terça-feira, 3 de agosto de 2010

o caso fabricio & o loteamento das divisões de base

nosso beque ronaldo angelim, um dos protagonistas do hexa-2009, abriu a temporada actual em baixa. angelim, que já não é nenhum menino, demorou para voltar aa forma fisika & tecnika. e como ele é um cabra sério que só, procurou o treinador andrade para entregar o cargo de titular. até voltar aas boas. então entrou o garoto fabricio.
formando nas divisões de base do flamengo, fabricio 20 anos, começou a frequentar os profissionais do rubro-negro durante o brazileiro-2008. chegou a ser emprestado ao longo da temporada seguinte e abriu este 2010 como a aposta de andrade para a quarta zaga. sempre que entrou, ele cumpriu o servizo. alto, forte e canhoto. fabricio mostrou qualidades e só deixou o time quando a libertas-2010 ficou por um fio e precisou-se muito do retorno de angelim. desde então, fabricio perdeu espaço no grupo. o que não deixa de ser ironia. uma vez que o treinador rogério lourenço é o mesmo que avalizou o jogador para andrade quando foi preciso - e o mesmo que o levou para a seleção brazileira de juniores em 2009.
mas... vem cá... o fabricio não serve mais? ou o quê?
bueno. agora vem uma historia torta dando conta de que fabricio, sentado no banco do beira-rio para o jogo contra o inter há duas semanas, teria importunado rogério ao se intrometer com sugestões tacticas enquanto a bola estava a rolar no segundo tempo do cotejo. rogério teria reagido mal aa atitude do rapaz. teriam trocado coices etc.
e há alguns dias ronda a gávea o seguinte papo: fabricio não tem mais clima, teria pedido para sair. até já teria se despedido dos colegas.
uma outra notícia completa a informação. fabricio será despachado aa sociedade esportiva palmeiras para dar uma meia-sola no elenco deles, atendendo a um pedido de felipão. por que o palmeiras? por que agora? porque o fabricio, em verdade, não é mais atleta do flamengo. é atleta da traffic. e a traffic é brother do parmêra. pronto.
e como fabricio, uma cria da gávea, foi parar na traffic sem a galera perceber?
como efeito colateral, moeda de troca, pela aquisição de um jogador estrangeiro. um jogador mais maduro, mais experiente, com passagem pela selecção de seu país. um negozio feito há um par de temporadas, quando fabricio ainda estava a sair dos juniores para os profissionais. fabricio foi dado aa traffic num eskambo envolvendo a vinda para o flamengo de... gonzalo fierro.
taí um belo exemplo de como marcio braga & kleber leite (e outros tantos) souberam administrar bem os talentos descobertos e promovidos pelo clube de regatas do flamengo. e agora a iminente saída de fabricio - e suas justificativas pela metade - também mostra como as cousas permanecem mal explicadas.