quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ceará 2 x 2 mengão (a chronicle)

que infelicidade tremenda. o flamengo te vai a campo com três atacantes. mas só quem faz gol são teus dois zagueiros. o flamengo te vai a campo com três atacantes. mas só quem dá gol é o atacante deles... ah, sim, o atacante deles... pois é, como pode um time de futebol profissional levar dois gols - dois gols - de magno alves em pleno 2010?
o velhusko magno alves, trinta e quatro anos de pura malícia e artilharia, ressurgiu esta noite num castelão lotadão só para segurar o mengão por duas vezes - duas vezes - e nos enfiar mais um empate goela abaixo.
assim conhecemos nosso décimo-sexto empate em trinta e três rodadas do brazileiro-2010.
dezesseis empates, te digo, nem o joel santana tem. nem o pc gusmão tem.
o clube de regatas do flamengo se fez representar no castelão, em fortaleza, com marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, williams e correa no meio, renato pelé de armador, diego maurício e diogo e deivid em seu ataque 3D.
mais uma vez luxerley armou seu esquema tactico num tridimensional 4-3-3. mas, de novo, não deu lá muito cierto, exactinho como tinha acontecido na rodada passada, diante do corinthians paulista, este novo mengo emperrou no meio. de pouco adianta tu teres esses avantes abertos na frente, largados ao ataque, te pedindo bola, se tu não tiveres alguns caboclos no meio para darem a bola lá para eles. e o flamengo não tem ninguém ali. a correa e williams, o que lhes sobra em disposição e disciplina, falta em habilidade e descortino. o renato teoricamente seria esse nosso camisa dez, nosso armandinho, mas em campo se porta mais como um quarto atacante do que como o cara que pede a bola, segura a bola, bota o time em movimento. o juan, bueno, até quando precisaremos conviver com juan, hein? de modo que só nos sobra o leonardo moura a ditar cadência e variações. ou seja...
quem manda no jogo é o outro time. no engenhão, fomos belamente envolvidos por um time que contava com ralf, elias, jucilei. já o ceará, esta noite, com todo o respeito ao simpatiko ex-time de angelim, o ceará não pode ter mais meio-de-campo que o flamengo, o ceará não pode ditar o ritmo de um jogo contra o flamengo - seja no castelão, no engenhão ou mesmo em plutão.
e olha que a suerte esteve a nosso lado. por duas vezes.
fizemos um gol quase sem querer logo com dois minutinhos de jogo. quando o arqueiro deles, michel alves (o que será que houve com diego noronha?), saiu patetikamente numa bola alta e a largou na pequena área. ali mesmo wellington guardou. o gol dado de presente não bastou para que o mengo tivesse tranquilidade suficiente para, a partir dele, botar a pelota no chão e levar o jogo na manha. não. o mengo deixou o ceará vir para cima - e a primeira etapa, que começou assim com um gol de graça, terminou empatada em plena temporada de tiro ao lomba.
no segundo tempo, luxerley tirou, um por um, todos os seus três atacantes. e quando menos se esperava, angelim surgiu na área oposta para fazer um gol de cabeza no melhor estilo angelim. grande herói. angelim merecia muito esse gol.
mas o time não merecia, não. e logo depois o lomba vacilou novamente. para deixar todo mundo fazendo conta mais uma semana. o lomba é um rapaz cool. simpatizo com ele. mas esta noite, o moço esgotou sua cota pro resto do brazileiro-2010. o lomba já tinha errado no primeiro gol. quando saiu numa bola que não era dele, deixando o arco escancarado para magno alves acertar uma bicanka. e no lance do segundo gol, lomba se jogou no chão e rebateu uma bola bem para o centro da área. onde estava o magno alves again.
o flamengo, na real, não merecia destino muito diverso. seu frouxo 4-3-3 não deu resultado e as mudanças do luxerley também não fizeram a mínima diferença. mas, p*rra, que se d*ne o jogo. o flamengo precisava vencer esta partida de qualquer jeito. mesmo jogando mal, precisava vencer. que jogasse mal, mas que vencesse ao menos. nã.
está de parabéns, o marcelo lomba. levar dois gols do magno alves em plena temporada 2010 é para poucos.
está de parabéns, nosso time inteiro... clube de regatas do flamengo, empatar é o seu outro nome.