quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

três desafios da libertas-2010

o clube de regatas do flamengo, enfim, tomou conhecimento de todos seus adversários na primeira fase da libertadores da amerika.
o universidad catolica bateu ontem o colón em santiago do chile por 3 x 2 e, como perdera em santa fé por semelhantes 2 x 3, ainda teve de ir para os penalties (5 x 3) antes de eliminar de vez os argentinos.
assim fechamos nossos adversários do grupo oito. pela ordem de enfrentamento:
universidad catolica, caracas e universidad de chile.

universidad catolica
entrou pela repescagem porque foi segundo colocado no torneo clausura-2009 do chile. pelo que mostrou contra o colón, é um time que tem bom toque de bola, boa movimentação em campo. e que não entrega os pontos: diminuiu o placar no finalzinho do jogo de santa fé e virou o de ontem no segundo tempo. seu jogador mais conhecido é o capitão milovan mirosevic. mas o arqueiro garcés chega como herói da classificação. e o zagueiro waldo ponce trocou o vélez sarsfield pelo universidade catolica este mês. foi recebido com alarde. os catolikos mandam seus jogos no estádio san carlos de apoquindo. nove vezes campeão chileno. vice da libertas-1993. no ano passado, caiu no grupo do grêmio. o flamengo enfrentou o universidad catolica na inglória libertas-2002, quando perdeu primeiro no marakas (1 x 3) e depois em santiago (1 x 2). por essas e outras, aquele time dançou logo na primeira fase.

caracas
campeão do torneo clausura-2009 da venezuela. o time atual tem como destaque o zagueiro josé manuel rey, que defende a seleção venezuelana. rey comanda aos berros o mui elogiado sistema defensivo do caracas, garantia de retranca sofrida. também despontam no elenco o veterano meia luiz vera, capitão da equipe, e o atacante rafael castellín, maior artilheiro da história do clube. no entanto, a grande contratação da temporada, o atacante colombiano iván trujillo, saiu pela culatra. ele chegou bichado. o treinador noel sanvicente está no comando do caracas desde 2002 e é considerado o mentor da ascensão do clube na última década. o treinador e o caracas chegam agora à sétima libertadores seguida. o clube manda seus jogos no estádio olímpico. dez vezes campeão venezuelano. na libertas-2009, fez jogo duro com o grêmio nas quartas-de-final.

universidad de chile
campeão do torneo clausura-2009 do chile. grande rival do universidad catolica. nos últimos anos, ultrapassou o tradicional colo colo como principal força do futebol de seu país. o destaque da equipe é o goleiro miguel pinto, apontado pelo jornal uruguayo "el país" como o melhor da posição no continente durante a temporada 2009. para esquentar este ano, a kartolagem abriu a burra e gastou pesado. chegaram o zagueiro argentino matías rodriguez (ex-boca), o meia uruguayo álvaro fernández (ex-nacional) e o meia chileno eduardo vargas (ex-cobreloa). mas aquele que é considerado o maior reforço do clube é o treinador gerardo pelusso, que fez boa campanha na libertas passada à frente do nacional de montevideo. com pelusso no universidad de chile, espera-se um time mais fechado na defesa e, como diz o clichê, a saber valorizar a posse de pelota. o universidad manda seus jogos no (tristemente histórico) estádio nacional de santiago. treze vezes campeão chileno. esta é sua décima-sexta libertadores.

(pois aproveite este comecinho de libertas e vote na enquete aqui ao lado... qual desses três é o mais pentelho, hein?)