sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

império do amor, reino do terror

momento pvc. alguns dados sobre a taça-goanabara 2010, disputadas seis de suas sete rodadas de classificação...
clube de regatas do flamengo, líder do grupo 1 com 16 pontos em 18, cinco vitórias e um empate.
19 gols marcados, 12 gols sofridos, saldo de sete.
melhor ataque do certame, com dois gols a mais que fluminense e vaisco da gama (mesmo enfiando meia-dúzia de uma só vez no foguito, mesmo com aquele escandaloso penalty de ontem sobre o resende). e aqui cabe um detalhe...
vágner love (6) e adriano imperatore (5) marcaram juntos 11 dos 13 tentos obtidos pela equipe nas quatro partidas da dupla.
e não me pergunte como será quando os dois não jogarem. porque o problema imediato é este:
doze gols sofridos em seis partidas. se minha parca matematika não me falha, são redondos dois gols por partida.
muita coisa, não? ainda mais se pensarmos que...
tirando o fluminense, ainda na primeira divisão, e o duque de caxias, que se segurou na segundona, as demais esquadras que enfrentamos sequer têm garantia de disputar o brazileiro-2010. provavelmente, daqui entrarão em férias até dezembro.
o flamengo já cometeu cinco penalties. é quase um penalty por jogo. só contra o olaria, na quarta, foram dois. um de david sobre o craque aleílson (photo), um de torozinho sobre o mesmo aleílson. nessa ocasião, aliás, toró recebeu um cartão vermelho. foi a quinta expulsão de atleta rubro-negro na goanabara. além de toró, leonardo moura e até andrade já foram expulsos. o recordista é álvaro, com a exemplar média de dois vermelhos em quatro jogos.
já ouvi nosso bravo ronaldo angelim reclamando dos critérios da juizada. como bem disse nosso angelim, "é só relar que eles marcam falta". verdade. a maioria dessas penalidades, ainda mais no estadual do rio, não é nada, é choque do jogo. mas, vem cá, se angelim e a turma sabem disso, por que eles continuam "relando" dentro da grande área, p*rra? bando de jaílton!
a defesa do flamengo é a terceira pior do grupo 1. atrás apenas do duque de caxias (13) e do lanterninha americano de campos (17). para comparação: o fluminense sofreu apenas cinco (tu sabes bem de quem) e o boavista apenas seis. pode-se dizer que o virtuoso time de saquarema só levou meia-dúzia até agora porque ainda não pegou o mengão, o que seria uma boa tirada, mas apenas isso.
levando-se em conta os times do outro grupo, somente os lanternas tigres do brazil (13) e macaé (16) levaram mais gols do que o hexacampeão brazileiro de futebol. cá entre nós, ser a quinta pior defesa do rio de janeiro é uma façanha notável.
(em tempo: segundo o jornal extra, esta é uma das defesas do flamengo mais vazadas desde o karioca-1950, com a mesma média do time de 2006.)