogar mais futebol. e aqui a questão não é fisika. é de cabeza mesmo. baixar a crista da moça. (também lhe faz falta demais ter um reserva.)
3. fazer o time voltar a marcar gols. parece ser a questão principal, mas passa pelas anteriores. com moura em bom momento, seria importante termos pets e juan assim também. mais criação means mais chances de gol means mais bola no barbante. para tanto, saudável deivid e diogo estarem por lá. mas há de se ter alternativas.
4. dar um pagadão. sofrer virada em minutos finais contra times inferiores - goyas e guarany - apenas te comprova o óbvio: é preciso ficar ligado o tempo todo, p*rra!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

agora é a nossa vez, cambada

poucos técnicos chegam a novo emprego em momento tão certeiro quanto silas chegando hoje ao clube de regatas do flamengo.
está cierto que o brazileiro-2010 entrou naquela maratona quarta-domingo, e resta pouco tempo para treinar.
mas, veja isto, silas se apresentou na gávea admitindo que entra em "momento delicado" mas não em "momento dramático".
correcto. se tivéssemos demorado mais algumas rodadas, o time fatalmente estaria numa draga ainda maior, uma vez que rogério estava perdido - e que o toninho confessou, após o jogo de ontem, que não estava acompanhando a campanha do flamengo.
temos ainda todo o returno pela frente. dá pra melhorar bastante. principalmente porque silas está chegando junto de bons reforços - além de deivid e diogo, o maldonado renovou enfim - e já está mais ou menos claro com quem podemos contar nessa equipe (incluindo moleques como galhardo e diego maurício), e quem é melhor deixar de lado (kleberson, michael, fierro, etc). e ele chega com sua equipe de preparadores físicos. ele viu como o fla arriou em campinas.
o flamengo está distante dos ponteiros do brazileiro-2010.
mas temos uma boa defesa e um bom elenco com grande potencial. e silas é um camarada que joga como é preciso jogar: pra frente. assim ele se deu bem com o hawaii no ano passado e assim foi malcompreendido no grêmio este ano.
silas é um sujeito sério. não tem pinta de estar no bolso de empresário nenhum. e silas é técnico há pouco tempo mas já devidamente escaldado nessa história de futebol. melhor assim do que pegar (de novo) uma daquelas raposas escr*tas de siempre, como o vandemburgo luxerley (que estava doidinho pra vir) e o carlos alberto barreira (que miseravelmente chegou a ser convidado).
e silas deu a real. como diria winston wolf, silas falou como a true prodigy:
Os resultados acompanham o trabalho do treinador. Estou há mais de 30 anos no futebol e trabalho para não inventar. Por exemplo: a bola do Cristian Borja bate na trave e vai para fora. Neste caso, a culpa é do treinador? A bola bate nas costas de outro jogador e entra. A culpa também é do treinador? Claro que não. O técnico precisa estar preparado para isso. Nessas horas é preciso ser cego, surdo e ter estômago de elefante. É importante estar preparado para ser Campeão do Mundo e também para enfrentar momentos delicados.
agora cabe à torcida ter paciência e ficar do lado dos camaradas.
a torcida que sempre pediu zico e que estava pedindo a cabeza do rogério.
a torcida que ao flamengo não costuma faltar. é nós.

domingo, 29 de agosto de 2010

guarany 2 x 1 mengão (a chronicle)

era para tudo dar errado. terrivelmente errado.
mas estava dando certo. até dar realmente errado.
terrivelmente errado.
o flamengo chegou sem treinador a campinas. silas foi chamado com urgência. ficou nas tribunas, ao lado de zico, a testemunhar uma das partidas mais infames de todos os tempos.
val baiano saiu jogando na equipe titular. diogo se machucou ainda no primeiro tempo. entrou o toró no lugar dele. depois de apenas trinta minutos, o time abriu o bico sob o solaço. o clima ficou tenso. o guarany passou a acertar os contra-ataques. o garoto mazola, numa dessas, acabou derrubado por lomba na área. era para ser penalty e expulsão. o juiz arílson bispo da anunciação acomodou: falta e amarelo. então, na última bola da etapa inicial, petkovic bateu um escanteio perfeito lá para o segundo pau, donde jean meteu de cabeza. pura emossão.
o clube de regatas do flamengo esteve em campinas sob a orientação de toninho barroso. o encontro com o guarany valendo pela décima-sétima rodada do brazileiro-2010. uma única alteração na escalação do último jogo de rogério lourenço. leandro amaral, véio e cansado, dando vez a val baiano, gordo e lento.
o flamengo, assim, formou no brinco de ouro da princesa com marcelo lomba na meta, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, correa e williams na cabeça de área, renato e petkovic no meio, diogo e val baiano na frente.
o primeiro tempo do prélio foi aquilo. fomos salvos pelo apito e salvos pelo gongo, nessa ordem. mais sorte que juízo. mais juiz que juízo. num time que permanece torto para a direita. o motivo disso é simples: moura e williams funcionam bem pelo setor, o novato diogo também usa cair praquele lado.
val baiano isoladão no meio dos beques. cenário esse que não melhorou muito quando toninho resolveu subverter a ordem e o bom gosto ao meter torozinho no lugar de diogo. imagino que, ao fazer isso, a ideia dele fosse botar o pelé na frente. não funzionou, não.
menos mal que, com toró e williams e correa, o flamengo voltou para a etapa complementar com gente correndo em campo. assim ficou mais fácil de controlar a bola, trocar passes, marcar o mazola, manter o guarany longe da pelota, fazer o tempo passar.
tudo sob controle. o fla de buenas com o placar. o guarany nem de todo incomodado. e o val baiano seguindo como sempre, perdendo gols dentro da área, sorrindo amarelo a cada vez. juan cai pela esquerda, a bola cruza a pequena área, baiano manda pra fora. bola esticada para a bica da área, o goleiro sai mal, baiano manda pra fora. etc.
assim o jogo se encaminhava para um desfecho burocratiko.
arílson bispo da anunciação, no entanto, ainda tinha algo a fazer. tinha de marcar aquele penalty que ficara faltando. aproveitou uma trombada na área flamenga para inverter as cousas. mas penalty roubado não entra, lombástico não deixa. pura emossão!
... bem feliz?
então leia aqui o tempo real do globo esporte. que pra mim já deu.
quarenta e seis do segundo tempo: Rodrigo Heffner bate escanteio, Aílson sobe e testa. A bola desvia no joelho de Geovane e vai para o fundo da rede.
quarenta e oito do segundo tempo: Reinaldo recebe na entrada da área e bate no canto, a bola desvia em Jean e vai no canto esquerdo de Marcelo Lomba.

este é o cara!

(este é o cara?)

duas ou três cousas sobre toninho barroso

toninho barroso não frequenta o imaginário do torcedor rubro-negro, mas goza de alto prestígio na gávea.
ele é tratado por lá como o homem que descobriu juan, athirson, djalminha e um cierto ronaldinho gaúcho. diretor técnico das divisões de base do flamengo, ele já rodou vários clubes. às vezes trabalhando com petizes, às vezes com os times principais. chegou mesmo a bater cartão em são januário (photo), de onde saiu demitido por eurico miranda depois de uma treta - facto que por si já abrilhanta qualquer curriculum.
além do vaisco da gama, ele passou por outros clubes modestos como botafogo da parahyba, campinense da parahyba, veranópolis do rio grande do sul, são cristovão do rio, serrano de petrópolis, e a portuguesa da ilha do governador. toninho, no entanto, nunca foi muito longe comandando esses timekos. sagrou-se campeão da segundona do karioca-2005 pelo nova iguaçu - e só. mas já dirigiu o time do flamengo como interino, assim como fará esta tarde em campinas, quando da saída de joel santana em meio à rabeira do brazileiro-1998.
toninho barroso voltou ao clube de regatas do flamengo no início deste ano, trazido pela patrícia amorim.
estava treinando o castelo branco, da terceira divisão estadual do rio de janeiro.
para saber mais: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Toninho_Barroso

o legado de rogério lourenço

é preciso saber não andar para trás. o novo técnico do clube de regatas do flamengo, seja lá quem for, não pode querer recomeçar do zero. terá de ter humildade e cabeza aberta para herdar parte do que lhe deixou o antecessor.
até porque, e já vimos isso neste blog, os times do brazileiro-2010 estão a abrir a tradicional maratona de agosto-setembro-outubro, com jogos quartas & domingos.
não teremos tempo para um professor pardal. nem jogos a perder.
no meu entender, rogério lourenço deixou duas ou três conquistas em seus quatro meses de job. será importante que, a partir delas, o novo treinador comece a dar ao flamengo o que ainda não tivemos nesta temporada: um time com padrão de jogo, regularidade e talento (all together). então, a saber...
o rogério deu uma aprumada na retaguarda. com jean e angelim no miolo, leonardo moura e juan maldonado mais presos e mais atentos à defesa (principalmente o primeiro, uma vez que o segundo segue sendo um perfeito inútil) e com correa e williams na proteção. esse setor pode até ganhar mais solidez com a entrada de maldonado como primeiro homem de meio-campo. mas isso terá de ser feito com cuidado, uma vez que a meia-cancha está/estava cheia de balzacos sem gás. (em seus last days na gávea, o desespero de rogério era tamanho que ele cogitou mexer na única cousa de seu esquema tactico que estava dando cierto para meter um 3-6-1.)
essa retaguarda ajustada nos leva a uma segunda conquista de rogério: a aposta vencedora em marcelo lomba. nosso lombástico virou titular até por falta de outro arqueiro - um foi preso, outro pro vitória de setúbal - mas daí em diante, o mérito é todo dele, e de rogério também, que deu ao novo goleiro confiança e entregou-lhe uma boa defesa. lomba não é problema no flamengo. lomba é solução. que isso continue assim. acredite que, a essa altura do campeonato, o que menos precisamos é de uma crise envolvendo a meta.
e por fim, uma conquista árdua, a mais árdua conquista da era rogério lourenço. a saída de kleberson da equipe titular. muita banca, muita panca, muita grana. mas kleberson era peso morto no time. era mantido ali na expectativa de ser vendido. com o fracasso solene da d*nga tour em afrika-2010, não apareceu comprador, ele não quis ir para a grécia, e cá ficamos nós com o mico preto na mão. tudo bem. antes isso do que vê-lo de novo no onze titular. agora com um novo técnico, e com nosso meio-campo na pindaíba em que se encontra, imagino que vá rolar uma vontadezinha, uma coceirinha de se testar o caboclo, dar-lhe uma nova chance, dar-lhe a septuagésima-oitava chance. isso não pode acontecer. que se improvise com galhardo, que se adiante correa, que se insista com camacho, que se lance eliabe no time, que se entre em campo com dez. qualquer cousa. menos kleberson de volta. o treinador que fizer isso já começa com a torcida contra si.

sábado, 28 de agosto de 2010

oh, it's a dirty job but someone's gotta do it...

perdão pelo palavreado, mas vou te dar a real em bom português: o futuro treinador do flamengo está f*dido. bem f*dido. (e não me refiro a toninho barroso, não.)
porque o caboclo que pegar essa batata quente nas mãos terá de fazer um troço que costuma dar rebu na gávea. terá de afastar dejan petkovic do time titular.
sinto muito, mas essa é a real. vamos deixar pra lá o folklorico val baiano e o podrinho leandro amaral - que eles não têm muita culpa de serem quem são, estarem como estão, a culpa aqui vai pra quem apostou alto contra a banca. (abrazo pro zico.)
o factor petkovic é outro. pets é craque. pets é rasgador. pets é fundamental. pets foi campeão brazileiro-2009 levando aquela mulambada desacreditada até quando adriano imperador falhou. verdade. mas pets não está jogando pedrinha. hoje, neste momento, agosto de 2010, dejan petkovic não é um décimo do petkovildo arrasador da temporada passada. na patética exibição contra o atlético, nosso amigo não conseguia acertar nem cobrança de escanteio. aí complica, não é verdade?...
e petkovic, leandro amaral e renato pelé - juntos e todos fora de forma - afundaram nosso time mais uma vez. barrar amaral e pelé é tranquilo. até eu. principalmente agora que teremos deivid & diogo.
mas barrar pets? quem vai ter o culhão de segurá-lo num banco de reservas? barrar pets é comprar briga com o camarada e com metade do marakas. pergunte ao andrade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

os mesmos velhos erros de siempre

demitir treinadores sem ter quem colocar no lugar não chega exactamente a ser uma novidade no clube de regatas do flamengo.
certa vez, por exemplo, contractamos o romário e o edmundo por uma fábula. acabamos com o time treinado por washington rodrigues, o folklorico apolinho. doutra vez, mandaram oswaldo de oliveira embora, e o time seguiu dirigido por waldemar lemos, que era auxiliar técnico do clube pelo simples facto de ser irmão de oswaldo de oliveira.
o retrospecto de rogério lourenço fala por si. foram vinte jogos, sete vitórias, seis empates e sete derrotas. dezoito gols a favor, dezoito gols contra, saldo zero. existe uma palabra pra definir isso e ela é "mediokre".
mesmo assim, mandaram rogério embora sem nem saber quem botar no lugar.
agora veja que curioso... há quatro meses, celso roth era cotadíssimo para assumir a gávea no lugar de andrade. pois quatro meses se passaram e agora celso roth é o técnico campeão da libertas-2010 pelo internacional de porto alegre. e o flamengo ainda procura treinador. sintomático, não?

façam suas apostas


treinador morto, treinador posto.
fofoquinhas do dia apontam três
ex-jogadores como os primeiros
candidatos ao comando técnico
do time de futebol do flamengo...

e qual deles seria o menos ruim?

a) jorginho
b) silas
c) ricardo gomes (de novo)

a realidade em números

sem querer botar pressão sobre deivid & diogo,
o databeat consolida aqui alguns números interessant
es...
clube de regatas do flamengo: um gol marcado nos últimos seis jogos.
detalhe saboroso: gol em penalty roubado, contra o
ceará, no marakas.
placares ao longo do mês de agosto: 0 x 0, 0 x 1, 1 x 0, 0 x 1, 0 x 0.
flamengo ao longo do brazileiro-2010: cinco vitórias, seis empates, cinco derrotas.
número de gols marcados no certame: 13 em 16 jogos
(o segundo pior ataque entre as vinte equipes)
número de partidas em que o flamengo fez mais de um gol: 1 em 16.
(a lembrar: 3 x 1 ex-barueri, tercei
ra rodada, dois gols de vagner love e um de mezenga.)
artilheiro do flamengo no brazileiro-2010: vagner love (4 gols)
gols marcados no certame pelos atuais atacantes do flamengo:
diego maurício (1), leandro amaral (0), val baiano (
0), cristian borja (0) e diogo (0).

penalty amigo: pets comemora o único gol do flamengo em agosto

perdendo tempo

e por que o andrade não volta logo, p*rra?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

mengão 0 x 0 atlético mineiro (a chronicle)

o jogo foi tão miseravelmente ruim e seu placar final, tão lastimável, este time do atlético mineiro é tão indigno da história do clube que eu simplesmente não posso, não quero levar a sério os milímetros de melhora que o flamengo apresentou esta noite.
o calouro diogo, que chegou na gávea segunda-feira, se movimentou bem e pode nos ajudar em futuras jornadas. rafael galhardo, que entrou fora de posição no segundo tempo, fez jus ao nome e tocou a bola com a galhardia que os titulares não tiveram em momento algum. e a dupla de zaga, jean e angelim, esbanjou sobriedade e personalidade a cada jogada.
vem cá, tudo isso é verdade, tudo isso é mesmo facto?
ou será que diante desse esculhambado atlético nada disso tem a menor garantia por demasiado indigente o adversário enfrentado?
marakas esvaziado, noite de quinta-feira, décima-sexta exaustiva rodada do brazileiro-2010. o clube de regatas do flamengo se fez representar por marcelo lomba no gol, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, correa e williams na cabeça de área, petkovic e renato no meio, diogo e leandro amaral no ataque.
o cargo de rogério lourenço está por um fio e o time, dentro de campo, se mostra incapaz de segurar o seu chefe no emprego. rogério fez mistério sobre a escalação, treinou às escondidas, deixou escapar que poderia até mesmo mudar de esquema tactico... e sabes tu o porquê de tudo isso? por nada. pra nada. o time foi o mesmo oceano de marasmo, o mesmo deserto de criatividade, o mesmo estéril manejar de pelota a que estamos acostumados.
tivemos essas possíveis melhoras que mencionei. principalmente diogo na primeira etapa. mas perceba que rogério teve a moral de colocar quatro jogadores fora das melhores condições justamente na porção mais critika do time - do meio para a frente. lá estavam os balzacos pets, renato e leandro amaral. dentre esses senhores, aquele que mais correu atrás da bola e se apresentou para jogo foi o último, justamente o sujeito que ficou um ano sem jogar futebol. pena que amaral voava no ar e se estatelava no chão a cada dividida com um dos três beques atleticanos. isolado entre esses três capengas rubro-negros, o moço diogo realmente ardia a pura brasa da vitalidade fisika - mesmo que ele tenha pedido para não jogar hoje, pois estava ainda voltando de férias no futebol europeu.
(aliás... que p*rra juan maldonado ainda faz no time do flamengo, hein?)
não é de se estranhar que a entrada de rafael galhardo, lateral direito da equipe de juniores agora transfigurado como meia-atacante, tenha chegado a incendiar o time no começo da segunda etapa. por que foi isso o que se viu: um flamengo dono da bola e do espaço no primeiro tempo, mesmo que nada conseguisse fazer para chegar bem à meta oposta, e um flamengo já desgastado e levado aos solavancos no segundo tempo, mesmo que o atlético tenha sido perfeitamente incapaz de tirar proveito de nossas limitações.
porque ainda mais limitado se mostrava o atlético, refém de veteranos marrentos como diego souza, diego tardelli e o sangue de barata ricardinho - trio que minou as (não poucas) possibilidades de contra-ataque da equipe visitante. mesmo assim, volta e meia lomba era chamado a intervir, e foi bem - à exceção de uma caçada de borboleta no finalzinho que quase pôs tudo a perder.
galhardo entrou no flamengo no lugar de correa, que cumpriu possivelmente sua mais apagada performance no certame. williams, mais recuado, continuava a correr como um celerado. mas errava dois a cada três passes - só não errava mais que o vinicius pacheco, que entrou com galhardo na segunda metade, mas que errou tudo o que tentou, três em três passes errados.
desse jeito, te contar, ou opera-se o milagre do futebol - deivid, deivid, deivid? - ou o flamengo já, já vai encontrar novamente o atlético mineiro. encontrá-lo na classificação. não que o atlético dê a mínima perspectiva de progredir da atual décima-oitava posição. mas o fla, congelado em décimo lugar, é que está fazendo uma força danada para (não) cair feito jaca madura.
(ah. sim... aos trinta e nove, val baiano acertou um voleio no travessão. seria esperar muito, né?)

procurando emprego?

ética & consideração: vosso nome é vandemburgo luxerley.
o galo mineiro está sendo cozinhado neste brazileiro-2010.
rogério lourenço já está até passando do ponto de tão frito.
e hoje o atlético enfrenta o flamengo de rogério lourenço.
pois... horas antes da peleja, o que faz o treinador do galo?
aparece na imprensa a dizer que gostaria muito de
trabalhar de novo no clube de regatas do flamengo.
- ora, meu senhor - pergunto - e quem não gostaria?
Quero voltar ao Flamengo e trabalhar com o Zico.
É o clube que eu gosto. Sou flamenguista.

Voltarei como técnico ou como dirigente.
Isso é fato.

luxerley... vai dormir, meu camarada, vai.
de oportunistas 171, nós já estamos cheios na gávea.
http://espnbrasil.terra.com.br/revistaespn/noticia/144551_QUERO+VOLTAR+AO+FLAMENGO+E+TRABALHAR+COM+O+ZICO+DIZ+LUXEMBURGO

como preservar um ídolo

the breaking news do noticiário mineiro:
"Com dores na perna, Obina desfalca Atlético-MG"
nosso obiníssima nem viajou para o rio de janeiro

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

um comandante pro meio-campo

fechamos. maldonado é jogador do clube de regatas do flamengo até dezembro de 2012.
está cumprida a primeira parte da missão.
a segunda parte é segurar o williams.
o zico deu entrevista hoje falando que não acredita que o camarada saia voando pela janela. a real é que ainda não apareceu dinheiro na mesa, e a janela se fecha na próxima terça-feira.
quanto a maldonado, se o atlético mineiro de vandemburgo luxerley queria mesmo contratá-lo, agora vai ter de enfrentá-lo dentro de campo. rogério lourenço, trabalhando a sério antes que perca o emprego, já disse que espera meter maldonado no meio-campo do mengão na partida de amanhã. e, mesmo afastado do time desde junho, consta que maldonado tem treinado normalmente, está em forma, e não teria mesmo por que não jogar o mais rápido possível.
te deixo aqui a questão... com maldonado, quem deixa o time? correa? williams? renato? e a história de três zagueiros? ainda rola?
será que maldonado ainda é o dono do pedazo?

três beques para melhor fazer gols

uma cousa há de ser dita em favor de rogério lourenço no comando do clube de regatas do flamengo: ele arrumou a defesa.
aquela retaguarda peneirosa, que nos custou o tetra no karioca-2010 e a libertas-2010, já não existe mais.
com ronaldo angelim de volta à boa forma e a entrada de correa na cabeça-de-área, o fla nesta porção pós-copa do mundo do actual brazileiro-2010 consolidou-se como uma das melhores defesas.
acontece que, tu sabes bem, nosso time não faz gol.
então o ex-zagueiro rogério lourenço aparentemente está prestes a meter a mão na equipe. (antes que sobre pra ele.) a se compreender as notícias que chegam da gávea, rogério estaria prestes a voltar ao sistema de três beques que marcou os trabalhos de ney frango, joel santana, caio junior, cuca e tantos outros que já nem sei mais.
com david e jean e angelim juntos na zaga, os laterais dão aquele famoso passinho à frente para se tornarem alas. correa e williams para segurar a onda no meio. leo moura e juan maldonado ajudando renato pelé e dejan petkovic a armarem. e um único atacante fixo: diogo, aquele que chegou anteontem.
assim o fla treinou um 3-6-1. e amanhã tem o atlético no marakas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

um outro flamengo é possível

o novo camisa quarenta e três da gávea

a numeração de apenas dois dígitos parece ser pequena para o flamengo.
a rapaziada que chega atrasada vem pegando uns números toskos. o leandro amaral, por exemplo, é o camisa trinta e três - referência à idade do promissor atacante. marcelo lomba, titular absoluto do arco rubro-negro, não larga a camisa vinte e nove - lembrança de quando era apenas o terceiro goleiro, época não muito distante.
deivid & diogo, que chegaram ontem, tiveram de pegar uns números meio absurdos.
deivid vai de noventa e nove - duas vezes o número nove, que hoje é de val baiano. ele conta que até ficaria contente com a camisa sete, mas essa é de correa.
diogo escolheu o quarenta e três - escolheu ou escolheram por ele, vai saber - por um motivo mais emocional. uma homenagem do rapazinho ao nosso petkovildo. quando voltou à gávea para o brazileiro-2009, pets escolheu vestir quarenta e três por dois motivos: adriano tinha pego a dez para si e também por uma referência àquele golazo de falta sobre o vaisco da gama no quadragésimo terceiro minuto, no karioca-2001. a camisa quarenta e três caiu bem em pets na última temporada. "espero ter a mesma sorte que ele", diz agora diogo, novo camisa quarenta e três da gávea.

mengão enfrenta o universo (os universos)

agito na coluna social rubro-negra.
ontem foi dia de boas-vindas e muitas photos na gávea. além de deivid & diogo para o time de futebol, o clube de regatas do flamengo apresentou reforzos do basquetebol.
acontece que, ao contrário do futebas, a temporada de basquete ainda está para comezar. e chegam na hora cierta: o armador guto, o ala lamonte, o pivô baby.
o baby, este tu conheces, já não é tão neném assim. volta à gávea depois de ter sido um dos protagonistas da retomada rubro-negra do basquete nesta dekada. ele estava na china! agora cobre a ausência de coloneze, que foi para o joinville. o guto começou no mengão e deu voltinhas por londrina e fluminense. vem para somar. e o americano kyle lamonte é a grande aposta neste pakote. ele pode nem ser um kobe bryant, mas foi o mvp da última liga argentina, no campeão peñarol. fará dupla com marcelinho.
a missão do flamengo, claro, é recuperar a hegemonia no basquetebol - uma vez que o universo brasília rachou no meio: uns jogadores ficaram na capital e a franquia ($$) voltou a uberlândia, terra de seu probo senador & ilustre mecenas wellington salgado.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

eterno janeiro

o desporto brazileiro é um seguido recomezar.
o clube de regatas do flamengo apresentou hoje, com a maior naturalidade, dois recém-contractados para o campeonato brazileiro de futebol 2010. como se estivéssemos em janeiro. como se fosse ainda começo de temporada.
mas não, que nada, o calendário já quase entra em setembro e o certame vai para sua décima-sexta rodada.
acontece que, enquanto nosso futebolzinho fajuto, o futebolzinho jogado aqui no país, seguir seu compasso historiko, nunca mais teremos um time de futebol bacana que dure mais de seis meses. afinal, nossa temporada tem dois janeiros...
aquele janeiro do início do ano, com os campeonatos estaduais valendo como pré-temporada, uma vez que time algum do planeta se apruma em apenas duas semanas. e aquele segundo janeiro, que rola agora em agosto/setembro, quando os clubes europeus fazem a feira por estas bandas e os gringos - das europas e alhures - nos devolvem as mercadorias que não deram certo, estouraram a validade ou simplesmente já não interessam mais. e pouco importa se o campeonato brazileiro está a pleno vapor, pois os times de sua primeira rodada não existem mais, assim como os times que disputaram a décima-quinta rodada neste final de semana fatalmente serão bem outros quando fecharmos a trigésima-oitava rodada no início de dezembro.
então é por aí... o fluminense traz deco e belletti, o vaisco da gama repatria felipe chinelinho e zé do boteko, o botafogo mata as saudades de jobson e maicossuel... e nosso flamengo desencava deivid & diogo. (além de renato pelé, leandro amaral, cristian borja, val baiano, etc e tal.) assim como, no ano passado, ganhamos nova vida, novo time, novo fôlego com álvaro e maldonado em pleno andamento do brazileiro-2009.
pronto. apresentados esta tarde na gávea, deivid & diogo já têm baita problema a resolver. eles têm que se encaixar num time que joga junto faz um tempinho e ainda não conseguiu se resolver. eles têm que criar as jogadas e marcar os gols que não estamos vendo, que não estão saindo. eles têm que livrar a cara de seu novo treinador o mais ligeiro possível, que ele está bem mal.
e diogo já deve ir pro pau na quinta-feira. que o mengo recebe o atlético no marakas e a galera tá cobrando.

(a hora de ver quem tem mais) garrafa vazia para vender

copa do mundo de futebol, copa do brazil, taça libertadores da amerika, janela de transferências internacionais...
tudo isso é muito belo, tudo foi muito bonito.
mas agora não dá mais pra disfarçar:
o campeonato brazileiro-2010 já bateu na décima-quinta rodada e vai rolar aquele intensivão que deixa claro quem é quem nesta p*rra.
serão 14 rodadas em sete semanas. começando agora, quarta-feira, num estirão até o domingo dez de outubro, quando será completada a vigésima-nona rodada. termina o primeiro turno e, sem nem tempo de parar para abrir uma brahma, começa o returno.
um vacilo daqui por diante vai custar caro. não haverá mais muito tempo, muito espaço, muito clima para reacções. insistir em erros pode custar seis pontinhos semanais às bestas.
por outro lado, foi este o momento em que, no ano passado, o time de andrade se encaixou e abriu caminho pra alucinar na chegada.
as últimas apostas do clube de regatas do flamengo para esta temporada estão sendo esperadas proximamente. deivid & diogo devem se apresentar ainda hoje na gávea. mas ninguém ainda sabe ao certo se williams fica por aqui. ou o que será preciso fazer para maldonado voltar a entrar em campo. e pior: o time de rogério lourenço não tem ainda a menor pinta de um time de futebol.
a ver no que esta desbragada aventura rubro-negra vai dar.

tome nota, camarada, dos próximos adversários
do mengão na gincana acelerada do brazileiro-2010...
quinta-feira: patético mineiro no marakas
29 de agosto: guarany no brinco de ouro
01 de setembro: cruzeiro em minas geraes
05 de setembro: santos no rio de janeiro
08 de setembro: são paulo no morumbi
11 de setembro: vitória da bahia no rio
15 de setembro: ex-barueri em prudente
19 de setembro: fla-flu no rio de janeiro
22 de setembro: grêmio em porto alegre
25 de setembro: parmêra no marakas
28 de setembro: goyas no serra dourada
02 de outubro: foguito no engenhones
07 de outubro: atlético goianiense no rio
10 de outubro: hawaii em floripa city
(depois desse corridão restarão nove rodadas para as últimas oito semaninhas de certame.)

coca cola: emossão pra valer

estava lendo a coluna do paulo vinicius coelho na "folha de são paulo" de domingo.
pra falar do caso neymar, ele conta um trozo bacana sobre zico. eu não sabia...

Na história do futebol brasileiro, existe pelo menos um caso semelhante ao de Neymar. Em 1981, Zico tinha sondagens de clubes da Itália, ao mesmo tempo em que se aproximava o final de seu contrato com o Flamengo.
Para mantê-lo, o clube estudou a criação de um "pool" de empresas para ajudar a pagar o salário. Só a Coca-Cola aceitou arcar com um terço do ordenado. O Flamengo ficou com outro terço do salário e convenceu o presidente da CBF, Giulite Coutinho, a pagar a terceira parcela. O argumento era manter Zico perto da seleção até a Copa de 82. Criatividade sempre ajuda. Conformismo atrapalha.
Nos últimos 30 anos, a sequência de transferências criou a ideia de que a única maneira de ter sucesso é jogar no exterior...

a coluna segue adiante. mas era isso que eu queria trazer aqui. a curiosidade e uma pergunta: alguém imagina o ricardo teixeira, hoje em dia, ajudando o fla a manter o vagner love? ajudando qualquer time a manter quem quer que seja da maneira que for?
http://sergyovitro.blogspot.com/2010/08/paulo-vinicius-coelho-o-brasil-esta-no.html

domingo, 22 de agosto de 2010

atlético paranaense 1 x 0 mengão (a first half chronicle)

vale uma meia-resenha? uma resenha pela metade?
vou fazer que nem o time do flamengo e entregar meu trabajo nas coxas:
por conta de um compromisso previamente assumido, só pude ver o primeiro tempo do duelo rubro-negro entre atlético paranaense x flamengo. encontro válido pela décima-quinta rodada do brazileiro-2010. vi o primeiro tempo e me mandei até pinheiros pra ouvir pharoah sanders, o lendário faraó da avant-garde jazzy. alucina.
já o flamengo prossegue em seu papo-aranha: ganha e sobe duas posições, empata e cai duas posições, ganha e sobe duas posições, perde e cai duas posições. voltamos ao décimo lugar na tabela - agora um pontinho atrás do vaisco da gama - vergonha.
o clube de regatas do flamengo, há trinta e seis anos sem vencer o atlético em c*ritiba, se fez representar com marcelo lomba no gol, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na canhota, correa e williams e renato pelé pelo meio, petkovic armando, leandro amaral e val baiano no ataque.
com este ataque, ninguém precisava ver o jogo inteirinho pra ter noção de que era pouco provável marcarmos gols. deivid & diogo podem ser a solução para isso. bem mais difícil certamente será fazer nosso meio-campo criar mais jogadas. o primeiro tempo foi de uma pobreza espiritual atroz. as chances, magras e humildes, apareciam em vislumbres de pets e fortuitas bolas esticadas de renato e williams. todas elas - que juntas não passaram de três ou quatro bolas - foram invariavelmente desperdiçadas por um val baiano nitidamente fora de forma, fora de tempo, fora de ritmo. como obina em seus last days na gávea. já o leandro amaral, te digo, não sei, não vi, não notei - esteve mesmo em campo?
e o time do atlético é tão aguerrido e tão explicitamente sem imaginação quanto o nosso. o que fez o jogo ser daqueles truncados. o petkovic deles é o paulo baier. e o treinador deles, o carpegiani, parece tão perdido quanto o nosso. mas carpegiani chegou lá dias desses, tu podes argumentar. já o rogério lourenço...
mesmo na indigência do primeiro tempo, o atlético deu pinta de que poderia aprontar. foram deles as duas chances: uma bola para fora de baier e uma na trave de maikon leite. daí em diante não vi mais nadja. mas bem posso imaginar o que se passou. já conheço esse filme.
talvez eu ainda veja o vetê na madrugada. até porque vou demorar um bocado pra dormir depois da gig desta noite.

saudades?




como bem diz o poeta,
quem é vivo sempre aparece:

lembras tu
do josiel?

pois é... o notável artilheiro
apresentou-se esta semana
a seu novo clube:
atlético goianiense.

pela cara de entusiasmo do
rapaz, nesta photo, podemos
esperar uma baita reacção do
lanterninha no brazileiro-2010.

em terreno selvagem

não se deixe enganar pelas arquibancadas nas belas cores vermelha & preta.
sabemos que a arena da baixada é território hostil para o clube de regatas do flamengo.
o rubro-negro carioca sempre costuma levar ferro no paraná... tanto faz se o adversário é o paraná clube, o c*ritiba ou o atlético paranaense. desconfio até que se o flamengo pegar o toledo ou o matsubara, leva banho do mesmo jeito.
pois bem, li agora uma reportagem que dá números à sina flamenga contra o atlético - e apenas contra o atlético, deixaram os outros carrascos estaduais de lado.
é alarmante: o flamengo não vence o atlético em c*ritiba há trinta e seis anos.
há, mas boa parte desse tempo, anos 1980, por exemplo, os dois times mal se cruzavam. verdad. mas isso não explica tudo, muito menos nos serve de desculpa. pois foram quinze jogos desde a última vitória, no brazileiro-1974, contando três empates - e doze derrotas. a tal última vitória foi no couto pereira (mengo 2 x 1), quando a arena ainda nem existia. depois que a ergueram, há dez jogos, 1999, o fla simplesmente não vence.
o flamenguista de boa memória sabe que não...
venceremos hoje?
pois é... hoje tem jogo do mengão lá em c*ritiba.
a rapaziada, que estava toda tensa com o mercado europeu, que depois ficou toda feliz com deivid & diogo, até tinha se esquecido. décima-quinta rodada do brazileiro-2010. pois vencer hoje, veja lá que ideia absurda me passou pela cabeza, se vencermos hoje, continuaremos ali na zona fronteiriça ao G-4. quanto mais perto dali pudermos nos manter neste final de turno, um tanto mais fácil será o returno, quando teremos enfim um time propenso a meter gol.

sábado, 21 de agosto de 2010

pegou meio mal

a galera da internazionale de milano não curtiu muito aquele papo do adriano de abandonar o futebol e tal.
no início do ano passado, ele rescindiu com a inter. deu perdido dizendo que tinha largado o ofício. pouco depois, apareceu aqui no clube de regatas do flamengo. foi campeão nacional pelo mengão, tu sabes bem. há pouco voltou pra itália.
a ironia da vida. pois não é que hoje a estreia oficial do adriano pelo seu novo clube, a roma, foi justamente em... milano?
nosso imperador acaba de entrar no gramado do estádio giuseppe meazza para, defendendo a roma, disputar a supercopa da itália contra a... bem, justamente contra a... internazionale de milano.
imperatore entrou em meados do segundo tempo. prontamente recebido com vaias dos antigos súditos. a cada tocar na pelota, mais vaias. para não restarem dúvidas. e nem deu pra adriano fugir dos apupos. segundo os médicos da roma, ele está 15 quilinhos acima do peso. sua silhueta em campo foi alvo fácil para a rapaziada.
(em tempo: a inter venceu por 3 x 1, de virada)

a aposta petkovic & seu curto prazo de validade

dejan petkovic já tem trinta e oito aninhos. e a idade pesa mais que gostaríamos.
petkovildo não é nenhum garoto, não é nenhuma máquina.
rogério lourenço agora admite que nosso longevo camisa 10 está comezando a dar pau.
oras... andrade mesmo, no início da temporada, já percebera isso. tanto que, para desespero mal disfarçado de parte da torcida (e do sérvio também), andou preferindo vinicius pachecho. então chegamos àquele ponto em que eu te pergunto: o garoto pacheco é tipo petkovic? nã. muito menos a outra tentativa de sombra por ali, aquele patetiko ramon, de quem já nos livramos.
e exactamente é este o problema, que agora rogério verbaliza.
Precisamos buscar um jogador que se aproxime das características do Petkovic. O Renato Abreu atua bem por ali. Precisamos estar prontos e sabemos que teremos uma sequência de 15 jogos em praticamente 45, 50 dias. É obvio que a preparação do Petkovic será fundamental, até para que todos não sejam surpreendidos.
a rigor, no entanto, o fla erra com petkovic desde a conquista do brazileiro-2009. como errou ao administrar adriano imperatore, errou ao dar folga prolongada a petkovic, janeiro a dentro. ele perdeu a (curta) pré-temporada, não entrou em forma em tempo de nos salvar na libertas e, ainda hoje, quase setembro, esse atraso cobra a conta.
os prezados leitores do "mengo beat" já repetidamente diagnosticaram nos comments um dos kronicos defeitos do mengão: a falta de criatividade, de criação de jogadas.
agora... quem poderia ajudar/substituir pet? não me parece ser renato pelé o cara pra isso. como não o era pacheco. quem? no futebol brazileiro consigo pensar em três ou quatro, todos já bem empregados: ganso do santos, conca do flu, d'alessandro do inter, talvez diego souza do atlético, talvez vovô ramon do vitória. na temporada de fofocas, encerrada esta semana, lembrou-se de thiago neves. esse é mau caráter. mas seria um além daqueles três ou quatro... e quem mais?
(na falta de resposta, minha solução passa pelo post abaixo: 4-2-3-1 pra aliviar pets.)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

pranchetinha beat

nesta hora é que a gente sente falta do joel santana. mas vou aqui pegar uma pranchetinha imaginária para tentar espalhar em campo o novo flamengo para este brazileiro-2010.
é apenas uma sugestão, mas vou adotar o esquema da moda: 4-2-3-1.
marcelo lomba no gol. parece ser ponto pacífico, certo?
pasamos logo às laterais e lá nos encontraremos com os dois malas de sempre: leonardo moura pela direita, juan maldonado pela esquerda. se me perguntasse, eu queria muito o garoto everton ali na canhota, mas como ele não veio...
para a dupla de área, tenho minhas dúvidas: jean e angelim, david e angelim, wellington e angelim? de qualquer forma, não me preocupo muito com eles pois nosso rogério lourenço até tem sabido armar esse miolo, que já não bate mais cabeza como batia. para escolher um zagueiro central, vou de david, que tem estrela. david e angelim.
chegando ao meio-campo, me parece que podemos ter uma dupla de volantes bastante considerável: williams pela direita e correa pela esquerda. com a desvantagem de williams não ser lá dos melhores na saída de bola. com a vantagem de ambos poderem chegar ao ataque. e acho que eles se encaixam bem com os laterais. se o zico fechar com maldonado e segurar williams, veja que belo, teremos até opções.
um passo à frente e chegamos aos três meias. o armador clássico: petkovic fazendo os caboclos girarem à sua volta. acho que o garoto diogo e o renato pelé podem ajudar pets. os dois têm mais pernas, podem trabalhar na armação, podem fazer triangulações (juan e correa e pelé num lado, moura e williams e diogo noutro lado), podem inverter posições e podem chegar ao ataque com qualidade para encontrarem...
o centroavante que será, oras, deivid. já basta de val baiano.
no banco: paulo victor, everton silva, wellington, jean, alvim, toró, lennon, rômulo, saba, camacho, vinicius pacheco, leandro amaral e diego maurício. todo mundo bem confortável, bem sentadinho. não consegui espazo na minha prancheta para kleberson, michael, ramon, fierro, val baiano e cristian borja. de minha parte, esses já podem se retirar. grato.
(importante update: só agora, horas depois de escrever este texto, percebo que esqueci de mencionar
o fernando goyas. os leitores também esqueceram dele. só pra gente ver o quanto ele é importante.)

fazendo sua cabeza

a rapaziada já anda chamando
o novo ataque do flamengo de
D2: diogo & deivid

a bola da vez

pode-se dizer que o clube de regatas do flamengo está a montar um time de futebol.
estamos no meio de um campeonato nacional, mas tanto aqui quanto lá nas oropa da vida a sensação é de início de temporada. são as maravilhas do desporto globalizado.
te digo que o deivid será importante pacas no que resta de brazileiro-2010, e depois.
e ainda temos que dar uma aprumada nos papéis do rapaz diogo, pelo que estão a dizer ainda falta cousa.
lamento apenas que a volta do garoto everton tenha embaçado. não se pode mesmo ter tudo. não há de ser nadja, esperamos por ele no início de 2011.
mas este longo mês de agosto de 2010 ainda tem onze dias para acabar - e muita cousa pode rolar com a janela de transferências aberta no sentido brazil-exterior.
penso que nossas prioridades devem ser estas:
1. renovar com o maldonado
2. segurar o williams
3. encontrar uso ou destinação para o kleberson (aquele peia)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

o dono da bola

valeu esperar.
deivid & diogo foram tacada de mestre do arthur antunes coimbra.
golazo aos quarenta e cinco do segundo tempo.
mas, por obséquio, me permita lembrar aqui o óbvio:
zico foi factor decisivo tanto na contractação de deivid quanto no empréstimo de diogo. claro. não apenas por ter treinado cada um deles, primeiro deivid no fenerbahçe, después diogo no olimpyakos, cativando os moços graças a seu carisma pessoal e seu trabalho diário. mas também por nosso zico, sendo ele a pessoa digna e correcta que é, ter deixado cada um desses clubes em bons termos, deixado as proverbiais portas abertas, com os kartolas turkos e gregos dispostos a negociarem ali adiante com o ex-empregado.
(e zico foi sordidamente dispensado por fax do olimpyakos, hein?)
vamos lá, vamos segurar a onda.
o brazileiro-2010 está duro, mas já foi pior.
ah, sim, e borja nunka mais...

juntos, sempre, com o zico, pelo flamengo!

elegante

deivid de vermelho e preto
a montagem tosquis mas sincera está no próprio site oficial de deivid: http://www.deividgol.com.br/noticias_interna.php?c=308
e lá também tem isto aqui:
Estou muito feliz por poder jogar no Flamengo. Nasci no Rio e nunca escondi que, em minha infância, era torcedor do clube. Sempre tive um respeito muito grande pela nação rubro-negra e prometo fazer de tudo para dar muitas alegrias para a maior torcida do Brasil.

mengão na expectativa

pois então eu li isto aqui num lugar:
"enfim, diretoria do flamengo anuncia as contratações de deivid e diogo"
segurei a onda e chequei noutro lugar:
"deivid e diogo são jogadores do fla"
então fui direto à fonte oficial de uma vez:
"deivid e diogo acertam com o flamengo"
http://www.flamengo.com.br/site/noticias/noticia.php?id=10102

de modo que parece que agora...
mas aí o site da espn brazil avisa que só o nome do deivid consta do misterioso informativo oficial da confederação brazileira de futebol, o tal do bid. mas parece que isso seria mais um problema da cbf do que um problema do flamengo, pois o nome de ambos aparece no bira, que é uma espécie de bid da federação carioca e tá valendo. enfim...

por favor, williams, fiquem!

o empresário do williams está doidinho pra vendê-lo. já nem disfarça.
a janela europeia fecha logo mais, dentro de poucas horas, no sentido exterior-brazil, porque foi antecipada a pedido do internacional de porto alegre etc.
mas a janela seguirá aberta, escancarada, no sentido brazil-exterior até o dia trinta e um do corrente. ou seja...
o empresário de williams, um certo senhor sérgio dias (baptista? o dos mutantes?) tem ainda mais doze dias para negociá-lo. mas primeiro tem que achar quem o queira. ele diz que o benfica já está de olho, teria feito uma "sondagem" e tal. "mas não é nada oficial", ele disse, reunindo a imprensa. e garantiu ainda que tem gente da rússia e da espanha a fim de levar williams.
(williams já tem até preço: três milhões de euros.)
e tu sabes como funziona, né? pagou, levou. pronto.
seria uma grande perda para o clube de regatas do flamengo.
ou melhor, seriam grandes perdas.
porque o williams não é um só. pode reparar: o williams são dois ou três.

amuleto

enquanto o deivid não vem, vamos falar do david.
que mocinho predestinado esse david, não?
entrou na roubada, última rodada do brazileiro-2009, no lugar do xerife álvaro. não só jogou muito bem como meteu o gol de empate na gloriosa virada rubro-negra contra o grêmio. não foi um gol qualquer. foi um gol de empenho - enquanto adriano imperatore desistia da jogada e pedia mão do adversário (o que não houve) - a pelota pererequeava em direcção a david.
david teve seu empréstimo renovado pelo flamengo junto ao panathinaikos - não graças a kleberson, que fez questão de melar aquele acerto que ainda envolvia gilberto silva.
é bem verdade que david andou vacilando quando não devia, tipo no segundo jogo com o corinthians paulista na libertas-2010, mas tenho boa vontade com ele. ao contrário de tantos bacanas na gávea, ele é um sujeito que tem mais futuro que passado.
talvez david volte ao time já no domingo, contra o atlético paranaense. há dois meses afastado, por conta dessa pendenga, ele diz estar em forma e a fim de jogo. vamos lá.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

êpa...

nem vou falar nadja, pra não dar xabu
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/08/fla-tambem-acerta-com-deivid.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

fierro na boneka

pois é... notícia ruim chega ligeiro.
eu estava na pilha pra confirmar a compra do garoto diogo (ex-lusa) pelo clube de regatas do flamengo, mas o senhor arthur antunes coimbra mandou segurar a wave enquanto os gregos lá não nos mandam de vez a papelada do guri. oquei.
portanto não falo de diogo aqui. a boa notícia a gente espera.
vamos então à notícia ruim... the breaking news do noticiário porteño:
"fierro não fecha com o boca juniors e voltará ao flamengo"
é isso aí, moçada, gonzalo fierro logo mais bate na gávea once more.
deu zebra o acerto com o boca por causa de um seguro de saúde que blablablá.
gonzalo fierro diz estar consternado: Estou muito triste. Queria muito ficar no Boca, era um sonho, mas minha carreira não se acabará agora...
pois é, fierro, se tu estás muito triste, imagine eu.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/08/17/por-falta-de-seguro-fierro-nao-fecha-com-boca-juniors-e-voltara-ao-flamengo.jhtm

com zico, pelo flamengo

é isso aí, macakada...
o time deste ano tá uma piada, mas vamos em frente que não há de ser nada.
aqui estamos com zico, então estamos com o certo. vamos enfrentar a dureza.
a torcida do flamengo no rio tirou o dia de hoje pra abrazar o galo e mostrar apoio.
eu faria o mesmo se por lá estivesse - como não estou, faço isso daqui mesmo.
http://extra.globo.com/esporte/jogoextra/posts/2010/08/17/zico-recebe-apoio-da-torcida-do-flamengo-316649.asp

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

o canto do pregoeiro

última semana de mercado.
chegou a hora da xêpa.
fofoquinhas a mil na gávea... mas e então...
quem tu achas que o mengão vai contractar, hein?

a) thiago neves (ex-flu)
b) garoto everton (ex-fla)
c) deivid (ex-corinthians)
d) diogo (ex-lusa)
e) dagoberto (são paulo)
f) jorge wagner (são paulo)
g) geovanni (ex-cruzeiro e barça)
h) ........................ (preencha com um nome qualquer de sua preferência)
i) depois de val baiano, cristian borja e leandro amaral, melhor deixar quieto
j) o ronaldinho gaúcho (huaha)

domingo, 15 de agosto de 2010

gastrite

uma boa leitura de domingo para você, camarada rubro-negro:
entrevista da presidente patricia amorim à reporter marluci martins, do jornal lance, que foi publicada também no terra.
patricia fala sobre as questões da hora na gávea (a ajuda de zico, a remontagem do time, o mico bruno zousa, etc) sem fugir das piores perguntas. fala também sobre o futuro, e como chegar lá a partir daqui. ela gostaria de ter de volta no flamengo a rapaziada formada em casa, como julio cesar e juan. até felipe mello, mesmo ele sendo doido. mas deu na lata do imperatore ("gordo e de cara feia").
e, lá pelas tantas, a patricia te dá a real: Durmo mal. A vida mudou. É assustador. Emagreci. Não tenho fome. Não posso caminhar na praia. Não faço mais compra no supermercado. Outro dia, um cara parou na minha frente e falou: "Patrícia, vai tomar no c*" Meu Deus, tenho que tomar muito cuidado. Tenho gastrite e enxaquecas.
a gente vê esses sujeitos poderosos falando na tevê - josé serra, dona dilma, ricardo teixeira, juvenal juvêncio - e parecem uns psicopatas.
patricia amorim parece franca e genuína. prefiro assim.
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/noticias/0,,OI4624012-EI15406,00-Presidente+do+Fla+quero+Ronaldinho+Juan+e+Julio+Cesar.html

sábado, 14 de agosto de 2010

mengão 1 x 0 ceará (a chronicle)

convoque um ganso, um pato e um neymar. dê um par de colectivos para eles. e atenção: alguma cousa pode acontecer. como de facto aconteceu, semana última, com o time do brazil nos states. porque ganso, pato e neymar conhecem tudo de bola.
contrate a tapa um val baiano, um leandro amaral e um renato pelé. dê uma semana de treinos para eles. e pode ficar tranquilo: cousa alguma vai acontecer. como de facto não aconteceu agora à noite nesse flamengo x ceará da décima-quarta rodada do brazileiro-2010. porque baiano, amaral e este pelé não são craques. são jogadores esforçados, trintões que já viveram melhores jornadas, agora longe da forma fisika ideal, e que bateram na gávea dia desses.
agradeçamos a victoria ao único sujeito em todo o marakas (fora o zico sentado nas tribunas) que pode ser chamado de craque de bola. dejan petkovic, no finalzinho do primeiro tempo, bateu penalty com fineza, deslocando nosso velho conhecido, o arqueiro diego. garantiu três pontinhos ótimos para uma exibição mediokre.
aliás, o penalty... a dizer que foi cavado graças ao williams. sempre que o jogo é um perde-e-ganha no meio-campo, como hoje, o williams se sobressai a correr feito louko de área a área. numa dessas, inventou uma pedalada e esperou o empurrão.
assim o mengo conseguiu marcar seu tão aguardado gol depois de longas três rodadas ladeira abaixo na tabela.
o clube de regatas do flamengo se apresentou no marakas com marcelo lomba no gol, wellington e angelim na zaga, leonardo moura na direita, infame michael na esquerda, correa na cabeça-de-área, williams e renato no meio, petkovic armando, leandro amaral e val baiano formando na frente a oitava dupla do mengo neste certame.
o flamengo foi um remendão. e jogou tal e qual. o desentrosamento tornando tudo ainda mais difícil: poucos chutes a gol (seis ou sete), incontáveis erros de passe, mais faltas que o usual, raras jogadas de linha de fundo e algumas tentativas toskas & desesperadas de partir pro ataque (wellington encarnando um lúcio à seled*nga, michael correndo mais do que a bola).
em todos os setores tinha uma novidade. wellington voltando no lugar de jean já suspenso. lembraram que michael era lateral, quando juan maldonado alegou c*ganeira pra não jogar. e amaral ajudando val baiano a não fazer nadja num ataque que, em verdade, recebeu poucas bolas. depois o rogério lourenço ainda teve a moral de botar david pra segurar o 1 x 0.
em qualquer pelada, no entanto, sempre tem aquele que se sai melhorzinho... hoje foi o renato.
deixando de lado a antiga marra e se matando pelo time, tentando repetir na esquerda o que williams, cavalo campeão, fazia facinho na direita: subir e descer e subir e descer pra sempre. para quem tinha kleberson por ali até semana passada, renato foi um alento. e ainda lembrou o renato pelé de outra epoka numa jogada isolada. falta lá de longe, em meados da etapa complementar. o camarada pegou uma bicanka tão bela, tão na veia que o diego deve ter ficado com os dedos doendo.
quanto ao simpatiko time do ceará, melhor defesa e pior ataque do brazileiro-2010, te digo que lamento pelos camaradas - nem técnico eles têm mais - mario sergio ainda não apareceu por lá. o time deu aquela subidinha inesperada no começo do certame mas agora deve desabar feito jaka. só espero que o flamengo aproveite o vácuo e suba um bocadinho.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

do lado de lá

diego esquentou o banco do time do flamengo por três temporadas. até que julio cesar foi vendido para a internazionale de milano.
então chegou a ser titular por alguns meses. incluindo parte da copa do brazil-2006. mas o fla trouxe bruno zousa no meio da temporada, e lá foi diego esquentar o banco por mais três anos.
até que diego, 28 anos, cansou de passar metade da vida sentado. pediu pra ser negociado com o ceará. foi em janeiro. por ironia, meses depois, o gol do clube de regatas do flamengo estava vago.
marcelo lomba agradece. de terceiro arqueiro em dezembro para titular absoluto em agosto, lombástico soube esperar a chance e, agora que ela chegou por vias trashes, está a agarrá-la.
e diego, a dizer, está bem demais, ele também. sofrendo dois gols nas sete rodadas pré-afrika-2010, diego foi um dos responsáveis pela louka ascensão do ceará. já disputadas treze rodadas, a defesa deles é la mejor do brazileiro-2010 (seis gols).
amanhã diego reencontra marcelo lomba e seus amigos no marakas. sua primeira vez contra o antigo clube.
lembrando que o mengo não consegue meter um único e miserável gol há três jogos... ah, quebra essa pra gente, diegão!

palabra de maldonado

enfim fizeram jornalismo no rio de janeiro. foram lá na gávea e perguntaram pro maldonado: e então, parceiro, fica ou vai nessa?
maldonado garantiu à reportagem da espn que quer continuar no clube de regatas do flamengo. agradece o interesse do atlético mineiro. mas quer seguir no mais querido.
Acredito que nos próximos dias teremos uma definição, até porque quero também resolver logo isso. A prioridade é do Flamengo porque estou bem aqui, confio nas pessoas que comandam o clube e considero que seria uma boa a continuação do trabalho. Caso as negociações não tenham um final feliz, naturalmente conversarei com o Atlético e com outros clubes.
pronto. prezado galinho e prezada patricia amorim, agora é com vocês. quem tem grana pra trazer val baiano & cristian borja tem dinheiro de sobra para fechar com quem já está em casa - e anda fazendo falta.
http://espnbrasil.terra.com.br/flamengo/noticia/141712_NA+MIRA+DO+ATLETICO+MG+MALDONADO+DA+PRIORIDADE+AO+FLAMENGO

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

uma pegadinha no twitter & o melankolico futuro do garoto felipe mello

pobre felipe mello.
esse garotinho rubro-negro aqui do lado se transformou num camarada completamente desregulado, tu sabes bem.
a última de nosso craque felipe mello foi dar um miguel no twitter dia desses - dizendo que ele pode ser repatriado pelo clube de regatas do flamengo a qualquer momento.
oras, tal ameaça foi hoje imediatamente rechaçada na gávea.
felipe mello, coitado, tornou-se um proscrito no mundo do futebol.
já não tem mais clima nem lá na juventus de turim.
sinceramente sinto pena desse infeliz.
passado mais de mês da derrota do time d*ngster em porto elizabeth, te digo aqui o seguinte...
perceba como o felipe mello nunka poderia ter entrado numa seleção brazileira de futebol para a disputa de uma copa do mundo. se ele esteve lá em afrika-2010 e fez as lambanças que fez, a culpa é todinha da dupla dinamika d*nga & jorginho.
felipe mello, se fosse mesmo o caso de chegar a um mundial pela seleção, já dera provas de que não tinha condições de se manter na equipe durante o certame. depois de ter feito o que fez no jogo com portugal, quando esteve prestes a ser expulso numa partida de resto pacífica, era para ter sido imediatamente colocado na geladeira da seleção - enfiado ali entre kleberson e grafite. ao escalá-lo mais adiante justamente num embate decisivo contra a holanda, d*nga & jorginho assinaram sua culpa - e seu atestado de chucrice.
felipe mello é uma vítima da desrazão alheia - e de seus mais baixos instintos "guerreiros".

onde andará maldonado?

o maldonado anda tão sumido - do time do flamengo e do noticiário esportivo - que o brother andré de garcia lanzou esta perguntinha ontem: e maldonado, cadê?
muito estranho o que se passa entre o chileno maldonado e o clube de regatas do flamengo. depois da copa do mundo (ainda voltando de séria lesão, ele não foi convocado por el loco bielsa), o gringo nunca mais apareceu no time titular. rômulo e correa já jogaram na posição dele desde então. na última rodada, sem correa, chegou-se a cogitar fernando goyas por ali e, na hora agá, o rogério lourenço até preferiu lanzar o antônio (zero participações anteriores no time profissional) na fogueira do pakaembas. e nadja de maldonado.
não é que maldonado ande fora de forma again. ele até treinou entre os reservas contra o bangu, por exemplo, na terça-feira.
não é que maldonado esteja sem contracto. (quem estava assim era o beque david que, parece, fechou ontem.) é sabido que o contracto de maldonado ainda vale até o dia 31 deste mês.
o que pega, então, com maldonado?
me parece que surgiu uma explicação com uma notícia que pipocou na página do uol agora de manhãzinha:
"o atlético mineiro quer maldonado para o brazileiro-2010".
a fonte da notícia sendo um diretor do próprio alvinegro, eduardo maluf.
bueno. logikamente faz todo o sentido. o atlético é dirigido por vandemburgo luxerlei, velho amigo do maldonado. o atlético anda cheio de dinheiro e não para de contractar gente. e mesmo assim o atlético está numa draga ainda pior que a nossa, afundado há boas rodadas na zona de rebaixamento. e, por fim, a defesa atleticana está um esculacho: 25 gols sofridos em 13 jogos (saldo negativo de 11).
maluf foi na lata: O Maldonado tem contrato com o Flamengo até 31 de agosto e manifestou o interesse de sair. Estamos na parada, vamos tentar ver se a gente consegue acertar com o Maldonado.
não sei te dizer se maldonado, como diz maluf, de facto demonstra interesse em sair do clube.
sei que ele subiu no telhado. percebe-se que o flamengo não anda fazendo a menor questão de tê-lo por lá.
vale lembrar que um time da primeira divisão não pode vender a outro um jogador que tenha feito seis jogos pela equipe ao longo do certame. maldonado já fez três jogos pelo mengo (contra grêmio, palmeiras e goyas) até agora. vamos ver se fará mais algum.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

um álbum difícil de completar

o kampeonato brazileiro-2010 já vai para sua décima-quarta rodada...
e acaba de ser lanzado o álbum de figurinhas desta temporada.
maneiríssimo!
mas tenho cá algumas dúvidas...
será que nele o flamengo já tem seus craques internacionais val baiano e cristian borja?
e o renato pelé? será que tem? do kleberson seguro que deve ter...
marcelo lomba? será que fizeram cromos autocolantes do bruno zousa?
vai ser difícil fechar o mengão. nem o zico e a patricia amorim têm conseguido...
e o washington, hein? está na página do são paulo ou na página do fluzão?
tem repetida do washington? tem duas?
o kleber gladiador está na página do cruzeiro? do palmeiras? e tem valdivia lá? e o fabricio?
será que tem figurinha de treinador? se tiver vai dar rolo:
o que vamos fazer com a figurinha do rogério daqui pra pouco?

saudades do garoto bom de bola

os kartolas do clube de regatas do flamengo têm até o dia dezenove pra dar uns tapas nesse elenco meia boca que está aí.
a principal conversa fiada que rola por lá envolve o thiago neves, que seria trazido da arábia pelo empresário leo rabello depois de longas conversações entre o camarada e a patricia amorim. blablablá. thiago neves, conhecemos de longa data, tem sangue de barata e é mais falso do que nota de três reais. costuma assinar contractos em cima de contractos - que o digam fluminense, palmeiras e paraná clube, não é mesmo?
melhor abrir o olho, dona patricia...
outra fofoquinha, no entanto, não alimenta as manchetes mas dá a entender o retorno de um sujeito muito sangue bom: o everton.
o garoto everton arrebentou no brazileiro-2009 (photo).
vendido pela traffic ao tigres do méxico no início deste ano, o garoto anda encostadão por lá. ele não joga e ainda tem um longo contracto pela frente. seria, então, interesse da traffic dar uma sacudida nisso e trazê-lo de volta para quem lhe quer bem.
everton, 21 anos, foi revelado no paraná clube e chegou no mengão com caio junior, o omisso, no início de 2008. agora ele cairia bem demais ali no meio-campo, pela canhota, onde kleberson já não faz nadja há um bom tempo. ou poderia novamente entrar no lugar de juan maldonado, onde ele se saiu tranquilamente no ano passado...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

um dia tranquilo na gávea

defendo o direito universal do torcedor de futebol a soprar sua corneta.
eu mesmo montei cá o "mengo beat" para cornetear sossegado em meu cantinho.
mas sou contra torcedor se meter com dirigente.
e só para tu veres a quantas anda o ambiente na gávea: hoje zico recebeu um grupo de torcedores para discutirem sobre o time e a draga em que nos encontramos. ao que parece, eles pediram ao galo a cabeza de rogério lourenço e o imediato afastamento de cristian borja e val baiano da equipe titular.
sou contra essas representações de torcida, sou contra esses "torcedores profissionais" que vivem disso. e já sei da trairagem rubro-negra - zico deve saber disso bem mais do que eu - mas devo admitir que as reivindicações apresentadas são assaz lúcidas.
pelo sim, pelo não, a patricia amorim teve um encontro a portas fechadas hoje com o treinador. pelo sim, pelo não, rogério parece agora disposto a promover as estreias de renato pelé e leandro amaral antes do previsto: já neste sábado, diante do ceará, no marakas, pela décima-quarta rodada do brazileiro-2010.
a batatinha do rogério tá assando em fogo alto - e ele já sentiu o cheirinho de ruffles.