domingo, 29 de agosto de 2010

o legado de rogério lourenço

é preciso saber não andar para trás. o novo técnico do clube de regatas do flamengo, seja lá quem for, não pode querer recomeçar do zero. terá de ter humildade e cabeza aberta para herdar parte do que lhe deixou o antecessor.
até porque, e já vimos isso neste blog, os times do brazileiro-2010 estão a abrir a tradicional maratona de agosto-setembro-outubro, com jogos quartas & domingos.
não teremos tempo para um professor pardal. nem jogos a perder.
no meu entender, rogério lourenço deixou duas ou três conquistas em seus quatro meses de job. será importante que, a partir delas, o novo treinador comece a dar ao flamengo o que ainda não tivemos nesta temporada: um time com padrão de jogo, regularidade e talento (all together). então, a saber...
o rogério deu uma aprumada na retaguarda. com jean e angelim no miolo, leonardo moura e juan maldonado mais presos e mais atentos à defesa (principalmente o primeiro, uma vez que o segundo segue sendo um perfeito inútil) e com correa e williams na proteção. esse setor pode até ganhar mais solidez com a entrada de maldonado como primeiro homem de meio-campo. mas isso terá de ser feito com cuidado, uma vez que a meia-cancha está/estava cheia de balzacos sem gás. (em seus last days na gávea, o desespero de rogério era tamanho que ele cogitou mexer na única cousa de seu esquema tactico que estava dando cierto para meter um 3-6-1.)
essa retaguarda ajustada nos leva a uma segunda conquista de rogério: a aposta vencedora em marcelo lomba. nosso lombástico virou titular até por falta de outro arqueiro - um foi preso, outro pro vitória de setúbal - mas daí em diante, o mérito é todo dele, e de rogério também, que deu ao novo goleiro confiança e entregou-lhe uma boa defesa. lomba não é problema no flamengo. lomba é solução. que isso continue assim. acredite que, a essa altura do campeonato, o que menos precisamos é de uma crise envolvendo a meta.
e por fim, uma conquista árdua, a mais árdua conquista da era rogério lourenço. a saída de kleberson da equipe titular. muita banca, muita panca, muita grana. mas kleberson era peso morto no time. era mantido ali na expectativa de ser vendido. com o fracasso solene da d*nga tour em afrika-2010, não apareceu comprador, ele não quis ir para a grécia, e cá ficamos nós com o mico preto na mão. tudo bem. antes isso do que vê-lo de novo no onze titular. agora com um novo técnico, e com nosso meio-campo na pindaíba em que se encontra, imagino que vá rolar uma vontadezinha, uma coceirinha de se testar o caboclo, dar-lhe uma nova chance, dar-lhe a septuagésima-oitava chance. isso não pode acontecer. que se improvise com galhardo, que se adiante correa, que se insista com camacho, que se lance eliabe no time, que se entre em campo com dez. qualquer cousa. menos kleberson de volta. o treinador que fizer isso já começa com a torcida contra si.