quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

mengão 3 x 3 olaria (a chronicle)

tu curtes um tabu?...
pois se o flamengo não perde para o fluminense há quase dois anos,
também não derrota o olaria desde 2002.
ah, está certo que a tradicional esquadra da bariri passou metade desse tempo na segunda divisão do estadual, mas tome o embate desta noite como exemplo...
um marakas semi-desértico viu o olaria abrir 1 x 0 no comecinho do confronto válido pela sexta rodada da goanabara-2010. só para o mengão empatar em quarenta segundos. mais tarde, no segundo tempo, o mengão se agigantou e virou o placar bonito. mas deixou empatar e deixou tomar mais um. só para mijar sangue, com um caboclo a menos em campo, e fazer 3 x 3 e quase meter o quarto. quase.
não há placar em branco com o mengão em campo.
o clube de regatas do flamengo foi a campo com bruno zousa no gol, david e angelim na zaga, leonardo moura de volta à direita, juan maldonado sempre ali na esquerda, torozinho e fernando goyas no meio, kleberson e vinicius pacheco mais à frente, imperatore e loverman de avantes.
petkovic ficou de castigo em casa. williams, mais uma vez, ficou de molho no departamento médico.
pets não teria mesmo muito o que fazer no jogo, andando atrás da bola como tem andado nesta goanabara.
a peleja foi disputada demais. e nisso williams fez uma baita falta.
logo aos cinco minutos, esse rapaz de nome cacá (com cê e cê) viu bruno zousa adiantado, a colher margaridas em sua área, e arriscou meter uma bicuda de longe. zousa não deu conta de defender. de imediato ficou claro que esta seria uma noite daquelas.
e, de imediato, o olaria perdeu o respeito pelo nosso arqueiro selvagem - mandaria petardos de longe a cada oito minutos.
lembra do jogo contra o americano de campos? foi daquele jeito. o mengão alucination foi de zero a cem em quarenta segundos e empatou de novo a peleja antes mesmo de o garoto do placar ter terminado seu serviço. saída de bola, fúria veloz. num cruzamento de juan pra dentro da área, adriano subiu escoltado por três marcadores e cabeceou com implacável pontaria.
ficou até um jogo divertido de se ver. se tu não fosses flamenguista.
o time do olaria é bem jeitoso e seu técnico, o folclórico dé, botou a turma para se lançar de peito aberto. when you got nothing, you got nothing to lose, te diria o poeta. o tal do cacá é um centroavante meio tosco mas aleílson e araruama são dois camaradas de drible fácil, pernas ligeiras e certo suíngue. (aliás, aleílson esteve na gávea durante boa parte do brazileiro-2009 e foi esnobado.)
o olaria tinha espírito ofensivo e ginga no corpo. e a defesa do flamengo é aquele troço que todo mundo viu no fla-flu.
o mengão dava uma equilibrada aqui e acolá com as investidas velozes do trio pacheco-love-adriano. pouco. mas poderia ser pior...
araruama deu uma de garrincha canhoto e passou batido por moura e david, invadiu nossa área margeando a linha de fundo e chutou rasteiro exatinho entre as canelas do bruno zousa. a pelota pererequeou por toda a extensão da meta rubro-negra e não apareceu ninguém a botar pra dentro. só bruno zousa, quando a bola já ultrapassara o segundo pau, apareceu se lançando em cima dela, tentando disfarçar o antologiko peru que por pouco não levou.
aqui preciso te dizer que bruno zousa escapou desse peru - mas logo ali adiante encontrou um bem fornido galináceo.
segundo tempo. para esquentar a peleja novamente, david foi logo chutando as canelas de aleílson. no meio da área. na frente do juiz. sem constrangimento algum. sua senhoria apitou o penalty. tá ficando comum no flamengo esse tipo de coisa. bruno zousa foi lá e catou o penalty de cacá. mera formalidade.
fierro no lugar de fernando goyas. me impressiona como o andrade não se cansa de fierro. juro. mas vá lá... dez minutos, fierro cai pela direita e centra a pelota na área. rola uma pequena confa e love mete pra dentro. não existe gol feio, não... quinze minutos, o equivalente olariano ao nosso "império do amor" cumpre vertiginosa linha de passes que termina com o araruama livre dentro da grande área, diante apenas da impávida figura do goleirão. ele chutou rasteiro exatinho entre as canelas do bruno zousa. again. e desta vez o frango foi se aninhar na rede.
lambança feita, o torozinho nao fez a menor questão de disfarçar o abraço de tamanduá que aplicou em aleílson. o juiz mandou toró pro chuveiro. e mais um penalty para bruno zousa catar. mas nem sempre dá certo esse tipo de recurso extremo. cacá virou 2 x 3.
cansei, sabe? tipo da c*gada que cansa qualquer torcedor.
porque o olaria não é vacilão que nem o fluminense. e não dá para tu virar um placar a cada três dias sempre jogando com um homem a menos na hora do apuro. virar, não virou - e sei lá como o mengão ainda empatou essa bagaça. quer dizer... o andrade meteu o everton silva e o estreante menino michael (ex-foguito). toda a rapaziada foi para o ataque com muita sofreguidão mas pouca artimanha. (e aqui acrescento a posteriori um necessário destaque para o pacheco: caiu pela direita, caiu pela esquerda, caiu pelo centro, não aquietou nenhum momento, grande garoto!) vagner love fez o gol de empate depois de uns onze minutos de blitz flamenga na área olariense. porque o dé abriu mão dos contra-ataques e mandou que todo mundo ficasse se segurando lá atrás.
só não deu para segurar o artilheiro do amor.
se tivesse mais cinco minutinhos, perigava o flamengo virar outra vez.
mas não merecia, não. melhor assim. perdeu os tais 100%, mas ainda manteve o cabacinho. classificou-se para as semis da goanabara, e ainda deixou o olaria vivinho da silva e cheio da moral para complicar a vida do fluzinho pouca peia na última rodada. quero ver.