sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

vamos conhecer o novo mengão

o clube de regatas do flamengo divulgou ontem a numeração fixa de suas camisas para o primeiro semestre da temporada 2011 de futebas. o que implica em dizer: quem está dentro, está dentro; quem está fora, bueno, camarada, melhor ficar treinando lá na gávea e ver o que se passa. de toda suerte, eis os 31 homens de luxerley para buscar o trigésimo-segundo estadual e a terceira copa do brazil...

1. felipe - primeiro reforço de peso para a temporada, o polêmico corinthiano é ainda o primeiro do trio de malas (completado por gaúcho e neves) que promete esquentar a gávea neste ano. ele andava encostadão no braga, de portugal, mas chegou tomando para si a camisa que estava vaga desde que bruno zousa optou pela vida carcerária.

2. leonardo moura - tome nota de um dos sobreviventes do vexame-2010. moura já foi o craque do time, já andou às turras com a torcida, hoje está mais pianinho - dentro e fora de campo. usa a brazadeira de capitão com o moral de entrar para o sexto ano seguido como titular do mengo. desta vez, deixa no banco o promissor rafael galhardo. diante do time ofensivo que está se armando, pelo jeito moura vai ter que jogar mais atrás do que costuma fazer.

3. wellington - prata da casa. é o preferido de luxerley na briga entre os jovens zagueiros do elenco, tomando lugar do david, nosso amuleto do hexa. na provável dupla titular com ronaldo angelim, será o camarada da caça.

4. angelim - herói de nossa gente. ronaldo angelim, 35 aninhos, por pouco não rodou, por conta desse clima de renovação-de-elenco que o lux andou espalhando por lá. foi o último da equipe a ter contracto renovado. se tudo der cierto, emprestará experiência e tranquilidade à nossa retaguarda. é o homem da sobra.

5. maldonado - ex-genro e eterno homem de confianza do professor luxerley. foi fundamental na campanha do hexa de 2009, mas passou boa parte de 2010 no estaleiro. macaco velho, ele já está ciente de que o time de popstars internacionais (neves, gaúcho, botinelli) vai estourar na conta dele. terá de cortar um dobrado.

6. egidio - parece brincadeira. depois de quatro, cinco anos de hegemonia do juan maldonado, não conseguimos ninguém melhor do que egidio para substitui-lo. já foi emprestado para paraná, juventude, figueirense, e acaba de rebaixar o vitória da bahia à série b... mesmo assim, lux diz confiar nele. sei.

7. thiago neves - o homem do créu chegou mansinho no flamengo, pedindo desculpas, pagando pau pra torcida, etc. vai ter que superar muita cara feia na nação rubro-negra. em baixa na carreira de altos e baixos, chega das arábias tirando onda de que era muito querido por lá. vá saber. se botar a cara de verdade, pode se dar muito bien neste flamengo onde gaúcho deverá chamar todas atenções & marcações, deixando espazo para ele se criar. sabe armar, sabe tocar, sabe chutar.

8. williams - acostumado a correr por dois, será bom que corra por três. vai ter de dar conta de fechar o meio-campo ao lado de maldonado, que tem bem menos vigor que ele. williams quase foi vendido para o santos neste verão, mas seguirá entre os bons. é outro dos veteranos do título de 2009.

9. deivid - este chegou cheio de banca, cheio de responsa, numa contractação especialmente conduzida por zico, que muito confiava no camarada. mas deivid foi uma completa negação no returno do brazileiro-2010. lento, omisso, disperso. parecendo eternamente cansado, longe de ser aquele craque decisivo de cruzeiro e corinthians. desta vez, começando um trabalho desde o começo, pode ser que emplaque. seria uma agradável surpresa.

10. ronaldinho gaúcho - o mito.

11. renato - este chegou cheio de banca, cheio de responsa, numa contractação especialmente conduzida por zico, que muito confiava no camarada. mas pelé foi uma completa negação no returno do brazileiro-2010. lento, omisso, disperso. parecendo eternamente cansado, longe de ser aquele craque decisivo do mengão-2005. desta vez, começando um trabalho desde o começo, pode ser que emplaque. seria uma agradável surpresa.

12. não temos nenhum camisa doze relacionado. por que será? ainda vamos contractar um goleiro reserva?

13. jean - incrível. jean chegou na miúda. foi pouco, muito pouco útil, mas conseguiu escapar bonito do passaralho de lux. talvez esteja ainda no rubro-negro por uma espécie de cota para balzacos no banco de reservas... taí um cara que poderia ter caído fora bonito na "renovação" do elenco. ninguém ia dar pela falta: zero carisma, zero confianza da galera.

14. david - mesmo relativamente franzino para um zagueiro central, david é um rapaz que me inspira confianza. quer dizer, me inspira mais boa vontade do que propriamente confianza. foi autor de gol decisivo na última rodada do hexa etc. com a surpreendente ausência do jovem marlon desta lista, e com a presença de jean, está claro que david é nosso primeiro reserva para a zaga - tanto à direita quanto à esquerda. david é do bem. mas essa avaliação é preocupante.

15. diego maurício - pode-se dizer que nosso estimado drogbinha foi rigorosamente a única cousa boa que nos aconteceu durante o ano passado. prata da casa que ofuscou todos os bacanas trazidos da gringa. menino maurício é arisco, veloz, contundente. mostrou ter estrela marcando gols decisivos para livrar nosso rabo da segundona-2011. não tremeu na hora da verdade. e aposto que (de novo) vai cavar seu lugar no onze titular.

16. fierro - comer e dormir. me diz, o luxerley tá levando quanto para manter esse peia na equipe? ele já jogou de lateral, de volante, de meia. veja só... no final do ano passado, chegou a se apresentar ao boca juniores (pobre boca) mas foi barrado da equipe porteña por ter levado pau nos exames médicos. e como pode um cara que levou pau no exame médico em um clube ainda seguir no elenco de outro, hein?

17. fernando - comer e dormir. fernando goyas, o irmão do carlos alberto, foi o primeiro dos nossos jogadores a ter contracto renovado ao fim da temporada 2010. fernando goyas é o volante mais experiente entre os reservas do clube de regatas do flamengo. agora tente você dormir sabendo disso.

18. botinelli - todo mundo fica emossionadinho com ronaldinho, mas eu estou mesmo a fim de saber como joga darío botinelli na real. o repertoire de gaúcho, o repertoire de neves, sabemos de cor. botinelli é quem pode nos surpreender. até gente bem cricri, bem mais cricri que eu, como o mauro cezar pereira (espn brazil), anda apostando no gringo. ulia.

19. negueba - o jovem guilherme negueba vem voando baixo na copa são paulo de juniores. claro que, entre os profissionais do esporte, a bagaça come mais pesado. mesmo assim, eu acho que vai dar para o negueba, dezoito aninhos de pura insinuação & sofisticação. e o lux vai sair dizendo que foi ele quem o inventou. caskateiro.

20. vander - chegou do bahia como revelação, fez uma boa segundona-2010 e tem o apreço de sua antiga e fanática torcida. vander (photo) joga de meia-armador. artigo em falta no mercado. está por empréstimo na gávea.

21. alvim - lateral esquerdo. o que dizer de rodrigo alvim? depois de ser banco do juan maldonado, agora vai ser banco do egidio? se mata, infeliz.

22. galhardo - lateral direito. ele está no peru com o brother diego maurício para o sulamerikano sub-20. rafael galhardo é prata da casa e minha aposta mais faceira para um flamengo melhor nos anos que virão. por enquanto, vai ter que segurar a onda de passar mais um ano no banco. ele disse que está de boa com isso. tomara que esteja.

23. joão vitor - volante dos juniores. não conheço. lux parece conhecer. e gostar dele. pois vitor não foi emprestado para qualquer um, ao contrário do antonio, seu companheiro de geração, que chegou primeiro aos profissionais - e já foi nessa.

24. não temos isso. mengão é time de machão. ui.

25. marquinhos - aquele moço que era do vitória da bahia. deu um rolo danado com ele em 2010. bateu e voltou pra gávea, metido num estresse juridiko entre o vitoria e o parmêra. quando, enfim, ele pôde jogar, entrou bem no time. dando uma incendiadinha nos segundos tempos. quero ver mais de marquinhos em 2011.

27. paulo victor - goleiro reserva. mais conhecido por ter armado uma p*taria em sua casa que contou com as futuramente ilustres presenças de bruno zousa e eliza samudio.

28. vinicius - goleiro reserva. revelado no vila nova de goyas, vinicius (photo) passou por boavista e duque de caxias antes de bater no mengão em 2010.

30. adryan - moleque do time de juniores. jogando com a camisa dez na copinha-2011. é um meia de corte mais ofensivo, veloz com a bola nos pés e bom de drible. ainda frágil no corpo a corpo e no arremate a gol.

31. muralha - outro dos juniores. rapaz de nome luiz felipe, de apelido muralha. apesar do que pode soar, nosso muralha é um volante um tanto mais refinado do que os volantes brazileiros costumam ser. sabe apoiar o ataque e sabe bater de longe. se tratado com carinho e atenção, pode dar o que falar.

32. romário - centroavante, é claro. foi revelação do time bi-karioca de juvenis. ainda não o vi jogar, mas gosto do seu nome.

33. wanderley - este acaba de chegar do grêmio prudente, ex-baruêras. o time dele era uma m*rda, mas contam que o wanderley (photo) se salvava do desastre. não me lembro dele, não dei a mínima pro prudente no último brazileiro. foi uma indicação pessoal do xará mais abonado.

34. digão - lateral direito dos juniores. curioso que ele ainda não atuou nesta copinha-2011, mas junto a muralha e negueba e adryan, digão vem cumprindo semanalmente a ponte área interior de são paulo-interior do paraná para poder treinar junto ao lux. ainda não o vi jogar.

35. césar - goleiro dos juniores. catou dois penalties até o momento na copinha-2011. mas é um garoto que claramente ainda precisar estudar fundamentos como saída do gol e reposição de bola.

... e aê? vai dar pé?