domingo, 7 de novembro de 2010

mengão 0 x 1 atlético paranaense (a chronicle)

dândi luxerley, quem diria, perdeu o cabazinho em volta redonda.
bueno... pelo menos, desta vez, o flamengo não empatou. ha.
depois de duas vitórias e de quatro empates, jogando um pouquinho pior a cada vez, o mengo conheceu a primeira derrota sob as ordens de lux. deu pra sentir que seria uma noite infame...
enfrentaríamos o atlético paranaense, que veio precisado de victoria para tentar uma libertas-2011. e, cá entre nós, ultimamente demos pra ser freguês deles...
o clube de regatas do flamengo, para esta trigésima-quarta rodada do brazileiro-2010, alinhou com marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado e williams na cabeça de área, o trio renato e negueba e deivid no meio, val baiano à frente.
deu para notar, ao longo do primeiro tempo, qual a nova formação de luxerley depois de ele ter aberto mão do 3D. ficou claro um 4-2-3-1. com maldonado e williams a fecharem o meio, e uma linha de três caboclos: deivid do centro caindo para a direita, renato pelé do centro caindo para a esquerda, guilherme negueba correndo feito maluko. val baiano a brincar de pivô na área.
te dizer que poderia ter dado cierto. não fosse a figura opaca de deivid. não deu pra entender como lux manteve o cara no time. quando o flamengo ameaçava engrenar uma jogada, a pelota caía no pé de deivid... e fim.
foi bem chato que o luxerley, transtornado, ficasse à beira do campo dando chilique, reclamando do juiz. em vez de ajeitar o c*ralho do time dele. porque deivid não joga nada faz tempo. juan idem. e o renato, já vi melhor do que hoje. três caras a menos para um jogo que apresentou qualidade tecnika muito baixa - reduzido a corridões & safanões, os passes errados saindo aos milhões.
quando a rapaziada se lança numa disputa fisika, como essa que se deu no raulino de oliveira, não dá para ter molenga por perto.
o penalty de maldonado, no finalzinho da primeira etapa, servindo para deixar o atlético ainda mais dedicado a seu viril estilo de jogo.
maldonado e williams não estão segurando a onda, não. antes mesmo de o penalty sair, eles já não estavam segurando os velocistas latinos (gonzalez y guerrón), que cruzavam bola atrás de bola atrás de bola no congestionado espaço aéreo flamengo. lomba, angelim, wellington se safando como possível. ainda bem que o branquinho nem jogou!
para a segunda etapa... luxerley, 500 paus por mês, teve a sensibilidade de meter diego maurício de volta, no lugar do deivid. sabe tudo, hein? também rifou williams, pro correa entrar. e tentar, o correa, errar menos passes que o williams. já seria uma baita melhora: correa errando menos, maurício correndo mais. depois negueba cansou e no lugar dele entrou o marquinhos, mais uma vez à vontade em campo, agora a pender à direita.
o nobre atletico paranaense fez aquilo que todo time brazileiro faz. tirou o pé, recuou algumas jardas e passou a manejar a pelota com mais paciência, pra ver se o reloginho andava mais ligeiro. mais ligeiro, um pouquinho, quem ficou foi o flamengo. com mais liberdade e com jogadores mais apurados. desapropriamos a cancha atleticana e passamos o resto do jogo ali nas portas deles. mas então a gente se lembrou daquele outro defeito do nosso time: a dificuldade imensa de fazer gol, ou antes, a dificuldade imensa de chutar a gol. no lance mais emossão, renato meteu no travessão. mengão só pressão a encurralar os forasteiros. noutra vez, maurício bateu e neto catou sobre a riska. com esse jovem e pacato arqueiro neto a proteger sua meta, o atletico paranaense esteve mui bem servido.
a boa notícia é que renato e deivid, que estavam pendurados, não jogam na próxima rodada.
a má notícia é que o flamengo vai a minas geraes para encontrar-se com um outro atlético. alguma dúvida de que o galo obineiro vai vir doido pra bicar as fuças de luxerley e de seus novos amiguinhos?