sábado, 27 de fevereiro de 2010

tutti buona gente

matéria publicada hoje no jornal "folha de são paulo" apresenta o banco mineiro bmg como um dos grandes patrocinadores atuais do futebol nacional.
além de estampar seu discreto logotipo - na sugestiva cor laranja - nas camisas dos dois principais clubes de minas geraes (patético & cruzeiro) e de se aventurar para fora do estado com flamengo e c*ritiba, o bmg é mecenas do ainda não muito popular clube atlético goianiense. ou era.
pergunta: mas por que o clube atlético goianiense?
e por que o bmg agora tenta se afastar desse clube?...
tradicional em goyas, o atlético goianiense será o caçula da primeira divisão do brazileiro-2010. e justamente neste momento o bmg ameaça dar para trás...
o clube, que nunca foi chegado a grandes voos nacionais, ganhou peso & grana com a ascensão de valdivino de oliveira (photo) à sua presidência.
além de kartola, valdivino é notável homem público do centro-oeste.
foi secretário de finanças do distrito federal durante os governos de joaquim roriz e de josé roberto arruda. foi vice de iris rezende na prefeitura de goiânia.
valdivino também é empresário. a linknet, sua empresa no ramo de informática, foi envolvida no eskandalo do instituto candango de solidariedade que, à época do governo roriz, apareceu como fonte de notas frias. mais recentemente, a linknet entrou em um apuro parecido durante o governo arruda, envolvida num esquema que foi desbaratado pela polícia federal na operação caixa de pandora - responsável pela prisão de arruda, pela renúncia de paulo octavio e pelo vácuo de poder vivido hoje pela capital federal.
valdivino de oliveira, na noite de ontem, foi condenado pela justiça do distrito federal por improbidade administrativa cometida ainda no governo roriz. diz o noticiário: "valdivino não pode mais assumir nenhum cargo público, fica proibido de contratar com órgãos públicos e tem seus direitos políticos suspensos por cinco anos, além de pagar multa no valor de R$ 441 mil".
a linknet, empresa de valdivino, é a proprietária dos "direitos federativos" de vários jogadores do atlético goianiense e também do brasiliense, clube do ex-senador luiz estevão. e o bmg é sócio da linknet na propriedade de muitos desses atletas.
talvez diante do facto de a conturbada figura de valdivino de oliveira estar assumindo mais e mais destaque no noticiário nacional, o banco bmg anunciou ainda ontem, por coincidência horas antes da condenação de seu sócio no tribunal, que não terá mais parceria com o atlético goianiense na contratação de jogadores.
mas continuará patrocinando de laranjinha o uniforme rubro-negro do clube. por enquanto.