domingo, 29 de agosto de 2010

guarany 2 x 1 mengão (a chronicle)

era para tudo dar errado. terrivelmente errado.
mas estava dando certo. até dar realmente errado.
terrivelmente errado.
o flamengo chegou sem treinador a campinas. silas foi chamado com urgência. ficou nas tribunas, ao lado de zico, a testemunhar uma das partidas mais infames de todos os tempos.
val baiano saiu jogando na equipe titular. diogo se machucou ainda no primeiro tempo. entrou o toró no lugar dele. depois de apenas trinta minutos, o time abriu o bico sob o solaço. o clima ficou tenso. o guarany passou a acertar os contra-ataques. o garoto mazola, numa dessas, acabou derrubado por lomba na área. era para ser penalty e expulsão. o juiz arílson bispo da anunciação acomodou: falta e amarelo. então, na última bola da etapa inicial, petkovic bateu um escanteio perfeito lá para o segundo pau, donde jean meteu de cabeza. pura emossão.
o clube de regatas do flamengo esteve em campinas sob a orientação de toninho barroso. o encontro com o guarany valendo pela décima-sétima rodada do brazileiro-2010. uma única alteração na escalação do último jogo de rogério lourenço. leandro amaral, véio e cansado, dando vez a val baiano, gordo e lento.
o flamengo, assim, formou no brinco de ouro da princesa com marcelo lomba na meta, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, correa e williams na cabeça de área, renato e petkovic no meio, diogo e val baiano na frente.
o primeiro tempo do prélio foi aquilo. fomos salvos pelo apito e salvos pelo gongo, nessa ordem. mais sorte que juízo. mais juiz que juízo. num time que permanece torto para a direita. o motivo disso é simples: moura e williams funcionam bem pelo setor, o novato diogo também usa cair praquele lado.
val baiano isoladão no meio dos beques. cenário esse que não melhorou muito quando toninho resolveu subverter a ordem e o bom gosto ao meter torozinho no lugar de diogo. imagino que, ao fazer isso, a ideia dele fosse botar o pelé na frente. não funzionou, não.
menos mal que, com toró e williams e correa, o flamengo voltou para a etapa complementar com gente correndo em campo. assim ficou mais fácil de controlar a bola, trocar passes, marcar o mazola, manter o guarany longe da pelota, fazer o tempo passar.
tudo sob controle. o fla de buenas com o placar. o guarany nem de todo incomodado. e o val baiano seguindo como sempre, perdendo gols dentro da área, sorrindo amarelo a cada vez. juan cai pela esquerda, a bola cruza a pequena área, baiano manda pra fora. bola esticada para a bica da área, o goleiro sai mal, baiano manda pra fora. etc.
assim o jogo se encaminhava para um desfecho burocratiko.
arílson bispo da anunciação, no entanto, ainda tinha algo a fazer. tinha de marcar aquele penalty que ficara faltando. aproveitou uma trombada na área flamenga para inverter as cousas. mas penalty roubado não entra, lombástico não deixa. pura emossão!
... bem feliz?
então leia aqui o tempo real do globo esporte. que pra mim já deu.
quarenta e seis do segundo tempo: Rodrigo Heffner bate escanteio, Aílson sobe e testa. A bola desvia no joelho de Geovane e vai para o fundo da rede.
quarenta e oito do segundo tempo: Reinaldo recebe na entrada da área e bate no canto, a bola desvia em Jean e vai no canto esquerdo de Marcelo Lomba.