sábado, 14 de agosto de 2010

mengão 1 x 0 ceará (a chronicle)

convoque um ganso, um pato e um neymar. dê um par de colectivos para eles. e atenção: alguma cousa pode acontecer. como de facto aconteceu, semana última, com o time do brazil nos states. porque ganso, pato e neymar conhecem tudo de bola.
contrate a tapa um val baiano, um leandro amaral e um renato pelé. dê uma semana de treinos para eles. e pode ficar tranquilo: cousa alguma vai acontecer. como de facto não aconteceu agora à noite nesse flamengo x ceará da décima-quarta rodada do brazileiro-2010. porque baiano, amaral e este pelé não são craques. são jogadores esforçados, trintões que já viveram melhores jornadas, agora longe da forma fisika ideal, e que bateram na gávea dia desses.
agradeçamos a victoria ao único sujeito em todo o marakas (fora o zico sentado nas tribunas) que pode ser chamado de craque de bola. dejan petkovic, no finalzinho do primeiro tempo, bateu penalty com fineza, deslocando nosso velho conhecido, o arqueiro diego. garantiu três pontinhos ótimos para uma exibição mediokre.
aliás, o penalty... a dizer que foi cavado graças ao williams. sempre que o jogo é um perde-e-ganha no meio-campo, como hoje, o williams se sobressai a correr feito louko de área a área. numa dessas, inventou uma pedalada e esperou o empurrão.
assim o mengo conseguiu marcar seu tão aguardado gol depois de longas três rodadas ladeira abaixo na tabela.
o clube de regatas do flamengo se apresentou no marakas com marcelo lomba no gol, wellington e angelim na zaga, leonardo moura na direita, infame michael na esquerda, correa na cabeça-de-área, williams e renato no meio, petkovic armando, leandro amaral e val baiano formando na frente a oitava dupla do mengo neste certame.
o flamengo foi um remendão. e jogou tal e qual. o desentrosamento tornando tudo ainda mais difícil: poucos chutes a gol (seis ou sete), incontáveis erros de passe, mais faltas que o usual, raras jogadas de linha de fundo e algumas tentativas toskas & desesperadas de partir pro ataque (wellington encarnando um lúcio à seled*nga, michael correndo mais do que a bola).
em todos os setores tinha uma novidade. wellington voltando no lugar de jean já suspenso. lembraram que michael era lateral, quando juan maldonado alegou c*ganeira pra não jogar. e amaral ajudando val baiano a não fazer nadja num ataque que, em verdade, recebeu poucas bolas. depois o rogério lourenço ainda teve a moral de botar david pra segurar o 1 x 0.
em qualquer pelada, no entanto, sempre tem aquele que se sai melhorzinho... hoje foi o renato.
deixando de lado a antiga marra e se matando pelo time, tentando repetir na esquerda o que williams, cavalo campeão, fazia facinho na direita: subir e descer e subir e descer pra sempre. para quem tinha kleberson por ali até semana passada, renato foi um alento. e ainda lembrou o renato pelé de outra epoka numa jogada isolada. falta lá de longe, em meados da etapa complementar. o camarada pegou uma bicanka tão bela, tão na veia que o diego deve ter ficado com os dedos doendo.
quanto ao simpatiko time do ceará, melhor defesa e pior ataque do brazileiro-2010, te digo que lamento pelos camaradas - nem técnico eles têm mais - mario sergio ainda não apareceu por lá. o time deu aquela subidinha inesperada no começo do certame mas agora deve desabar feito jaka. só espero que o flamengo aproveite o vácuo e suba um bocadinho.