quinta-feira, 18 de novembro de 2010

there's something happening here

bueno. há tempos uma derrota não me deixava desacorçoado desse tanto. mas hoje, passados quatro dias da humilhante goleada sofrida para o atlético mineiro de obina & tardelli, acho que consigo, conseguirei analisar o que se passou em sete lagoas.
e o que vem se passando com o flamengo nas últimas cinco rodadas, desde a última vitória, contra um internacional molengão no rio, no já distante 16 de outubro.
foram cinco jogos, três empates e duas derrotas. um mês sem vitórias.
mais do que a estiagem num momento tão importante & perigoso do brazileiro-2010, o que me deixa preocupado é que o time rubro-negro está desmontando em pleno ar. depois do solavanco inicial que a equipe deu, com a chegada de luxerley, ao vencer o atlético goianiense, empatar com o hawaii e bater o colorado, um troço qualquer se partiu, se perdeu.

um claro indício disso... há pouco tempo estive, aqui neste blog, a elogiar o marcelo lomba. contando como ele evitou uma crise a mais na gávea, ao assumir nossa meta sem sustos. de lá para cá, veja você, alguma parada aconteceu que lomba passou a falhar corriqueiramente. foi assim contra o ceará, foi assim contra o atlético mineiro.
as falhas de lomba demonstram a insegurança que paira sobre todo o setor defensivo. a rigor, o único que vem jogando bem por lá é o leonardo moura. depois de rogério lourenço e silas, o evangelizador, promoverem uma swingueira entre nossos beques, testando todas as duplas possíveis, o lux parece ter serenado: o garoto wellington e o experiente ronaldo angelim. pronto. tirando essa dupla, tirando a defesa, perceba que nosso treinador mexe em todas as outras posições: meio-campo e ataque.

tantas mexidas fazem com que o entrosamento caia e um padrão de jogo uniforme fique mais distante. por isso, também, os altos e baixos a cada jogo. exemplo: precisava inventar de meter o menino negueba como titular para sair jogando justamente numa partida delicada contra o atlético paranaense? que cousa... justo contra esse adversário, de quem passamos a ser fregueses históricos e que vem sendo uma espécie de nosso oposto neste brazileiro: um time que subiu bonito na tabela e lá por cima ficou.

lux mexeu no time inteiro. mexeu na zaga, antes de firmar a actual dupla. mas não mexeu no gol e nas laterais. justamente em uma das nossas laterais mora o problema mais croniko e manjado das últimas duas temporadas: juan maldonado. me impressiona como, entra técnico e sai técnico, ninguém se arvora a mexer por ali. tenho a convicção de que só ganhamos o brazileiro-2009 por que senhor juan esteve machucado no returno, permitindo assim que andrade metesse a mão no manjado esquema tactico da época, e garoto éverton se desdobrando na canhota. um facto: juan maldonado não tem reservas no clube. rodrigo alvim não joga nada, uelton é herança do silas, em jorbison ninguém aposta. então bole-se outro troço. teve um jogo, nem lembro qual, em que lux se encheu do juan, tirou ele no intervalo, puxou o angelim mais praquele lado e meteu marquinhos como uma espécie de ponta-esquerda. deu certo na ocasião.

o maldonado - o outro maldonado, o bom maldonado - também se tornou um problema. a ver o penalty estúpido que ele deu de fazer sobre o atlético paranaense. por que isso acontece? tenho uma teoria. no ano passado, maldonado foi fundamental. entrou no meio do brazileiro, deu um jeito no nosso meio-campo, metendo um tanto de sobriedade e saída de bola onde só havia correria. acontece que com andrade, ao contrário de hoje, maldonado não era primeiro homem de meio campo. o primeiro volante era um rapaz esguio, de bom porte físico, de passadas largas, chamado aírton. que tinha dezoito anos de idade. maldonado tem trinta anos de idade, um joelho estourado, e é relativamente baixo. percebes o que pega? maldonado ainda seria um excelente segundo homem. como foi no flamengo-2009, jogando entre aírton e williams: dois cabras que chegam para o combate, maldonado fazendo a cobertura. deste jeito que o flamengo-2010 está montado, maldonado é quem dá o combate. e assim já pude perceber que não rola. fica claro isso nos jogos, não? maldonado sobrecarregado falha até na sua maior virtude: a descomplicada saída de bola. foi ele quem perdeu a pelota decisiva no empate com o corinthians paulista.

quem joga ao lado de maldonado? não se sabe. correa é reserva ou titular? não se sabe. luxerley já passou da hora de resolver isso. que já seria um problema considerável para o entrosamento e o padrão de jogo. mas isso se torna um problema maior pelo seguinte facto: o flamengo não tem meia-armador. não tem regente. esqueça dejan petkovic. o renato pelé chegou completamente fora de forma e, cá entre nós, nem no esplendor de sua forma fisika, lá por 2005, ele era capaz de ser um maestro à altura de nossa tradição vermelha e preta. tudo bem. é um problema do elenco. nem pets, nem pelé, nem lux têm culpa nisso. ao longo do ano, tentou-se ainda kleberson, vinicius pacheco, michael, ramon (lembra desse?), camacho, diogo e deivid. nenhum deles sabe armar p*rra nenhuma. oquei. o são paulo também não tem um meia-armador e não está aí dando vexame. na falta de um cara desses (montillo, conca?), a saída é trabalho colectivo & variação de jogadas. ou seja: entrosamento. lux está nos devendo essa.

outra que cousa que nos falta é um centroavante. ontem pudemos ver o brazil se f*der contra a argentina porque nós não tínhamos um homem de área para resolver a bagaceira. sem um centroavante, damos piruetas e voltinhas mil, mas não metemos gol. a españa teria sido uma campeã mundial ainda mais apreciada e ainda mais memorável se tivesse fernando torres em forma em afrika-2010. sem o adriano imperatore, sem o vagner love, restou pra gente um buraco enorme vazio ali no coração do ataque do mengão...

a derrota para o galo, para mim, ainda teve este componente extra de humilhação: levar gol do obina e, vá lá, do tardelli também. principalmente do obina, mandado passear em janeiro, quando já estava mais do que claro no clube de regatas do flamengo que o loverman chegaria para ficar um tempinho e voltar para a rússia. isso era previsível, como era previsível a saída de adriano. o que fizemos para evitar problemas? nada. além de emprestar a molecada (paulo sérgio, bruno mezenga) que, bem ou mal, estava lá para disputar posição. depois inventamos val baiano, o homem da mala branca, inventamos cristian borja, o primo do rentería. depois trouxemos a peso de ouro deivid & diogo só para descobrirmos que os dois estão beeem fora de forma e eles nem vinham jogando de centroavante. para descobrirmos que o atacante que mais dá sangue é mesmo o rapaz diego maurício, aquele que sempre esteve por ali e não davam bola... uau.

bueno. me parece ser mais ou menos isso. a ver que temos problemas de toda a ordem.
all shapes and sizes. problemas de escalação, problemas de posicionamento. problemas individuais, problemas colectivos. problemas de entrosamento. problemas fisikos & tecnikos. problemas de montagem de elenco, problemas de planejamento. problemas.
sair vivo do brazileiro-2010 já será uma bênção diante disso tudo.