sábado, 20 de novembro de 2010

mengão 2 x 1 guarany (a chronicle)

o gol de renato, logo no segundo minuto, não era garantia de nadja.
claro que o flamengo teria que sofrer até os noventa e tantos do segundo tempo. assim as cousas são para o clube de regatas do flamengo. vagabundo errando passes de cinco metros e batendo boca em campo. tirando a camisa no final e agradecendo, de joelhos, por enfim ter ganho. por abrir uns pontinhos do rebaixamento.
puro drama no flamengo x guarany desta noite, valendo pela trigésima-sexta e antepenúltima rodada do brazileiro-2010.
o flamengo formando, no engenhão, com marcelo lomba no gol; wellington e ronaldo angelim na zaga; leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado e williams na cabeça de área, kleberson e renato como meias, diogo e deivid no ataque.
a oitava escalação inicial do mengo para o oitavo jogo de luxerley.
uma formação que durou vinte minutos. vinte minutinhos esses, aliás, bem, bem agitados. renato pelé encheu o pé e meteu na gaveta ao bater uma daquelas faltas dele de lá do meio da rua. os dois times mal tinham rolado a pelota. mas esse gol-relâmpago não nos adiantou muito. poucos minutos depois, o guarany já bufava no nosso cangote, em nossa cancha. o mengão, tirando o pé cedo demais, foi deixando os bugres chegarem. luxerley, à beira do campo, brigava com o quarto árbitro e pedia para seus jogadores play it cool, numa boa, que nem ele - "eu estou calmo, p*rra, eu estou calmo, p*rra" - deu pra ouvir a fineza de lux pela tevê.
marcelo lomba entregaria a rapadura dali a duas ou três jogadas. uma falta perto da linha de fundo, uma espécie de escanteio curtinho, que o veterano meia de nome baiano bateu directo pro gol, e lomba aceitou. lomba falhando feio pela terceira rodada seguida.
nossa sorte que, aos vinte, o deivid pediu pra sair. o flamengo era lerdo toda vida, e não poderia mesmo ser diferente, com deivid e pelé e kleberson juntos. a grande jogada desse período surgida numa bola enfiada por maldonado para moura na área bugrina. mas então deivid pediu pra sair. não sei se estava machucadinho, ou se deu mesmo um miguel daqueles. mas foi bom que saísse logo. entrou o menino diego maurício e enfim tinha alguem pra correr naquela peia.
o gol de maurício nascendo, em vias tortas, pela displicência de diogo. que o diogo vinha descendo com a pelota no rumo da meia-lua e fomeou muito, fomeou de um tanto que acabou ensanduichado por dois alviverdes, nisso a bola repicou para trás, para perto de maurício, que foi lá buscá-la. o popular drogbinha acertou seu chute em cheio. (fora esse lance, o mengo só dava perigo nas faltas de pelé.)
o gol surgiu meio por acaso e, voltando para o segundo tempo, o flamengo continuava lento, continuava errando muitos passes.
agora... se o guarany já estava pior que nós na classificação, antes mesmo deste jogo, é porque o guarany definitivamente é um time bem ruim. então os camaradas viviam de bolas enfiadas por baiano e de descidas atabalhoadas pelos flancos. nunka dando em nadja.
mesmo assim, mesmo diante de um adversário pobre assim, o mengo era uma pilha de nervos. não conseguiu arremate algum que levasse aflição à meta adversária.
selecionei para ti três cenas curtinhas que bem ilustrassem a segunda etapa do mengo... 1. kleberson e pelé literalmente trombam um com outro na saída do grande círculo e deixam a bola sobrar limpa prum moço guarany. 2. pelé tenta recuperar uma pelota na esquerda e, quando está a dominar o objecto esférico, é prontamente desarmado por juan maldonado. os dois ficam batendo boca para ver quem foi o mais imbecil no lance. 3. maldonado recebe a bola, livrinho na saída de nossa área, e toca de ladinho para a canhota. onde não tem ninguém, e a bola vai parar nos pés do menino mazolla.
kleberson e diogo, possivelmente os dois piores em campo a ofenderem a camisa do flamengo, sairiam para dar vez a marquinhos e petkovic. lux demorou demais para fazer isso. quando enfim o fez, já estávamos todos - time & torcida - numas de contar no reloginho o tempo restante. tensão total.