segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

o império contra-ataca

pronto. o botafogo de futebol e regatas já garantiu o vice-campeonato do karioca-2010. cumprimentos à eficiência.
o campeão estadual, tu sabes, e eles também, ainda pode ser o mengão.
mas na real mesmo, se eu me chamasse andrade, te digo aqui que meteria nosso expressinho rubro-negro só para fazer figuração na taça rio. se nossos jovens valores conseguirem ir adiante, batendo gigantes como o madureira e o tigres, bueno... aí a gente pensa nas finais.
ganhar o campeonato karioca é muito divertido.
mas o futuro próximo pode nos reservar mais do que nossa já dekantada - e algo monótona, tenho de admitir - hegemonia paroquial.
oh, a taça libertadores da amerika de 2010. faltam apenas dois, três dias.
gosto de pensar nisso. precisamos apenas de um tiquinho de paz, muita concentração e muito trabalho sério durante três meses, catorze jogos.
nadja tão difícil assim.
dois exemplos recentes: o cruzeiro de 2009 e o grêmio de 2007 chegaram, ambos, às finais do certame sudamericano. te deixo uma pergunta:
esses times são/eram tão superiores quanto o flamengo que estamos a armar?
andrade ainda tem muito no que mexer. isso é ruim, ainda não está pronto o time. poderia estar, mas não está. mas isso é bom por outro lado, porque o que temos aqui a mão dá ideia do que pode ser feito e melhorado.
ficou evidente na derrota para o megafogones que a nossa defesa tem que ser melhor ajeitada e preparada para as jogadas adversárias conhecidas. que o meio-campo pode ganhar mais tutano sem perder a pegada necessária, com pacheco e pets convivendo. que nosso ataque precisa estar mais lampeiro, adriano sentiu visivelmente o sedentarismo karnavalesco e nos fez falta.
mas com essa dupla de ataque, com a elegância e a discrição do timoneiro andrade e com um tanto de dedicação de nossos jogadores experientes e/ou talentosos, não vejo nada fora do alcance.
só não podemos nos deixar enganar pelas facilidades ou pelas vicissitudes do nosso karioca-2010. seria bakana vencê-lo, cierto.
mas vale lembrar como o karioca-2008 nos custou caro. just remember cabañas. o anti-herói paraguayo, ora varrido por sua tragédia pessoal, deve ser lembrando e estimado por nós como uma feia cicatriz de um grave acidente, de nossa tragédia colectiva. o andrade e muitos destes jogadores estavam lá naquela derrota - e sabem do que se tratou.
como uma cicatriz na carne, essa lembranza tem que estar presente sempre. todos os dias. a cada rodada, ela nos dará raiva e gana de vencer, ela alimentará nossa bravura & tornará o sonho da libertas-2010 mais concreto e palpável.
y que a forza esteja conosco.