domingo, 7 de fevereiro de 2010

boavista 1 x 2 mengão (a chronicle)

a ideia de mandar a campo times mistos ou times reservas, em si, é um troço que tem certo sentido. testar atletas e alternativas em rodadas de menos apelo, contra adversários mais fracos. manter o elenco sob controle, dar ritmo de jogo, propagar a sensação de que o pessoal todo está disputando posição na equipe principal, etc. o diabo é que, na maioria das vezes, os tais suplentes entram em campo de maneira burokratica e se ressentem da falta de entrosamento e tal.
fica a sensação de que o jogo não valeu de nadja.
como este boavista x flamengo, lá no raulino de oliveira, que melakolicamente encerrou esta noite a fase de classificação da taça goanabara-2010. o clube de regatas do flamengo se garantiu no primeiro lugar da chave e, na quarta-feira de cinzas, pega o botafogo, no marakas, pelas semifinais.
isso é tudo o que você precisa saber do prélio. fora isso...
vamos lá. o mengo formou com bruno zousa na meta e os laterais leonardo moura e juan maldonado, uma dupla de zaga inédita (álvaro e o garoto fabrício) e o meio-campo um tanto torto (o rapaz lennon, fernando goyas, fierro e kleberson), com vinicius pacheco adiantado para fazer dupla de ataque com bruno mezenga.
love e imperatore deram miguel, petkovic continua de castigo, angelim foi poupado porque está pendurado e assim vai...
infelizmente, nem deu para testar algum possível progresso no nosso sistema defensivo. com a zaga improvisada e lennon fora de esquadro, o flamengo continuou precário ali atrás. sorte que o ataque do boavista tem poder de fogo semelhante ao de um traque.
e sorte que o bandeirinha quebrou um galho ao salvar nossa linha burra na segunda etapa, mal anulando um gol legítimo da equipe de saquarema que chegaria a 2 x 2. (vale agradecê-lo.)
para se ter uma ideia da mambembice do espectaculo... o maestro do boavista era ruy cabecinha, aquele que fracassou ao tentar afundar o fluminense no último brazileiro. o maestro do mengão foi o inoxidável fierro, sempre prestigiado por andrade.
a maior emossão da primeira etapa foi um tirambaço de tony que fez tremer o travessão de bruno zousa. vinicius pacheco, para variar, foi o sujeito que mais deu sangue, sempre buscando a bola e caindo pelas pontas. ele quase marcou um gol mui merecido: livre na grande área, chutou na coxa do arqueiro. quem marcou foi bruno mezenga. fernando goyas subiu pro ataque, meteu na ponta esquerda e pacheco cruzou pro mezenga. finalzinho da etapa inicial.
o boavista empatou a dez minutos do segundo tempo. adivinhe como: uma bola alçada na pequena área. bruno não saiu do gol e pôde assistir, sem ser molestado, ao cabeceio de edson. fernando goyas também ficou paradinho para melhor demonstrar as falhas de nossa defesa. (acrescento aqui: bruno zousa parece estar pesadinho, fora de forma, atrasado nas bolas, reparou?)
então os camaradas tiveram de admitir que não fizeram melhor porque não quiseram. bastou querer fazer um gol para, em quatro minutos, pacheco entrar mais uma vez na área boavistana e servir a kleberson. esforzo zero.
andrade, àquela altura, já desistira do fierro. pena que no lugar dele entrou o dennis marques, de modo que continuamos com um homem a menos. com a vitória encaminhada, andrade ainda mandou everton silva e o beque wellington para os lugares de moura e juan. mas aí já tinha virado pelada de vez.