domingo, 28 de novembro de 2010

mengão 1 x 2 cruzeiro (a chronicle)

pode ajoelhar e agradecer a papai do céu.
que o flamengo não cai mais para a segunda divisão.
e não por seu próprio mérito, claro que não. talvez tenha sido por intervenção divina. talvez tenha sido por conta do rafael sóbis. mais provável que tenha sido por ruindade alheia. que o flamengo se garantiu na primeira divisão por conta dos outros. por conta de nossos amigos, os timekos vagabundos.
obrigado, vitória da bahia.
obrigado, atlético goianiense.
obrigado, guarany de campinas.
porque o mengo, adivinhe, o mengo mais uma vez caiu no conto do walter montillo, mais uma vez perdeu para o cruzeiro. freguesia internacional, podes crer. freguesia que já nem leva em conta onde e quando a partida acontece. hoje foi lá em volta redonda, pela trigésima-sétima e penúltima rodada deste infame brazileiro-2010. poderia ter sido no marakas. em marte.
mais malandro que a própria malandragem, o luxerley passou a semana treinando num esquema e, na hora da partida, foi a campo com outra formação. assim o clube de regatas do flamengo formou hoje no raulino de oliveira com... marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim no meio, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado e williams de volantes; renato e marquinhos de meias, diogo e diego maurício para o ataque.
um 4-4-2 caretinha. apenas marquinhos no lugar do kleberson, aquele peia. e williams destacado para acompanhar walter montillo por aí.
logo no comecinho aconteceu um treco maluko. o diogo pegou uma pelota no ataque e abriu pra direita, rasteira e macia, bem à feição para diego maurício chegar metendo a bicuda. um belo gol. que eletrizou o mengo um bocadinho, alimentando uma marcação sob pressão, que não é nada comum ao nosso time.
essa pressão flamenga, no entanto, não estava libre de certa afobação, certo nervosismo. renato pelé mostrou isso quando, sem precisar, foi dividir com roger galisteu uma bola na risca lateral. pelé chegou bufando, deu uma encoxada que arremessou galisteu numa grade à beira do campo. tal virilidade serviu apenas para que, cobrado o lateral, marquinhos paraná chegasse dando um coice em cima do pelé. o outro marquinhos entrou na confusão puxando o xará pelo pescoço. não precisava nada disso.
e perceba que, pouco depois, numa bola boba pertinho de nossa área, williams chegou atropelando montillo. a cobrança de falta do galisteu lascou na barreira e matou lomba.
o calor em volta redonda não devia ser pouco, não. depois do empate, os dois times deram uma aquietada. ninguém ali estava a fim de perder feio logo na primeira etapa. williams continuou em sua perseguição pessoal a montillo. (a ponto de maldonado subir pro ataque e deixar williams cuidando do camarada.) nossa zaga espanava dum lado pro outro. sorte que o homem de área deles era o wellington paulista. azar que o nosso homem de área não era ninguém. pois nem diego, nem diogo sabem ficar lá na frente prendendo os beques. antes nervoso, o jogo ficou chato.
a etapa complementar, mais à sombra, mais na manha, permitiu uma melhor apreciação do que emperra o flamengo. nada que nos seja novidade. com diego maurício caindo pra direita, de novo o time esteve guenzo. nada acontecendo na esquerda, a não ser vez ou outra, quando o maurício aparecia por lá.
lux meteu petkovildo. para tentar agitar alguma cousa. saiu diogo. no segundo tempo, o diogo apareceu apenas por tentar cavar penalty e peitar o juizão vuaden. renato, perdidão. marquinhos não funzionava mais como já funzionou. leonardo moura permancendo preso atrás, cuidando de diego renan. moura fez falta no ataque. juan maldonado também não era doido de cruzar a linha de meio de campo. mas, ao contrário de moura, esse não nos faz falta alguma na frente.
wellington, angelim, moura, juan, williams e maldonado. eles todos se segurando lá atrás.
o engraçado é que... com tanto cuidado na defesa, com tanta gente marcando... ninguém conseguiu segurar nosso amigo montillo. quando ele ganhou do williams na velocidade, cruzou alto para o segundo pau. lomba vendido. wellington marcando a trave - e tiago ribeiro sozinho a cabecear. (suspiro)
luxerley então botou o val baiano. vinte e seis do segundo tempo. eu creio que isso já diz tudo sobre a situação.
e tu podes anotar o placar final do desafio montillo x mengão neste 2010... seis a zero, pra ele.