sábado, 27 de fevereiro de 2010

macaé 1 x 4 mengão (a chronicle)

álvaro & angelim. david & angelim.
álvaro & fabrício. david & fabrício.
me parece que não adianta andrade tentar todas as combinações possíveis entre os beques do clube de regatas do flamengo. nossa defesa continua frágil. por baixo e pelo alto. frágil até pro macaé.
veja você que o flamengo estreou na taça rio-2010, returno do campeonato karioca, agora há pouco. foi ao raulino de oliveira encarar o macaé. o grande macaé que terminou o primeiro turno, a taça goanabara, em décimo terceiro lugar entre dezesseis equipes, com um empate (resende) e uma vitória (tigres).
para enfrentar essa brava equipe, o flamengo alinhou com bruno zousa de volta ao gol, os jovens david e fabrício na zaga, os p*ta véia leo moura e juan maldonado nas laterais, toró e williams e fernando goyás no meio, mais vinicius pacheco, com vagner love e bruno mezenga no ataque.
porque adriano imperatore e klebersanseleção foram lá fazer compras em london town com a turma do d*nga. e dejan petkovic e álvaro se queixaram de "desconforto muscular" para não precisar ir de baú até volta redonda.
fizeram bem. o espectáculo no raulino de oliveira foi de muito baixo nível. péssimo no primeiro tempo e apenas muito ruim no segundo. um time desentrosado, que tomou sufoco do macaé por longos minutos. só chegou à meta oposta num contra-ataque muito veloz de moura para pacheco para love. do lado de cá, a blitz do macaé a pleno vapor. só faltava, como de costume nas equipes desse level, a pontaria.
sem jogada colectiva alguma a recorrer, na omissão de mezenga entre os defensores, na solidão de love entre os beques, williams tomou a pelota para si e foi dar uma de ponta-direita. entrou na área tentando pedalar e caiu solenemente no relvado - jorge henrique style - ao ser tocado pelo adversário. penalty. o gentil leo moura deu um tapinha no ombro de vagner love e disse vai nessa. love bateu muito mal. bateu no meio do gol, à meia altura. sorte que o arqueiro já tinha pulado num canto qualquer. poucos minutos mais tarde, podecrer...
um eskanteio maroto, bola no segundo pau, david a pular baixinho, um tal de laio cabeceou de boa. de graça. (suspiro.)
mezenga não voltou do intervalo. no seu lugar, fierro. e love continuava sozinho, ainda mais sozinho, lá na frente. mas à medida que o time semi-amador do macaé cansava de correr, o mui profissional flamengo ganhava espaços...
e não venha me dizer que loverman pratica o amor solitário. em três pelotas, nosso love resolveu a parada para o mengão. um pouquinho de talento & malandragem... 1. love derrubado na frente da área. cobra ligeirinho e encontra pacheco de frente para o gol... 2. ramon entra no lugar do goyas e, na primeira vez em que toca na pelota, recebe de calcanhar de love, mata de chaleira e devolve para ele bater a gol... 3. num contra-ataque veloz puxado por williams ali na esquerda, love toca ligeiro para dentro da área e pacheco entra de novo de frente pro gol...
pronto. três gols em doze minutos. tipo o arsenal contra o stoke city. (ou, se preferir, tipo o cska moscou, que há pouco tinha essa dupla love & ramon.) e assim, amiguinhos, o macaé deixou quieto aquele lance de atacar. já nem tinha fôlego mais. ficou lá atrás a esperar o tempo passar. e aí, sim, david & fabrício ficaram em paz, puderam nos deixar em paz.
(ps. trinta e dois da segunda etapa, jogo resolvido, andrade finalmente faz a substituição que pensamos há tempos: rodrigo alvim no lugar do juan... que saiu resmungando e nem olhou pro chefe dele. alvim nem teve tempo de mostrar serviço. mas fica a ideia, a intenção.)