domingo, 8 de agosto de 2010

corinthians paulista 1 x 0 mengão (a chronicle)

fiquei feliz de não ter ido ao pakaembas.
passar frio por horas a fio e cruzar com um bando de gambás no metrô e sair do estádio escoltado pela polícia montada não são a minha definição de domingo divertido. muito menos torcer para um time com cristian borja & val baiano é o tipo de ideia que me excita a sair de casa. de modo que colecionamos mais um placar previsível e cá vamos nos arrastando tabela abaixo no brazileiro-2010.
o clube de regatas do flamengo retornou ao pakaembas diante de um corinthians paulista cujos mais histriônicos torcedores prometiam vingar a eliminação na libertas-2010. huahuah. pobres.
para a décima-terceira rodada do brazileiro-2010, o mengão, que já não é mais nem sombra daquele de dois, três meses atrás, se viu emboskado em são paulo com a seguinte formação: marcelo lomba no gol, jean e angelim na zaga, leo moura na direita, juan maldonado na esquerda, garoto antônio na cabeça-de-área, williams e kleberson no meio, petkovic armando, borja e baiano na frente.
este time do flamengo é capaz de passar largos minutos sem oferecer risko algum, largos minutos sem sequer chutar uma bola na direcção da meta adversária. por exemplo, terminamos o primeiro tempo de hoje com apenas três chutes a gol. de cabeza eu sei te dizer quais foram: um raro tiro de moura à longa distância que o arqueiro encaixou, uma batida de falta do petkovildo rente à trave e uma bola que o inkrivel borja, sozinho na risca da pequena área, teve as manhas de isolar para a arquibancada.
nenhum desses lances levou grande perigo à meta corinthiana ou grande inquietação ao novo time de adilson baptista. quando esses dois últimos lances aconteceram, os anfitriões já estavam à frente do marcador. gol de elias (seleça nele, mano) no finalzinho da etapa. elias bateu de longe, como já tinham arriscado assim jucilei e roberto carlos. o mesmo juça ainda tivera uma bola no corpo-a-corpo com lomba na pequena área. e moura fizera penalty em jorge henrique que ficou barato porque jorge henrique é tão cai-cai que já não apitam quando ele é de facto derrubado.
rogério lourenço tinha ameaçado mandar fernando goyas para jogo nos últimos dias. mas, afinal, lembrou-se do discurso de zico sobre levar fé na molekada do ninho do urubu, e saimos jogando com o garoto antônio, a estrear no time principal. entrou na fogueira, o rapaz.
em meados da etapa complementar, o jogo até deu uma esquentada. porque entrou moleque querendo jogo - nos dois times. entraram diego maurício e vinicius pacheco no mengão - rogério é um gênio da lâmpada, nã? - mas também entrou o michael - pra equilibrar a mediokridade. no finalzinho, pacheco quase fez um gol depois de lambança do goleiro julio cesar. pena. teria sido um gol muito importante para forçar o retorno de pachecão ao onze titular. como não entrou, vamos ter que aturar borja & baiano por mais umas duas semanas.
o que compromete mesmo o time é a solene falta de criação no meio-campo e a ineficiência do ataque que, além de não marcar gol, não bater a gol, também não consegue manter a bola sob controle, trocar passes. para o corinthians, bastou meter o ralf na cola do pets - e pronto. os caras ainda ficaram com elias sobrando no meio-campo, subindo direto ao ataque. isso que o corinthians já foi a campo com três atacantes (dentinho, iarley e jorge henrique). sorte nossa que bruno césar nem jogou e dentinho saiu rapidinho. e sorte que o corinthians, apesar desse pendor ofensivo, é mais um daqueles times que faz 1 x 0 e não esquenta mais a cabeza com isso.