segunda-feira, 29 de novembro de 2010

me and my friend the rain

mas que alegria, que tesão, que alívio...
não cai mais, o mengão, não este ano.
então, camaradinhas, eu peço licença pra me esticar num assunto sobre o qual já venho pensando há boas rodadas. me mantive quieto até agora, pra não agourar.
assim... virou tese corrente, dita por coleguinhas jornalistas e amplificada por outros, até por torcedores nossos, de que o flamengo-2010 é muito semelhante ao flamengo-2009. então como pôde um time campeão se expor a uma campanha ridikula no ano seguinte etc...
bueno. a campanha do clube de regatas do flamengo neste brazileiro-2010 fala por si só. mas eu pergunto.. o time realmente mudou pouco neste ano que passou?
vamos lá... bruno; moura, álvaro, angelim e éverton; aírton, maldonado, williams e pets; zé roberto e adriano. esse foi o time que levou o mengo à arrancada para o título sob o comando de andrade. note as entradas de álvaro e maldonado em relação ao time que iniciou o brazileiro-2009. note éverton na canhota, que ajudou a andrade passar do 3-5-2 velho & manjado para um 4-4-2 caretinha & eficiente.
agora vamos ao flamengo de ontem... lomba; moura, wellington, angelim e juan; maldonado, williams, marquinhos e renato; diogo e diego... percebes?
saíram sete jogadores. repito: sete.
a começar por três protagonistas de 2009, três heróis do hexa. adriano imperatore, que foi vendido. bruno zousa, que está preso. pets, que passou um ano inteirinho fora de forma.
somem-se a essas três ausências as saídas de quatro coadjuvantes: álvaro, aírton, éverton e zé roberto. de todas essas perdas do flamengo de lá pra cá, a de álvaro foi a menos chorada. ele estava em má fase tecnika durante o estadual e se indispôs com a rapaziada. mas pergunte ao angelim se ele não sente falta de álvaro. a saída de aírton, essa eu pude analisar aqui neste blog há pouco, fez com que maldonado passasse a ser primeiro homem de meio-de-campo. não deu certo. a saída de éverton poderia ser amplamente recompensada com o retorno de juan, que era titular em 2009 e só deu vez ao menino por ter se machucado. mas juan não tem jogado nadinha, a ponto de se comentar na gávea sobre a volta de éverton. e, por fim, zé roberto nunca foi um cara confiável, mas ele jogou muita bola na recta final do ano passado, cumprindo uma função tactica de fechar o meio & servir de válvula de escape - além de meter gols decisivos.
de modo que, dos titulares da arrancada-2009, nos restaram... moura, angelim, maldonado e williams... se isso não é um desmanche, estou precisando saber o que seja... experimente tirar sete jogadores do barcelona, do real madrid, da seleção española de futebol...
(aliás, cabe perguntar onde foi parar a $$$ desse desmanche, né? foi toda pro val baiano e pro cristian borja?)
não havia nadja a ser feito no caso de bruno zousa. o camarada foi preso, p*rra. mas quanto a adriano, era previsível que o imperatore correria atrás de uns cobres. sobre petkovildo, também era previsível que um sujeito aos trinta e oito anos não desse mais conta... mas não se fez nada quanto a adriano até ele sair do clube. (e até vagner love ir junto.) e todas as tentativas de substituto para pets (pacheco, michael, ramón, pelé) deram errado.
ou seja, antes de a gente culpar os jogadores, antes de a gente culpar o luxerley e os três treinadores que estiveram lá antes dele...
a gente pode primeiro entregar os louros a quem primeiro os merece: dona patrícia amorim e seus asseclas. estão de parabéns.
a vergonha do clube de regatas do flamengo neste 2010 atende por falta de planejamento mínimo & incompetência pura e simples.