quarta-feira, 4 de agosto de 2010

passando a tranca no portão

a rapaziada anda incomodada demais com a precariedade do ataque do flamengo. é para se incomodar mesmo. cristian borja + val baiano seria uma dupla até bacana para a sociedade esportiva do gama. jamais para o clube de regatas do flamengo.
esse embaraço é tamanho que até nos fez deixar para segundo plano um factor extremamente positivo nas recentes apresentações do mengão.
perceba: se nessas cinco rodadas, desde o retorno do brazileiro-2010, só metemos míseros três gols, por outro lado, levamos apenas dois.
a lembrar: uma defesa vagabunda nos custou a goanabara-2010 e, mesmo com o clube inteiro alerta, fomos incapazes de consertá-la antes de irmos a pique na libertas-2010.
e agora, justinho quando perdemos o capitão bruno zousa, o suposto "melhor goleiro do brazil" etc e tal, eis que nossa retaguarda comeza a entrar no prumo. nesses cinco jogos, vale esmiuçar, nos fiamos na qualidade defensiva em não poucas oportunidades (vencendo magramente o foguito loser e o atlético goianiense, suando até que o hawaii empatasse no marakas) e assim seguramos um pontinho contra um vaisco ostensivamente superior - e evitamos uma chapuletada do internacional no beira-rio.
o mérito desse rearranjar defensivo é colectivo. o grande ronaldo angelim voltou aa boa forma e está a orientar os amigos na sabedoria. wellinton passou com seguranza pela zaga central, e mesmo jean tem sabido se comportar por ali. leonardo moura parece mais dedicado aa defesa. correa emprestou qualidade aa marcação e aa saída de bola, facilitando o trabalho do williams. e a ausência do torozinho (machucado) tem sido muito, muito importante, tem sido fundamental para o flamengo conseguir levar a campo um exercício proposto por rogério lourenço (ex-beque) nos treinos: evitar fazer falta. pode reparar como aqueles empurrões bobos na boca da área - ou ali pelas pontas -têm sido raros. até williams segura a onda.
taí um bom trabalho do lourenço, mostrando que as semanas de afrika-2010 serviram para algo além de o val baiano aumentar a pança.