domingo, 1 de agosto de 2010

mengão 0 x 0 vaisco (a chronicle)

sem provocações, sem gracinhas, até porque o ambiente não permite, eu simplesmente te digo que não me recordo de um clássico em que o vaisco da gama tenha levado mais gente ao marakas do que o mengo. não me vem aa cabeça. não num passado recente. talvez no auge da parceria eurico miranda & caixa d´água (o tri estadual da vaiscainada 1992/1993/1994). talvez.
o clima da galera rubro-negra pro compromisso desta décima-segunda rodada do brazileiro-2010 estava tão para baixo que eu nem me animei de ir caçar algum brother com pay-per-view. estou em brasília por alguns dias, e cá na famiglia beat não temos pacote do brazileirão - que meu pai não é sujeito bobo de cair nessas extorsões globosat/net.
bueno. só fui ver a partida agorinha. no videotape. já sabendo o placar. o que, admito, me poupou um bocadinho de estresse e me fez prestar mais atenção em alguns detalhes.
o clube de regata do flamengo, sabemos, formou com marcelo lomba no gol, jean e angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, correa na cabeça-de-área, williams e kleberson no meio, petkovic na armação, cristian borja e val baiano na frente.
de saída, tenho uma pergunta pra fazer... na real, eu acho bakana o zico falar de profissionalismo e tal, do grande c*ralho todo esse discurso. mas que espécie de "profissionalismo" é esse que permite a entrada em campo de um camarada como o val baiano, mais gordo que leitão no matadouro, hein?
rogério lourenço, em sua politika de substituir as pratas-da-casa pelos tais reforzos recém-chegados, insistiu com jean na zaga central. não comprometeu, não, pois os reforzos do bacalhao (nossos conhecidos felipe chinelinho e zé do boteko) preferiram se criar para cima de moura, correa e williams. mas jean não me passa firmeza alguma. e com o retorno do suspenso kleberson seleção, correa voltou a ser primeiro homem de meio-de-campo, num evidente desperdício. kleberson apareceu em uma ou duas bolas na frente, mas continua eficiente em sua estratégia de sumir em campo. bem que poderia sumir de vez e ir lá para a grécia, que seria um baita favor, mas evidentemente é pedir demais pra esse tr*lha.
com kleberson, o homem que nunka está lá, nossa meiúca fica sempre sobrecarregada com williams e correa tendo de marcar por quatro (pets é o outro camarada desse setor). e williams ainda encontra tempo e fôlego para tentar subir como ponta-direita. fenômeno.
o time do vaisco não é nenhuma maravilha mas, pelo menos, tem treinador e está tentando se encontrar. duas virtudes em relação ao flamengo. o vaisco soube se espalhar em campo de maneira mais uniforme e organizada praticamente por todos os noventa minutos. principalmente enquanto chinelinho e boteko tiveram pernas. después de eles cansarem, pc gusmão ainda tentou voltar aa carga com eder luis na frente e garoto fagner na avenida juan maldonado. enquanto nosso lourenço aproveitou as substituições para exumar antigos fantasmas e nos lembrar da existência de fernando goyas e michael. por mil diabos.
como leo moura e juan maldonado repetidamente se afunilam pelo meio, deixando nossas pontas para aventureiros como williams ou pacheco (na segunda etapa), o mengo batia e rebatia e ficava preso na marcação deles. por sua vez, o vaisco vivia de jogadinhas de efeito do felipe - e de chutes de fora da área que não levaram perigo algum ao lombeira. com centenas de passes errados de ambos os lados, o so called clássico atingiu baixíssimo nível tecniko. (abrazo pro mano menezes, que gastou seu domingo vendo o jogo errado.)
de resto, deixo apenas uma nota de desagravo em relação aa dupla de ataque escalada hoje por rogério lourenço. desde já val baiano & cristian borja entram para os anais do mais triste e desairoso folklore rubro-negro. portanto, creio que aqui cabe mais uma perguntinha para o zico e para nossa diretoria... por que falar tanto em categorias de base e em formação de atletas se nós rifamos, rapidinho, a nossa molekada para apostar em borja & baiano? hein?
há duas semanas estávamos em quarto lugar no brazileiro-2010. agora já estamos em oitavo.