segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

empenho & dedicação









revelado pelo fluzão, com passagens
por corinthians, flamengo e grêmio,
roger galisteu é um dos grandes
pikaretas do futebol brazileiro...
p*tinho por esquentar um tanto o banco
do cruzeiro, galisteu pode agora ser reforço
para um tradicional clube karioca em crisis.
adivinhe qual.

corre, correa


correa estava no palmeiras, lux chegou lá e mandou ele embora.
correa estava no atlético, lux chegou lá e mandou ele embora.
correa está no mengo, lux chegou lá e tu já entendeu o padrão, né?
não sei te dizer por que um time que tem fernando goyas e fierro no banco
não pode ter correa no lugar de um desses dois imprestáveis... pergunte ao lux.

arrepia, zagueiro

tu lembras daquele real madrid do florentino perez?
me lembrei dele ontem. aquele time cool que tinha ronaldito, zidane, raul, guti, figo, beckham, roberto carlos. acho que tinha até o michael owen numa época. me lembrei dele ontem, vendo o mengão se complicar bonito durante um prosaico passeio sobre a perebada do vaisco da gama.
me lembrei daquele galactico real madrid que era supimpa na frente, mas sofria de um monte. que sua defesa não dava conta de segurar aquele bando de gente.
o flamengo está construindo um time com gaúcho e neves e botinelli e pelé e deivid e moura e o eskambau alado. mas nossa defesa tem wellington & david. tem o egídio pela esquerda, o que não melhora em nada nesse aspecto, ao contrário, mas o que realmente está pegando para mim é wellington & david.
gosto dos dois. mas preciso te dizer isto: por mais que seja bacana ter sangue novo na equipe, não vamos a parte alguma com wellington & david no coração de nossa zaga.
wellington tem 21 anos, carinha de 16. david tem 23 anos, carinha de 14.
eles são jovens, imberbes e não se impõem. não adianta. zagueiro tem que ter cara de mau. e ser malvado. o zagueiro tem que meter medo no atacante. o zagueiro tem que parecer um cão danado solto na entrada da área. wellington e david parecem dois bassets hounds. eles não se impõem nem diante do atual time do vaisco.
por favor, não me entenda mal. os dois têm futuro na posição. os rapazes podem dar muito certo. mas não juntos. e não juntos agora. justo neste momento num time que está tão deskalibrado ao ataque como este flamengo. e que promete ficar ainda mais deskalibrado ao ataque quando todos os popstars finalmente estiverem reunidos, em forma e prontos para jogar de verdade.
enquanto isso, o ronaldo angelim esquenta o banco. porque o luxerley já deixou claro que não confia nele, no angelim. tudo bem. mas e então? quem vai ser nossa zaga?
quanto tempo ainda falta para o juan voltar da itália?

quem espera sempre alcança

trinta e um de janeiro. e acabou.
o clube de regatas do flamengo, a partir de amanhã,
já não terá mais ligação alguma com a companhia
lacticínia que até este dia de hoje ostenta sua tão
discreta logomarca em nosso antes inexpugnável
manto sagrado.... e por que isso é importante?

porque, fora esse lance do dinheiro, que não é pequeno,
agora o flamengo poderá botar em campo sua maior estrela:
o homem, o ídolo, o mito, a lenda viva, ronaldinho gaúcho...
o f*dão bom de bola melhor do mundo!
que venha o nova iguaçu!

domingo, 30 de janeiro de 2011

vaisco 1 x 2 mengão (a chronicle)

vamos lá: o flamengo cumpriu com sua obrigação, bateu o vaisco da gama e alijou nossos queridos fregueses da goanabara-2011 já em sua quarta rodada. viva.
mas, cá entre nós, bem que a história desta noite no engenhones poderia ter sido bem outra. o flamengo, a rigor, jogou por quinze, vinte minutos. tipo isso. foi o suficiente pra botar na roda essa patetika vaiscaínada e exibir sua total superioridade. viva.
depois achamos mais um gol no finalzinho da primeira etapa e, por todo o segundo tempo, simplesmente desistimos de jogar. deixamos quieto. achamos que, de tão ruim o time do vaisco, a natureza se encarregaria de marcá-lo. bueno.
isso serviu pra gente levar uma pressão filhadap*ta completamente desnecessária nos minutos finais. e espero que tenhamos aprendido a lição. espero que sim, sinceramente.
o clube de regatas do flamengo se apresentou para o crássico com felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, egídio pela esquerda, maldonado e williams de volantes, thiago neves e renato pelé e vander no meio, deivid na frente.
sem querer tripudiar do vaiscones (nem seria o caso mesmo), foi bem mais complicado abrir o placar sobre o americano de campos, na quarta-feira. hoje nos bastou a primeira jogada mais bem trabalhada do time, a primeira vez que nossos jogadores se mexeram, trocaram de posições e acertaram a bagaceira: egídio caiu pela esquerda e centrou na área, do lado oposto a bola caiu para neves, que rolou para moura vir de trás e bater cruzado para dentro da pequena área, de onde deivid tocou de leve. gol bonito, bem bonito.
como foi bonito o segundo gol. renato pelé se valendo da linha burra da defesa do vaisco para alçar uma bola no centro para neves. bem ali o camarada disparou entre os beques e entrou sozinho na grande área, deu um chapeuzinho indecoroso no goleirão prass e completou para o gol vazio com um insolente arremate de coxa. golazo.
entre o primeiro gol, de deivid, e o segundo gol, de neves, o flamengo esfriou o jogo e tratou de administrar a parada. depois faria isso outra vez por quase toda a segunda etapa. fez isso demais. e cometeu erros seguidos. erros de avaliação, por exemplo, como o williams cometendo seis, sete faltas daquelas típicas que os juízes apitam no rio. aqueles esbarrões, sabe? williams já está no seu terceiro estadual, bem que poderia ter aprendido que eles apitam esse tipo de encontrão, p*rra. cada diabo de faltinha tola dessas, era bola parada para ser cruzada na área flamenga. desnecessário & deselegante.
cruzar bolas. o time do vaisco é fraco, tão fraco, que esse era seu único expediente. acaba entrando. num salseiro, no segundo tempo, depois de saída em falso de felipe, a pelota sobrou pra wellington. me parece que nosso beque teve a brilhante ideia de recua-la pro felipe, de cabeza, em plena pequena área, a cinco metros da meta. claro que deu errado. um caboclo se meteu no meio e fez gol.
por bobagens assim, levamos sufoco no final. e ficamos na mão de sua senhoria, o árbitro, que tu sabes... bem pode apitar qualquer cousa, qualquer penalty, num encontrão, esbarrão fortuito na grande área. foi um sufoco completamente idiota e merecido. porque quando o fla queria jogar pra valer, chegava na cara do prass em quatro, cinco toques.
perdemos uma baita chance, uma enorme chance de dar um sakode histórico nesses trouxas.
e para fechar a resenha, aqui vai um momento clássico deste crássico... pelé estava prestes a ser substituído, dando vez para fierro, a substituição já anunciada. então, numa jogada simples, o vander resolve dar um passe de calcanhar no grande círculo. acaba por armar um contra-ataque pros vagabundos. lux de imediato muda de ideia e quem sai de campo é o vander. que deve ter levado um esporro daqueles no vestiário. com toda razão. só espero que ele não tenha sido o único.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

o peso das coisas



desacostumado a jogar em time grande, o meia thiago neves
reconheceu que não esteve muito leve, não, no jogo de terça.

Eu estava nervoso, uma coisa normal.
Jogar no Flamengo é uma pressão muito grande.

Senti algo que nunca havia sentido, uma coisa estranha.

Mas foi melhor do que eu esperava, sabia que seria complicado

e falei com os companheiros que precisaria da ajuda deles.

y olha que foi apenas um joguinho da taça
goanabara contra o americano de campos.
segura a onda, rapazinho...

a diplomacia sérvia

lembra quando o corinthians paulista
recontractou o marcelinho carioca e
ficou na cara que ele não dava mais conta de jogar?
pois é... marcelinho virou o "embaixador do centenário".
agora talvez aconteça parecido com o petkovic.
é aquela questão que professor luxerley criou este ano:
se lux não conta mais com o petkoveio pra jogar bola, que raios fazer com pets?
petkovic é ídolo da galera. já entrou para a história do clube de regatas do flamengo. e tem bons advogados, sempre dispostos a mostrar o valor ($$) de seu cliente. pega mal deixar pets correndinho na gávea, treinando ao lado do val baiano, até ver se emprestam ele pro uberaba ou pro macaé... há uma dívida aqui, sabe? e não apenas financeira. dívida de gratidão também.
petkovildo, assim, seria um embaixador do flamengo. aqui e no estrangeiro. embora a gente bem saiba que a diplomacia nunca foi o forte de nosso sérvio marrento.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

sono (ou a novela requentada)

e então, camarada, ainda com paciência pra novela ronaldinho?
a reportagem do uol demorou algumas boas semanas, mas, como o gaúcho ainda nem estreou pelo flamengo, chegou em tempo de mandar para a internet algumas minúcias a respeito da transação etc.
nada de muito bombastiko, ao menos até onde tive saquito de ler. entre as aguardadas "revelações" de maior fôlego, contam-se algumas chantagenzinhas de assis, o mala, que teria até pedido um camarote no engenhones ao clube de regatas do flamengo para seu irmãozinho. (camarote esse já devidamente esquentado pela dupla, diga-se.)
as negociações rolavam há meses, diz o noticiário, inclusive com participação de zico (abrazo pro capitão leo) pelo caminho. mas gaúcho, ele próprio, só quis saber sobre o time do flamengo (elenco, comissão, relacionamentos, reforzos, essas bobagenzinhas) nos bastidores daquela patetika colectiva de imprensa no copacabana palace.
ok. estão de parabéns os coleguinhas do uol.
mas ainda quero saber quando a dona patricia amorim - enfim - dará a versão oficial do contracto com a traffic, hein? só de curiosidade rubro-negra...

bala de troco

sob o oferecimento da visa, ronaldinho gaúcho estreia
com a camisa do mengão no dia dois de fevereiro.
pouco menos de quarenta e oito horas depois de vencer nosso contracto com a simpatika companhia lacticínia que atualmente enobrece o manto sagrado.
pois então anote na agenda: gaúcho estreia numa noite de quarta-feira diante do nova iguaçu no charmosíssimo estádio do engenhones. partida válida pela quinta rodada da taça goanabara-2011. show de bola...
depois da pouco emocionante entrada de thiago neves no mengones diante do americano de campos, noite passada, nossa diretoria pensou ligeiro. para evitar que ronaldinho pague muito miko nessa noite de total glamour com o nova iguaçu (logo depois da novelinha), o time do flamengo + ronaldinho terão primeiro dois jogos-treinos contra os juniores. numas de "estudar" o melhor posicionamento do gaúcho em campo: ali caído pra esquerda ou solto no meio, hein?
(ronaldinho gaúcho também deve estrear na marquês de sapucaí, pela portela, mas essa já é outra estória.)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

mengão 2 x 0 americano (a chronicle)

thiago neves entrou no time do flamengo e,
como que por puro encanto, o futebol se fez.
nã. que isso não existe no mundo. a entrada de thiago neves no time do flamengo apenas deixou claro o oceano de distância que existe entre nossas ideias espectaculares e aquele desporto que de facto acontece quando a pelota rola.
ainda bem que dona patricia amorim, que nesta temporada está mais afeita a frequentar estádios de futebol, esteve presente quando o clube de regatas do flamengo encarou o americano de campos esta noite, na novíssima arena do futebol fluminense, o estádio claudio moacyr azevedo, em macaé. partida válida pela terceira rodada da taça goanabara-2011.
com thiago neves, o flamengo de luxerley formou assim... felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, egídio pela esquerda, williams e fernando goyas de volantes, thiago neves e vander e renato pelé no meio; deivid na frente.
desse jeito, nessa formação, o jogou durou vinte minutos, primeiros vinte minutos. tempo em que o fla tentava se encontrar: os três meias trokavam de posição, etc. então um caboclo do americano foi expulso. e luxerley (quinhentos paus por mês) achou que era a senha para que ele fosse mais malandro que a própria malandragem. fez o seguinte: tirou egídio, meteu pelé de lateral e promoveu a entrada de wanderley pra ficar mais dentrão da defesa alheia do que o sempre disperso deivid.
fosse eu o treinador do americano, meteria um ponta veloz ali pela direita e ganharia o jogo. mais realista do que eu, e provavelmente mais conhecedor do seu próprio time, o técnico deles fez justamente o oposto: se fechou numa retranka feroz e jogou fora a chave do cadeado. o americano, que já tinha três beques, agora trazia trinta e sete homens "atrás da linha da bola" (abrazo pro d*nga).
de tal modo que qualquer suspiro de graça & ofensividade, que o cotejo pudesse apresentar, foi por água abaixo. e tivemos daí um longo treinamento de ataque contra defesa. um jogo que, na real, considero mais válido e mais importante para a equipe do que o passeio do último sábado diante de um ameriquinha incapaz (hoje eles levaram goleada do resende, veja). mas chato pra burro de se assistir...
lá foi o mengão bater, bater, bater no rochedo até que, num momento, a pelota enfim entre. goyas teve baita chance de fazer isso, ainda na primeira etapa, mas a manha de querer sempre dar um toque a mais, um drible a mais, parece estar nos genes de sua família. williams também era importante válvula de escape naquele então.
gol, gol de verdade, gol só pintou no segundo tempo. quando neves já não estava mais. tinha saído exausto. deu azar, o neves. porque foi bem quando o americano deu uma patinada (mais gente dentro da grande área é também mais gente pra fazer besteira) e a pelota simplesmente sobrou para nosso centroavantão wanderley. dois minutos depois, já com a defesa arrombada, renato pelé bateu ligeiro uma faltinha e lá estava rapaz wanderley faceiro na área diminuta. pronto. acabou retranka, acabou americano, acabou treino, e acabou deivid também, hein?

with a little help from my friends


mas e então, rapaziada?
já estamos quase em fevereiro,
mas que p*rra a gente vai fazer
do kleberson agora, hein?

pois não é que tiveram uma ideia? haha
tem toda a pinta de ser mais uma daquelas
historinhas plantadas nas redações pelos
"representantes do jogador", historinhas
quem crescem especialmente fáceis em dias
sem notícia & com times tradicionais a perigo.

mas sabe que, pensando melhor,
klebs & vaisco têm tudo a ver?
pense em felipe chinelinho,
pense em carlos alberto...

julio augusto & renato cesar

no mesmo dia em que o clube de regatas do flamengo conquistava sua copa são paulo, professor mano menezes dava uma convocatória para a seleção brazileira apenas com jogadores do estrangeiro.
duas pratas da casa do flamengo foram lembradas.
o arqueiro julio cesar volta ao time nacional, sem surpresa alguma. uma vez que seria tolice queimá-lo após uma falha de jogo, mesmo que tenha sido uma falha grave. desses jogadores actuais, cá entre nós, o julio cesar é um dos que mais têm crédito na praça.
o meia renato augusto, esse sim foi uma surpresa e tanto, não foi?
eu não acompanho muito o certame alemão, não sou entusiasta da bundesliga, muito menos sei te cantar a escalação do cult bayern leverkussen. mas renato augusto, me parece, está na lista de mano como um índice da pouca fartura que temos de meia-armadores.
será um teste para ele. tomara que se saia bem. que tenha, de facto, chance, e possa mostrar bom futebol. nunca fui grande fã dele, jovem demais e irregular demais no mengo, nem tive muito tempo para isso, mas guardo por ele aquele carinho que dedicamos às crias da gávea. além do mais, na alemanha deve fazer um frio do cacete, coitado.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

a juventude rubro-negra

banho tomado, cabelo penteado, cuecas novas.
me instalei diante da tevê para ver o vetê de bahia x flamengo. estava curioso para saber como tinha sido o jogo. quando tu estás no estádio, camarada, são mil cousas acontecendo ao mesmo tempo.
vendo agora, neste momento, a atuacção do flamengo, fica ainda mais nítida a impressão de profundo & transversal nervosismo que já me passara no pakaembas. estranho constatar como negueba e rafinha não acertaram uma única jogada entre eles dois durante o jogo inteiro. fica bem difícil quando dois dos melhores de um time estão nessa periclitância.
a gente tenta apenas imaginar como aquilo tudo passava na cabeza dos camaradas. tipo o lucas, nosso centroavante, que deixou o campo chorando aos soluços depois de ter recebido um pontapé desqualificante. partidas como esta, da copinha, podem significar uma besteirinha de nada pra nós, apenas uma desculpa para se ver fuetbol na tevê às onze da manhã. mas tente, apenas tente, imaginar o que se passa na cabeza de cada um dos moleques. num estádio cheio, em terra estrangeira, um estádio lotado de gente torcendo pra ti...
lá pelas tantas, início da segunda etapa, placar empatado, o jogo doirando no mormaço de uma esturricante manhã de janeiro, a galera chegou a fazer um corinho de "queremos raça, queremos raça" que (felizmente) durou menos de um minuto - logo se aperceberam do quanto é tolo pedir "raça" para adolescentes de dezesseis, dezessete, dezoito anos.
tive a oportunidade de ver, pela tevê e tal, todos os oito jogos do flamengo na copa são paulo de juniores-2011. jogamos bem várias vezes, jogamos mal algumas poucas. saímos de um empate frustrante demais com o mogi mirim, na primeira partida, para meter sete no gurupi e três no são josé debaixo de um lodaçal infame. ganhamos do cruzeiro nos penalties, apostando em contra-ataques e engolindo em seco. ganhamos do são paulo quando parecia que já não ganharíamos mais. goleamos o c*ritiba numa noite de pura magia, em que tudo deu certo. sobrevivemos a noventa minutos de bola fervendo e mais penalties contra um desportivo brazil que não tinha muito a perder. e ganhamos, enfim, na cara e na coragem, na bola e na galera, de um time aguerrido como o baêa.
e deste momento final, prefiro guardar, de todas as imagens, aquele canhotaço do frauches no comecinho e aquela defesa de césar no finalzinho. grande césar a espalmar a bola na forquilha de sua meta. enquanto dona patricia amorim, aquela cabeza oca, já dava entrevistinhas e aceninhos à beira de campo.

o dia da invasão flamenga


sete da manhã na grande cidade
e um camarada de vermelho e preto
atravessa a ipiranga com a são joão
até o coração do clichê estava conquistado

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

cassius marcelo clay


menino diego maurício andou ouvindo
umas baixarias no sulamerikano do peru.
então esta aqui do velho jorge ben é pra ele

urubuzinhos invocados

imagino que negueba, adryan e muralha não estejam nem aí. que esses caras são trés cool. mas eu, cá de minha parte, estou na pilha, estou na pilhíssima para a grande partida de amanhã: clube de regatas do flamengo vs esporte clube bahia.
valendo a final da copa são paulo de futebol junior 2011.
se me perguntarem, eu sempre direi que as categorias de base servem pra formar atletas. não pra dar voltas olimpikas. servem pra incutir na petizada tradições & histórias do clube. (agora, quer incutir de melhor maneira tradições & histórias do que dando voltas olimpikas?)
na verdade, essa copa de juniores hoje está mais para copa de juvenis, posto que sua idade limite foi reduzida de vinte para dezoito anos. de modo que muitos dos moleques que hoje se sobressaem nesse torneio - como o beque marlon, o arqueiro césar, o suplente espoleta rafinha - ainda estão verdes demais pras major leagues. de toda forma, esses meninos estão bem encaminhados demais.
resta a nossa torcida. sempre torceremos. a nossa torcida para que esses garotos, cada um a seu momento, cheguem ao time principal com todo apoio da comissão tecnika, dos probos dirigentes, dos popstars profissionais, e com a boa vontade absoluta & o carinho generoso da galera. que os guris estão prestes a viver os sonhos de cada um de nós, torcedores do mengão. papai do céu os proteja.

domingo, 23 de janeiro de 2011

cinco elefantes num fusquinha


enquanto o clube de regatas do flamengo ainda não aparece em campo em todo seu esplendor 2011, vamos fazendo exercícios de imaginaçao. onde a gente vê vander, a gente projecta thiago neves. onde a gente vê renato pelé, a gente finge que logo, logo ele não estará mais por lá (adoro isso).
por que tem isto de thiago neves e ronaldinho gaúcho não serem exactamente dois meias-armadores de corte classiko. eles são quase atacantes. e o darío botinelli, jogando quinze minutinhos na pelada contra o américa de minas, fez todo mundo querer botar ele na escalação também... e agora, ô luxerley?
sem querer tirar o emprego de nosso professor lux (quinhentos paus por mês), eu acho que dá pra escalar a patota toda junta.
aproveito este graphico feito pelo andré rocha, do blog olho tático, para tentar imaginar como funzionaria esse mengones.
portanto, anote a minha escalação particular....
felipe; moura, wellington, angelim e egídio; maldonado e williams; neves, botinelli e gaúcho; deivid
tem aquela piada: como botar cinco elefantes num fusquinha? dois na frente, três atrás.
ou, neste caso, três elefantes atrás e deivid na frente, fechando um 4-2-3-1 que lux já tem usado por aí.
eu me encrenco com essa ideia de termos deivid na frente. mas, como bem disse o paulinho aqui em recente comment, se a gente não for apostar no deivid agora, que é início de temporada, vamos apostar nele quando? nunca?... verdade. wanderley (ainda) não tem tarimba pra ser esse cara de referência. e diego maurício é outro tipo de atacante, aquele tipo que cai pros lados.
de toda forma, o ponto central deste 4-2-3-1 me parece bem encaminhado... gaúcho libre pela esquerda, naquele posicionamento dele que não existe em prancheta alguma, mas que, enfim, sempre quando se espera mais do que isso dele, a gente quebra a cara. o neves tem idade e bola para fazer um vaivém na direita. ainda mais sabendo que williams e moura costumam dar as caras por lá. o que então nos deixa botinelli a tomar conta da faixa central, pronto para ser o enganche que parece ser.
o probleminha nesse esquema, pra mim, nem tem a ver com o ronaldinho. tem a ver com nosso time. por que perceba isto: se a vida na direita está resolvida com neves e williams e moura, eu te pergunto quem vai aparecer na canhota para dar uma acordadinha no gaúcho de quando em quando? seria quem? egídio? maldonado sobe pouco. e podemos puxar botinelli mais para a esquerda, mas, mesmo assim, corremos o risco de gaúcho ficar à deriva. (olha só como ele está solitário nesse graphico.) gaúcho sempre rende mais quando passam perto dele, quando ele faz dois e um com alguém... vamos pensando melhor nisso...
a bola nem rolou ainda e já temos problemas pra resolver com essa gente, hehe.

comando de caça aos craques (ccc)

seguinte, moçada...
começou a campanha dos paparazzi
em cima das celebridades flamengas.
a legenda desta photo aqui tem algo a ver com ronaldinho
curtindo um pagode em niterói... e então eu te pergunto:
o pagode tá proibido? em niterói não pode?
não vamos entrar nessa conversinha de novo. que no ano passado
foi esse tipo de historinha que nos custou a paz e nos derrubou o
"império do amor" sem necessidade. então vamos agir como adultos
e entender o seguinte: neves & gaúcho e esses caras todos vão cair na
fuzarca. o carnaval nem começou ainda. mas se entrarem em campo
e decidirem pro nosso lado, assunto encerrado, valeu?

sábado, 22 de janeiro de 2011

américa 1 x 3 mengão (a chronicle)

duas bolas paradas no primeiro tempo. duas cobranzas de renato pelé. dois gols. meia hora de espectaculo, o flamengo colocou o américa no bolso & pôde tocar a pelota no verão do karioca-2011.
na primeira bola, de frente pra meta adversária, leo moura rolou para trás e pelé soltou a bicanka. na segunda bola, na ponta direita, pelé mandou na testa de david. e assim, pelos meus cálculos, ainda teremos mais duas semanas de renato como titular rubro-negro.
o clube de regatas do flamengo chegou no estádio giulitte coutinho, em édson passos, num esbozo de 4-2-3-1 para essa partida válida pela segunda rodada da goanabara-2011...
felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda, fernando goyas e williams de volantes, vander e renato pelé e marquinhos no meio; deivid na frente.
as duas bolas de pelé emprestaram ao cotejo uma tranquilidade assaz compatível com este mês de janeiro. bom fazer isto mesmo: resolver as pelejas o mais brevemente possível. porque se a gente der muito mole, vai passar sufoco até achar um gol no finalzinho (abrazo pro fluzones) ou, pior, quem vai achar o gol no finalzinho vai ser o adversário (abrazo pro vaiscão).
do jeito que foi, agora à tarde, até o deivd conseguiu fazer o dele. logo na volta para a segunda etapa, ele completou meio de canela, num bololô na pequena área americana, depois de boa jogada individual de vander pela direita.
o ruim de marquinhos sair jogando, como aconteceu hoje, é que luxerley fica meio sem opção na hora de dar uma agitadinha nos ânimos durante a etapa complementar. como não podia meter marquinhos, que já estava jogando, lux tentou esquentar (haha) a bagaceira com wanderley. deu em nadja. quer dizer, deu pro ameriquinha fazer um gol de honra tempos después. aí lux meteu ronaldo angelim e joão vitor para segurar o marcador. mas, de boa, nem os caboclos do américa estavam na pilha de correr tanto assim aos trinta e pedritas do segundo tempo.

vinte anos depois...

mengão no sufocão! valeu a hora e meia de tensão. valeu a disputa por penalties. o clube de regatas do flamengo está em sua primeira final de copa são paulo de juniores depois de duas dekadas. zero a zero com o desportivo brazil, a classificação veio no desempate por penalidades.
da última vez que conseguimos semelhante façanha, no verão de 1990, nenhum dos infantes deste time actual sequer tinha nascido. se, daquela feita, tínhamos djalminha, marcelinho, marquinhos, paulo nunes, nélio, piá, jota baiano... hoje temos césar, lorran, muralha, negueba, adryan, lucas...
a geração 1990 se sagraria campeã brazileira de futebol em um par de anos, lembra, né? quando eles tiveram a companhia de gente mais experiente, como júnior, gilmar, zinho, gaúcho. aquela foi uma bela & enorme conquista, mas ficamos com uma sensação de f*da empatada. uma sensação de que tudo ficou pela metade. logo djalminha seria craque internacional. mas jogando lá longe, jogando pelo deportivo la coruña. marcelinho viraria um grande ídolo, sim, grande ídolo do corinthians paulista. não do flamengo. paulo nunes conquistaria a taça libertadores da amerika. pelo grêmio. etc. etc. etc.
aquele belo time foi desmontado em tempo recorde, pergunte o por quê ($$) a luiz augusto veloso. e só espero que, desta feita, a gente tenha mais tempo de curtir a molekada no nosso time, no time deles.

china é longe demais


a gente aqui com deivid, e o obina vai pro shandong luneng da china!?

hoje é dia de mengão

cancele os compromissos, abasteça a geladeira e não deixe faltar amendoim em casa. porque hoje, 22 de janeiro de 2011, é dia de mengão. hoje mais do que nunca. hoje tem rodada dupla do mais querido. anote...

15h00. os teenagers do mengão sub-18 encaram o desportivo brazil (de nossa querida traffic) valendo vaga na finalíssima da copa são paulo de juniores. destaques para negueba, adryan, lucas, lorran, muralha e garoto rafinha.

17h00. os bacanas do mengão time "a" encaram o ameriquinha, pela segunda rodada da taça goanabara-2011. destaques para vander, wanderley, marquinhos e felipe. lux está arrumando o time no tapa: já não teremos fierro, mas ainda teremos deivid... abre o olho, luxerley!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

menos um problema

diogo chegou ontem ao santos futebol clube e já foi treinar.
ele que treine bastante, que corra bastante, porque ficou devendo muito.
de todas as contractações (equivocadas) feitas no tapa pelo querido zico ao longo da ladeira-abaixo do brazileiro-2010, acho que a de diogo foi a que mais tinha chances de dar cierto. foi a que mais deu errado. acompanhe comigo no replay...
o val baiano, putis, foi um tremendo erro de avaliação desde o início. baiano não é, nunca foi, jogador da envergadura do clube de regatas do flamengo. já o correa foi uma aposta, uma apostinha, que ele tinha cumprido boas atuacções entre palmeiras e atlético mineiro. mas não deu pé, simples assim. o renato pelé foi uma aposta mais certeira, teorikamente, mas chegando do "mundo árabe" sequer entrou em forma. e deivid, bueno, compramos em 2010 um jogador que pensávamos ser aquele de 2005. cá entre nós, mea culpa também, dava pra gente ter imaginado que deivid estaria bem mais lento & bem menos decisivo depois de meia dekada. já o diogo...
jovem, veloz, lutador, bom de bola, artilheiro, precisando mostrar servizo... não entendi como pôde ser o pior deles. fez um ou dois golzinhos. e nunca decidiu nada.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quem tem rafinha nem precisa de ronaldinho

mengoshow alucinado fora de controle.
coitada da molekada do c*ritiba que deve estar tonta até agora, sem ter ideia do que se passou. eu explico pra eles: depois de derrotar sofridamente cruzeiro e são paulo, a rapaziada do clube de regatas do flamengo pegou gosto pelo trozo e se soltou de vez na copa são paulo de juniores. mengão embalou! segura que quero ver!
o flamengo abriu simpatikos & modestos 6 x 2 sobre o c*ritiba e fará uma das semifinais da copinha contra o desportivo brazil (o time da nossa empresa amiga traffic).
o destaque da noite de hoje em limeira foi o menino rafinha. quer dizer, o lucas meteu três gols, hat trick, os três primeiros gols da partida, matando a bagaça ainda na primeira etapa - mas, mesmo assim, o camarada mais alucinante em campo foi rafinha. que estava numa jornada tipo messi. driblando quem aparecesse diante dele.
achei bacana que rafinha entrou logo no começo da partida. normalmente ele entra no segundo tempo. hoje o volantão vitor hugo teve de deixar o gramado, machucado, e o treinador mandou rafinha pra jogo mais cedo. esse foi o fim do c*ritiba. rafinha já entrou voando baixo e enfiando bola pro lucas. e pronto... o lucas meteu três. o adryan meteu dois. o lorran meteu só unzinho, que foi o mais belo.
rafinha não meteu gol nenhum, mas precisava?

o ex-muralha

um dos destaques do mengão
na copa são paulo de juniores
é o garoto luiz felipe, de apelido muralha.
ou melhor, o ex-muralha.
que o agora o professor luxerley pediu para que ele voltasse a
atender apenas por seu nome de batismo, deixando quieto seu
tão sonoro apelido boleiro.
eu, cá pra mim, acho profundamente lamentável.
é mais um capítulo da desoladora onda de caretice
& correção politika que assola o futebol y o mundo.
"luiz felipe" pode ser qualquer um, podem ser mil.
o muralha era um só...
(o negueba agora vai ser apenas "guilherme"?)

rodada dupla

hoje é dia de dormir tardão.
rodada dupla à noite. anote...
21h00, mengão vs c*ritiba
00h10, brazil vs colômbia
o primeiro jogo, este tu sabes, vale vaga para as semifinais da taça são paulo de juniores. assista à partida e me diga se muralha, lorran e menino negueba - pelo menos esses três - não cabem de imediato no time principal do flamengo.
o segundo jogo, reconheço que não tem tanto apelo, vale pela primeira fase do sulamerikano sub-20. mas estou na pilha de ver porque, além de o garoto neymar sozinho já valer o espectaculo, nosso querido ney frango está com umas ideias de botar diego maurício junto. parece que o brazil vai a campo com três atacantes: neymar, lucas (ex-marcelinho) e drogbinha. se for isso mesmo, vai dar samba. há ainda tem o risco de o galhardo entrar na direita.
(obs.: temos que torcer para maurício e galhardo irem bem, mas não irem bem demais, porque se forem bem demais a gente sabe que periga nem voltarem.)

molezinha

enquanto o time do flamengo se esfalvava para bater o poderoso volta redonda dentro de campo, as duas maiores estrelas da companhia curtiam os confortáveis camarotes do engenhones vaziones.
ronaldinho gaúcho & thiago neves, a nova dupla dinâmica das colunas sociais kariocas, foram filmados pela tevê repetidas vezes durante todo o cotejo. felizes. ainda no primeiro tempo, quando seus colegas pelejavam num zero-a-zero, gaúcho & neves foram vistos rindo a valer.
estavam acompanhados do gente fina assis. que ficava de papo no telephone. depois de marcado o segundo gol do mengo, na etapa complementar, a dona patricia amorim (photo) também apareceu por lá. dando tchauzinho e tal.
o noticiário desportivo de hoje dá conta de que o gaúcho participou da preleção antes da partida, falando na primeira pessoa do plural e incentivando a rapaziada.
mas eu queria mesmo é saber... do que os dois tanto riam nas tribunas? hein?
cá pra mim, acho que riam da moleza daqueles dois times em acção.
riam só de ver que, se a goanabara-2011 for toda assim, eles poderão andar em campo tranquilex. nem vão precisar suar muito.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

mengão 2 x 0 volta redonda (a chronicle)

vagabundo ainda haverá, um dia, de saber valorizar uma das poucas cousas que prestam neste país. nosso futebas.
teremos espectaculos, enquanto isso, semelhantes ao desta noite no engenhones, quando o clube de regatas do flamengo fez sua estreia no karioca-2011. (o mais charmoso dos estaduais etc.)
estádio às moscas e um jogo marcado para depois da novela numa quarta-feira. o fla diante de um esforçado-mas-limitadíssimo volta redonda. e com as grandes estrelas rubro-negras (gaúcho & neves) sentadinhos nas tribunas. enquanto, dentro de campo, o que se via era um arremedo de flamengo a brindar os poucos fiéis torcedores presentes. bem broxante.
o flamengo se apresentou para a primeira rodada da goanabara-2011 com um little frankenstein feito com alguns recém-chegados e mais uns pedaços putrefatos daquele time que nos deu tanto desgosto no brazileiro-2010. a saber... felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda, fernando goyas e williams de volantes, fierro e vander e renato pelé no meio, deivid na frente, sozinho, isolado, completamente equivocado.
seria perda de tempo - e masoquismo - analisar em detalhe esse time que, com fé, não se repetirá daqui por diante. peço apenas que note a precariedade do meio-campo, com garoto vander cercado por malas: goyas, fierro, pelé. numa escalação assim, vander era a nossa única esperanza. e foi ele mesmo quem abriu o placar, no final do primeiro tempo, ao cair pela direita, grande área a dentro, numa jogada de iniciativa particular, e centrando a pelota na intenção de achar deivid de frente pro gol - mas a bola só entrou mesmo por obra do beque padovani, se dependesse de deivid...
o voltaço, antes desse acidente de trabalho, mandava no jogo. pode crer. e voltou para a etapa complementar ainda com ímpeto ofensivo, submetendo nossa frágil defesa a uma intensa blitz. fomos salvos pelo arqueiro felipe, que bem já pode se considerar jogador do flamengo.
lá pelas tantas, vendo o ridículo da situação, luxerley fez o óbvio - tirou fierro e deivid - pra meter marquinhos e wanderley.
sabemos, já desde o ano passado, que marquinhos entra bem, ali na canhota, e logo o time ganhou novos ares. a ponto de moura receber uma bola por ele invertida e se empolgar para chegar até a linha de fundo - pela primeira vez no ano - e dali foi natural o cruzamento e o arremate de wanderley numa cabeçada para fazer 2 x 0. e foi o suficiente pro voltaço não mais nos importunar.
futebol é um troço bem simples, a gente que complica.

first we take manhattan, then we take berlin


nada mais cafona que um campeonato estadual, né?
o hype agora é dar de ombros pros estaduais, percebestes?
para ser sincero, eu acho bem divertido carimbar a freguesia anos após ano. e por isso, camarada, não abro mão de ganhar o estadual, não. foi chato não vencer no ano passado. precisamos dar um jeito nisso - pra já.
mas este karioca-2011 vai começar bem esquisitão. afinal, tudo o que a gente faz aqui no futebol brazileiro, a gente faz assim meio torto, meio nas coxas, de qualquer jeito. então vamos começar um torneio sem nem ter tido uma pré-temporada decente. vamos botar o mengo para enfrentar o voltaço tarde da noite, depois da novela. sem ronaldinho, sem botinelli, sem thiago neves, sem os bacanas. e vamos botar o fluzones - atual campeão nacional depois de uns dois séculos e meio - para jogar numa quinta-feira contra o bangu. crássico.
e assim vamos nós, no tapa.
apesar de tudo isso, apesar de o marakas fazer uma falta dos diabos, apesar do certame estar inchado com dezesseis times (nem no brazil inteiro existem dezesseis bons times), apesar da certeza de que o ronaldinho só vai entrar em campo quando bem entender, eu teimo em achar bacana o karioca. teimo em achar serventia pra esta peia. veja você...
é claro que quem arromba os cofres & vende a alma como o clube de regatas do flamengo arrombou & vendeu, não vai se contentar com um canequito estadual. mas é a tal cousa: se um estadual é pouco, tente então não ganhar nem isso. (luxerley deve se lembrar do mengo-1995.) podemos usar o estadual, principalmente esta goanabara, para deixar a equipe em pé. não conseguimos fazer isso no ano passado, e passamos a temporada inteira numa aflição desnecessária.
a ideia desta vez é ganhar a copa do brazil, ganhar o brazileiro, ganhar a libertas e dominar o mundo. temos uma ambição natural e atávica de fazer tudo isso, pouco a pouco, então temos que juntar bala, reunir munição. um time não se faz apenas com os popstars milionários. temos uma geração bem interessante aí disputando a copa são paulo de juniores na maior dignidade - e eles podem se juntar agora mesmo a este plantel do lux, dando profundidade ao elenco e emprestando sangue novo.
não há melhor caminho para esse crescimento do que começando pelo estadual. (a ver o santos do paulista-2010.) também não há melhor oportunidade para pegar quem chega agora (gaúcho, neves, botinelli, felipe) e apresentá-los à nossa nação rubro-negra do que no dia-a-dia das rivalidades de um estadual.
o mundo não será nunca dominado se caboclo não dominar nem mesmo seu quarteirão. antes de sair pra rua, é necessário primeiro abrir a porta de casa. e confirmarmos nossa hegemonia com o trigésimo-segundo título estadual.

falta alguma cousa...


começa hoje o karioca-2011. e, aconteça o que acontecer, este
primeiro estadual do rio sem o marakas será estranho demais

goanabara-2011

compromissos do clube de regatas do flamengo pela primeira fase da taça goanabara-2011.
(pra recortar e guardar)

qua 19/01 - 21h50 - mengão 2 x 0 volta redonda, no engenhones
sab 22/01 - 17h00 - américa 1 x 3 mengão, em edson passos
qua 26/01 - 19h30 - mengão 2 x 0 americano, em macaé
dom 30/01 - 19h30 - vaisco 1 x 2 mengão, no engenhones
qua 02/02 - 21h50 - mengão 1 x 0 nova iguaçu, no engenhones
sab 05/02 - 17h00 - boavista 2 x 3 mengão, em macaé
dom 13/02 - 17h00 - mengão 1 x 0 resende, no engenhones

cheirinho de bacalhau




lembra do jean?
tu podes até ter se esquecido do rapaz,
mas a freguesada vaiscaína com certeza
ainda lembra muito bem do verão de 2004, né?
pois então veja só que divertido...

o kampeonato karioca segue brindando suas torcidas
com o reencontro de antigos camaradas que já eram
dados por sumidos no mundo.
logo mais à noite, no engenhones,
o clube de regatas do flamengo abre
a taça goanabara-2011 recebendo o
tradicional volta redonda futebol clube.
e adivinhe você quem é o atacante do voltaço...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

quem tem negueba nem precisa de ronaldinho

desta vez, não rolou showtime.
o time do flamengo já fez bonito na copa são paulo de futebol junior, mas desta vez foi menos na boniteza e mais na valentia.
os guris do mengão bateram o são paulo, que defendia o título etc.
o jogo desta noite, em limeira, foi nervoso demais, pegado demais para ser um espectaculo de bola. valeu a emossão em estado bruto.
já dava para ver a disposição do fla pela escalação inicial: o veloz avante thomás dando vez a vitor hugo, volante volante. quando a bola rolou, os times se encontraram aos trankos & chifradas no meio-campo. dois bisões disputando uma fêmea.
negueba pedia a fêmea, a pelota, mas os tricoletas não lhe davam espaço para aventuras. houve cierto respiro apenas em meados da segunda etapa. quando entrou o irrequieto rafinha, o time recuou e passou a buscar contra-ataques. nesse clima de franco desafio, lucas estourou uma bica no travessão, o baixinho rafinha testou no mesmo travessão. em algum momento o gol haveria de sair. por inevitável.
e negueba, não poderia ser outro, guilherme negueba, o agente da incontornável victoria. inventando terreno onde não havia, negueba se esgueirou pela ponta-esquerda, chapelou um moço, quase caiu no caminho, reequilibrou-se num instante, até conseguir centrar aquela pelota com malícia. o goleiro rebateu errado - e o gol foi de alex.
o nosso gol foi de alex, mas a nossa victoria foi de negueba.

o que fazer com petkovic?

o time do flamengo já voltou de sua pré-temporada em londrina. a imprensa começa a se acostumar com a ideia de ronaldinho gaúcho por aqui. hoje o time de juniores tem um jogaço definidor contra o são paulo na copinha-2011. amanhã o time principal fará sua entrada no karioca-2011 contra o voltaço.
aos poucos as cousas se encaixam e tal. menos o dejan petkovic.
ou tu achas natural que petkovildo continue matando as tardes com corridinhas na gávea, absolutamente fuera das intenções de lux?
marcelo lomba foi para a ponte preta. diogo está indo pro santos.
mas não podemos tratar pets como mais um desses peias.
ele é nosso ídolo. tem uma parte da torcida ao lado dele. ele é nosso credor. tem advogados com bons argumentos. no entanto, petkovildo só aparece na imprensa recolhendo contribuições para as vítimas da mais recente catástrofe nacional.
dizem que ele estaria para voltar para o vitória da bahia.
o técnico antonio lopes, cabezón, disse que seria uma boa mesmo.
então aparecem no noticiário umas frases aparentemente desconexas da patricia amorim dizendo que "conta com petkovic" etc.
puxa, patricia, que bacana. mas o luxerley sabe disso?
esta notícia de ontem bateu recordes de bizarria: zebu de uberaba?
(...não me espantará se a patricia convencer lux a tê-lo de volta.)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

gente que vacila



e o garoto everton, hein? bobeou bonito.
apresentou-se ontem ao botafogo de futebol e regatas.
perceba que, com egidio (!) como lateral no flamengo,
esse rapaz tinha tudo para retomar aquele promissor
momento de 2009 se voltasse ahora pro mais querido.
mas tudo bem: nossos kartolas tinham lá suas
outras prioridades ($), e everton é novinho ainda.
seu empréstimo pro foguito vence no final do ano.
passa ligeiro. mas outra mankada dessas, sei não...

domingo, 16 de janeiro de 2011

first impressions on earth

o mito está entre nós.
ronaldinho gaúcho deu as caras no estádio do café, esta tarde, quando o clube de regatas do flamengo encerrou sua breve pré-temporada-2011 num amigável com o américa de minas.
ronaldinho foi lá, deu um "oi" pra rapaziada e fez valer seus direitos de imagem ($$) pras câmeras da globo.
bater uma bolinha, não, ainda não, obrigado.
(só em fevereiro, quando cadukar o contracto com os batavos.)
de tal modo que, sem thiago neves e ronaldinho gaúcho em acção, o evento de hoje valeu pra torcida matar saudade do egídio. haha.
valeu mesmo, na real, foi pro darío botinelli apresentar seu cartão de visitas. e foi um cartão e tanto: papel couché, bela tipographia. camarada simplesmente meteu um gol - golazo - de falta acertando uma pelota em curva, dando a volta por fuera da barreira, atingindo o barbante com a convicção e o lirismo dos justus.
um inesperado desfecho para um café com leite...
doutor luxerley guaribou o flamengo num esbozo de 4-2-3-1 com felipe; moura, wellington, david e egídio (!); fernando goyas (!) e williams; fierro (!), vander e renato pelé; deivid.
foi só tu ficar indignado com a presença de fierro no meio que o rapaz, logo aos três minutos, enfiou um passe sensacional para vander vazar a área oposta e abrir o marcador. foi apenas um acidente, claro. fierro logo voltou ao seu estado normal de apatia e inutilidade. e olha que ele foi o único, dos vinte e dois em campo, que passou noventa minutos ali jogando. porque logo entraria o botinelli e, depois dele, foi entrando um bando de gente.
terminamos assim: paulo victor; fierro, jean, angelim e alvim; joão vitor e maldonado; botinelli e marquinhos; romário e wanderley... enfim, uma zona.
valeu pela movimentação na primeira etapa, pela destreza de vander, pelas alternativas de bola apresentadas para além das manjadas jogadinhas pelas laterais. valeu para luxerley ver que, no gol de empate dos mineiros, uma manjadíssima batida de escanteio, a zaga teenager (wells & david) ficou a pastar bonito. e valeu, claro, pelo golazo de desempate que - já pro finzinho - acordou a moçada - e nos fez pensar no que mais botinelli pode fazer, hein?...

coração de mãe (sempre cabe mais um)


Ronaldo, se quiser, pode vir para o Flamengo.
Todo grande jogador tem espaço aqui,
e ia ficar
bom demais.
É melhor nem falar sobre isso,
mas eu fiquei
muito triste na época.
Nada contra o Corinthians,
é um clube que
respeito muito.
Mas a minha vaidade me permite
abrir o coração,
se um dia você
quiser ser do Flamengo.

O Ronaldinho vai ser muito feliz aqui.

aparentemente, um só ronaldo
é pouco para patricia amorim...

sábado, 15 de janeiro de 2011

"na fronteira entre felicidade e ceticismo" (a resenha do giusti)

Acho engraçado o pessoal da torcida arco-íris, cujo coro é engrossado pela dor de cotovelo dos gremistas e palmeirenses, dizer que não queria o Ronaldinho Gaúcho nos time deles. Pois eu queria ele no Mengão sim, e se der, dona Patrícia, traga o Kaká e o Messi, por favor. O Flamengo – e o futebol do Rio – precisavam de uma negociação assim.

Mas a verdade é que a chegada do Gaúcho, que se fosse para chamar de gênio sempre achei que merecesse mais do que o seu xará gordinho, me deixa na fronteira entre felicidade e ceticismo. Flamengo, teu passado te condena! Em 95, não havia outro caminho: seríamos campeões cariocas, da Copa do Brasil e paparíamos o Brasileirão no ano do centenário. Depois era só aguardar o gran finale dos sonhos da nação: bi da Libertas, como diz meu chefe no mengo beat, e outro bi, o de Tóquio (na época acho que o Mundial ainda era na terra da Yoko Ono). Dúvidas? Ora, afinal repatriamos o baixinho, esse sim, gênio indiscutível. Pois bem, quando veio a fatura, ‘tava lá discriminado. Com Romário, o Mengão ganhou umas duas ou três taças Guanabara, dois cariocas e uma Mercosul, que era a sul-americana d’antanho, muito pouco para o que se pretendeu. Sem falar que datam desses anos duas das derrotas mais doídas da história rubro-negra: o carioca de 95, com aquele gol de barriga ridículo, e a Copa do Brasil para o Grêmio, em pleno Maraca, quando estávamos com o caneco na mão e deixamos empatar, sendo que Romário minutos antes perdeu um gol feito, porque devia estar com a cabeça na balada de depois do jogo.

O passado assombra porque na Gávea as coisas não mudaram dos anos 90 para cá (ameaçaram, mas não mudaram). Romário foi pro Flamengo para acabar de completar a fortuna que juntou na Europa e para gastar a dinheirama do jeito que mais gostava: na vida mansa do Rio, indo pra noite, jogando futivôlei e de vez em quando pintando lá na Gávea para dar uma força pra rapaziada. E quem ia dizer que que ele não podia?

Não sei se essa é a intenção do Ronaldinho. Como pessoa, me parece melhor do que Romário. Mas a gente sabe que o sujeito se amarra numa bagunça, e sabe também que nem dona Patrícia nem ninguém por lá vai chamá-lo num canto e dizer “meu camarada, vamos levar a sério a grana que você tá ganhando?”.

Não estou interessado em saber o que o jogador faz ou deixa de fazer fora das quatro linhas. Minha preocupação é só que exista alguém fazendo com que ele jogue, decida, resolva, leve a sério. E já que estamos falando de gaúcho, chego a lembrar de uma história do Analista de Bagé, do Luis Fernando Veríssimo. O machista casou com a feminista e na primeira noite ela botou a banca, dizendo que ia fazer e acontecer. Ele concordou com tudo, desde que antes ela fizesse a comida e lavasse a louça.

Arrebenta, Gaúcho.

andré giusti é escritor e jornalista
http://www.andregiusti.com.br/blog/

o doce sabor da vingança


não demorou e o grêmio de football porto-alegrense nos deu o troco:
o clube acaba de anunciar vinicius pacheco como seu reforço para a
libertas-2011, atendendo a um pedido do treinador renato gaúcho...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

vamos conhecer o novo mengão

o clube de regatas do flamengo divulgou ontem a numeração fixa de suas camisas para o primeiro semestre da temporada 2011 de futebas. o que implica em dizer: quem está dentro, está dentro; quem está fora, bueno, camarada, melhor ficar treinando lá na gávea e ver o que se passa. de toda suerte, eis os 31 homens de luxerley para buscar o trigésimo-segundo estadual e a terceira copa do brazil...

1. felipe - primeiro reforço de peso para a temporada, o polêmico corinthiano é ainda o primeiro do trio de malas (completado por gaúcho e neves) que promete esquentar a gávea neste ano. ele andava encostadão no braga, de portugal, mas chegou tomando para si a camisa que estava vaga desde que bruno zousa optou pela vida carcerária.

2. leonardo moura - tome nota de um dos sobreviventes do vexame-2010. moura já foi o craque do time, já andou às turras com a torcida, hoje está mais pianinho - dentro e fora de campo. usa a brazadeira de capitão com o moral de entrar para o sexto ano seguido como titular do mengo. desta vez, deixa no banco o promissor rafael galhardo. diante do time ofensivo que está se armando, pelo jeito moura vai ter que jogar mais atrás do que costuma fazer.

3. wellington - prata da casa. é o preferido de luxerley na briga entre os jovens zagueiros do elenco, tomando lugar do david, nosso amuleto do hexa. na provável dupla titular com ronaldo angelim, será o camarada da caça.

4. angelim - herói de nossa gente. ronaldo angelim, 35 aninhos, por pouco não rodou, por conta desse clima de renovação-de-elenco que o lux andou espalhando por lá. foi o último da equipe a ter contracto renovado. se tudo der cierto, emprestará experiência e tranquilidade à nossa retaguarda. é o homem da sobra.

5. maldonado - ex-genro e eterno homem de confianza do professor luxerley. foi fundamental na campanha do hexa de 2009, mas passou boa parte de 2010 no estaleiro. macaco velho, ele já está ciente de que o time de popstars internacionais (neves, gaúcho, botinelli) vai estourar na conta dele. terá de cortar um dobrado.

6. egidio - parece brincadeira. depois de quatro, cinco anos de hegemonia do juan maldonado, não conseguimos ninguém melhor do que egidio para substitui-lo. já foi emprestado para paraná, juventude, figueirense, e acaba de rebaixar o vitória da bahia à série b... mesmo assim, lux diz confiar nele. sei.

7. thiago neves - o homem do créu chegou mansinho no flamengo, pedindo desculpas, pagando pau pra torcida, etc. vai ter que superar muita cara feia na nação rubro-negra. em baixa na carreira de altos e baixos, chega das arábias tirando onda de que era muito querido por lá. vá saber. se botar a cara de verdade, pode se dar muito bien neste flamengo onde gaúcho deverá chamar todas atenções & marcações, deixando espazo para ele se criar. sabe armar, sabe tocar, sabe chutar.

8. williams - acostumado a correr por dois, será bom que corra por três. vai ter de dar conta de fechar o meio-campo ao lado de maldonado, que tem bem menos vigor que ele. williams quase foi vendido para o santos neste verão, mas seguirá entre os bons. é outro dos veteranos do título de 2009.

9. deivid - este chegou cheio de banca, cheio de responsa, numa contractação especialmente conduzida por zico, que muito confiava no camarada. mas deivid foi uma completa negação no returno do brazileiro-2010. lento, omisso, disperso. parecendo eternamente cansado, longe de ser aquele craque decisivo de cruzeiro e corinthians. desta vez, começando um trabalho desde o começo, pode ser que emplaque. seria uma agradável surpresa.

10. ronaldinho gaúcho - o mito.

11. renato - este chegou cheio de banca, cheio de responsa, numa contractação especialmente conduzida por zico, que muito confiava no camarada. mas pelé foi uma completa negação no returno do brazileiro-2010. lento, omisso, disperso. parecendo eternamente cansado, longe de ser aquele craque decisivo do mengão-2005. desta vez, começando um trabalho desde o começo, pode ser que emplaque. seria uma agradável surpresa.

12. não temos nenhum camisa doze relacionado. por que será? ainda vamos contractar um goleiro reserva?

13. jean - incrível. jean chegou na miúda. foi pouco, muito pouco útil, mas conseguiu escapar bonito do passaralho de lux. talvez esteja ainda no rubro-negro por uma espécie de cota para balzacos no banco de reservas... taí um cara que poderia ter caído fora bonito na "renovação" do elenco. ninguém ia dar pela falta: zero carisma, zero confianza da galera.

14. david - mesmo relativamente franzino para um zagueiro central, david é um rapaz que me inspira confianza. quer dizer, me inspira mais boa vontade do que propriamente confianza. foi autor de gol decisivo na última rodada do hexa etc. com a surpreendente ausência do jovem marlon desta lista, e com a presença de jean, está claro que david é nosso primeiro reserva para a zaga - tanto à direita quanto à esquerda. david é do bem. mas essa avaliação é preocupante.

15. diego maurício - pode-se dizer que nosso estimado drogbinha foi rigorosamente a única cousa boa que nos aconteceu durante o ano passado. prata da casa que ofuscou todos os bacanas trazidos da gringa. menino maurício é arisco, veloz, contundente. mostrou ter estrela marcando gols decisivos para livrar nosso rabo da segundona-2011. não tremeu na hora da verdade. e aposto que (de novo) vai cavar seu lugar no onze titular.

16. fierro - comer e dormir. me diz, o luxerley tá levando quanto para manter esse peia na equipe? ele já jogou de lateral, de volante, de meia. veja só... no final do ano passado, chegou a se apresentar ao boca juniores (pobre boca) mas foi barrado da equipe porteña por ter levado pau nos exames médicos. e como pode um cara que levou pau no exame médico em um clube ainda seguir no elenco de outro, hein?

17. fernando - comer e dormir. fernando goyas, o irmão do carlos alberto, foi o primeiro dos nossos jogadores a ter contracto renovado ao fim da temporada 2010. fernando goyas é o volante mais experiente entre os reservas do clube de regatas do flamengo. agora tente você dormir sabendo disso.

18. botinelli - todo mundo fica emossionadinho com ronaldinho, mas eu estou mesmo a fim de saber como joga darío botinelli na real. o repertoire de gaúcho, o repertoire de neves, sabemos de cor. botinelli é quem pode nos surpreender. até gente bem cricri, bem mais cricri que eu, como o mauro cezar pereira (espn brazil), anda apostando no gringo. ulia.

19. negueba - o jovem guilherme negueba vem voando baixo na copa são paulo de juniores. claro que, entre os profissionais do esporte, a bagaça come mais pesado. mesmo assim, eu acho que vai dar para o negueba, dezoito aninhos de pura insinuação & sofisticação. e o lux vai sair dizendo que foi ele quem o inventou. caskateiro.

20. vander - chegou do bahia como revelação, fez uma boa segundona-2010 e tem o apreço de sua antiga e fanática torcida. vander (photo) joga de meia-armador. artigo em falta no mercado. está por empréstimo na gávea.

21. alvim - lateral esquerdo. o que dizer de rodrigo alvim? depois de ser banco do juan maldonado, agora vai ser banco do egidio? se mata, infeliz.

22. galhardo - lateral direito. ele está no peru com o brother diego maurício para o sulamerikano sub-20. rafael galhardo é prata da casa e minha aposta mais faceira para um flamengo melhor nos anos que virão. por enquanto, vai ter que segurar a onda de passar mais um ano no banco. ele disse que está de boa com isso. tomara que esteja.

23. joão vitor - volante dos juniores. não conheço. lux parece conhecer. e gostar dele. pois vitor não foi emprestado para qualquer um, ao contrário do antonio, seu companheiro de geração, que chegou primeiro aos profissionais - e já foi nessa.

24. não temos isso. mengão é time de machão. ui.

25. marquinhos - aquele moço que era do vitória da bahia. deu um rolo danado com ele em 2010. bateu e voltou pra gávea, metido num estresse juridiko entre o vitoria e o parmêra. quando, enfim, ele pôde jogar, entrou bem no time. dando uma incendiadinha nos segundos tempos. quero ver mais de marquinhos em 2011.

27. paulo victor - goleiro reserva. mais conhecido por ter armado uma p*taria em sua casa que contou com as futuramente ilustres presenças de bruno zousa e eliza samudio.

28. vinicius - goleiro reserva. revelado no vila nova de goyas, vinicius (photo) passou por boavista e duque de caxias antes de bater no mengão em 2010.

30. adryan - moleque do time de juniores. jogando com a camisa dez na copinha-2011. é um meia de corte mais ofensivo, veloz com a bola nos pés e bom de drible. ainda frágil no corpo a corpo e no arremate a gol.

31. muralha - outro dos juniores. rapaz de nome luiz felipe, de apelido muralha. apesar do que pode soar, nosso muralha é um volante um tanto mais refinado do que os volantes brazileiros costumam ser. sabe apoiar o ataque e sabe bater de longe. se tratado com carinho e atenção, pode dar o que falar.

32. romário - centroavante, é claro. foi revelação do time bi-karioca de juvenis. ainda não o vi jogar, mas gosto do seu nome.

33. wanderley - este acaba de chegar do grêmio prudente, ex-baruêras. o time dele era uma m*rda, mas contam que o wanderley (photo) se salvava do desastre. não me lembro dele, não dei a mínima pro prudente no último brazileiro. foi uma indicação pessoal do xará mais abonado.

34. digão - lateral direito dos juniores. curioso que ele ainda não atuou nesta copinha-2011, mas junto a muralha e negueba e adryan, digão vem cumprindo semanalmente a ponte área interior de são paulo-interior do paraná para poder treinar junto ao lux. ainda não o vi jogar.

35. césar - goleiro dos juniores. catou dois penalties até o momento na copinha-2011. mas é um garoto que claramente ainda precisar estudar fundamentos como saída do gol e reposição de bola.

... e aê? vai dar pé?

urubu voa alto na copinha

o mengão segue seu destino vencedor na entusiasmante copa são paulo de futebol junior. já estamos nas oitavas.
nosso futuro adversário tanto pode ser o mui tradicional olé brasil, de ribeirão preto, quanto o implakavel são paulo, übercampeão de todas as categorias - dos fraldinhas aos geriatrikos.
pode vir o überzão matador, atual campeão do certame, porque esta noite o mengones já mandou de volta pra toca o cruzeirinho, atual campeão nacional sub-20.
foi um jogaço, o jogo desta noite em araras (ou uma outra cidade dessas, vá saber). mengão saiu na frente com belo cruzamento de menino negueba, arisco pela direita, bola insinuante que o beque cruzeirense mayke achou por bem não desperdizar, arrematando contra as próprias redes com fulgor e tesão. um golazo.
o empate veio célere, numa cobranza de falta em que nossa barreira resolveu se abrir em duas para que fosse possível a passagem da pelota. foi o segundo gol sofrido pelo jovem césar no certame, o segundo em falta.
acontece que césar livraria a cara geral da moçada ao rebater um penalty ainda na etapa inicial. foi o segundo penalty defendido pelo jovem césar no certame. (uma penalidade máxima que, na real, nem houve, com o atacante espertinho se dobrando covardemente ao meio ante a presenza morena de marlon.)
o rafinha, que sempre entra a alucinar na ponta, desta vez apareceu mais cedo que o habitual. começou a etapa complementar pedindo bola, pedindo jogo. recebeu um presentaço de anderson em perfeito contra-ataque após um córner do cruzeiro. pequeno rafinha (photo) entrou libre na área adversária e, com contundência e malícia, pôs o pobre goleiro ruan para dançar. outro golazo.
o cruzeiro ainda empataria em dois a dois. só pra testar os nervos da petizada. só pra poder levar a partida a uma decisão por tiros libres alternados, cobrados da marca do penalty. a rapaziada assimilou bem essa desventura. cem por cento de acerto nas cobranzas flamengas. (com direito ao capitão franches mandando uma cavadinha.) cada batida certeira do mengo minando um pouco mais a autoestima alheia.
que agora é chegada a hora de os meninos virarem homens.

seja discreto

a seleção brazileira sub-20 de futebol chegou hoje a tacna, no peru, onde dará início à sua participação no sulamerikano da categoria.
estreia marcada para a madrugada de terça-feira, diante do paraguas.
valendo duas vagas para as olimpíadas etc.
o clube de regatas do flamengo tem dois homens no peru. o lateral direito rafael galhardo e o atacante diego maurício. o galhardo deve ser titular no time de ney frango. maurício deve ser banco. después de encerrada a competição, eles trocam de lugar: galhardo será reserva do leo moura no mengão-2011, enquanto (espero) maurício reassumirá seu posto no nosso ataque.
então... tomara que o ney frango seja bem cauteloso em suas escalações e deixe o garoto neymar enfrentar os botinudos ao lado, no máximo, do são-paulino lucas (ex-marcelinho).
que frango deixe menino maurício tranquilinho sentado no banco.
o que menos precisamos, a esta altura dos acontecimentos, é de diego maurício alucinando em escala internacional. ainda em dezembro apareceu um monte de notinha plantada na imprensa dando conta do interesse do time do porto em tê-lo por lá. agora em janeiro mesmo. o probo luiz augusto velloso, claro, negou a parada veementemente. mas sabemos que apito velloso toca. e parte (quanto?) dos direitos de maurício pertencem à traffic. e sabemos que a traffic conseguiu uma cousinha ou outra (quais?) dentro do fla por conta desse episódio ronaldinho.
então, diego maurício, vamos na miúda.
que ali, entre neves & gaúcho, há um espazo reservado pra ti.

a mais querida

boba, a dona patricia amorim não é.
pode até se fazer de boba, na hora de se desviar dos problemas, né?,
mas ninguém se meteria com política - no clube de regatas do flamengo
e na câmara de vereadores do rio de janeiro - se fosse bobinho, devagar.
não sei se vocês, brothers rubro-negros, perceberam isso, mas não
teve mulher mais fotografada durante a semana que a nossa presidente.
não teve para a valesca popuzuda.
não teve para a gostosa da mulher do temer.
aliás não teve para ninguém mesmo: nem pra dilma.
foi patricia amorim com gaúcho, patricia amorim com neves,
patricia amorim em colectivas no clube, entrando em churrascarias, etc.
tudo certo. está mesmo de parabéns, a patricia amorim, por dobrar o assis,
o gaúcho, os camaradas do milan e a traffic. (ainda veremos no que vai dar...)
só acho meio estranho que a patricia amorim não tenha estado assim tão presente
e tão fotografável durante aquela ladeira-abaixo do último campeonato brazileiro, né?
pelo jeito, ronaldinho gaúcho não é o único craque em marketing na gávea...


só o zico foi receber val baiano e correa no ano passado: cadê a dona patrícia?

gaúcho arrebenta no mengão!!















luís carlos toffoli
campeão karioca (1991),
campeão da copa do brazil (1990),
campeão brazileiro de futebol (1992),
98 gols marcados em 200 partidas...
viva o gaúcho!

a primeira balada

hora de correr, malandragem.
thiago neves & ronaldinho gaúcho se apresentaram ontem ao doutor luxerley e se integraram ao elenco do clube de regatas do flamengo que ora se prepara em londrina.
gaúcho estava coçando fuerte há dias. seu último treino no milan foi em 28 de dezembro. depois disso, reveillon, rio de janeiro, amy winehouse, floripas e inúmeros encontros & reuniões de negócios em churrascarias da barra.
neves estava no "mundo árabe" e a gente sabe como são as cousas por lá. ninguém vai treinar num sol de cinquenta graus, vai? quem chega das arábias demora pelo menos uns dois meses pra conseguir correr & acertar os passes ao mesmo tempo. (fora o sheik emerson, que esse é maluko de verdad.) basta lembrar a exuberante forma fisika de renato pelé ao chegar para o brazileiro-2010.
o flamengo estreia na goanabara-2011 em cinco dias. partida marcada para quarta-feira, no engenhones, contra o voltaço.
esses dois estão fora.