quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

mengão 2 x 0 volta redonda (a chronicle)

vagabundo ainda haverá, um dia, de saber valorizar uma das poucas cousas que prestam neste país. nosso futebas.
teremos espectaculos, enquanto isso, semelhantes ao desta noite no engenhones, quando o clube de regatas do flamengo fez sua estreia no karioca-2011. (o mais charmoso dos estaduais etc.)
estádio às moscas e um jogo marcado para depois da novela numa quarta-feira. o fla diante de um esforçado-mas-limitadíssimo volta redonda. e com as grandes estrelas rubro-negras (gaúcho & neves) sentadinhos nas tribunas. enquanto, dentro de campo, o que se via era um arremedo de flamengo a brindar os poucos fiéis torcedores presentes. bem broxante.
o flamengo se apresentou para a primeira rodada da goanabara-2011 com um little frankenstein feito com alguns recém-chegados e mais uns pedaços putrefatos daquele time que nos deu tanto desgosto no brazileiro-2010. a saber... felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda, fernando goyas e williams de volantes, fierro e vander e renato pelé no meio, deivid na frente, sozinho, isolado, completamente equivocado.
seria perda de tempo - e masoquismo - analisar em detalhe esse time que, com fé, não se repetirá daqui por diante. peço apenas que note a precariedade do meio-campo, com garoto vander cercado por malas: goyas, fierro, pelé. numa escalação assim, vander era a nossa única esperanza. e foi ele mesmo quem abriu o placar, no final do primeiro tempo, ao cair pela direita, grande área a dentro, numa jogada de iniciativa particular, e centrando a pelota na intenção de achar deivid de frente pro gol - mas a bola só entrou mesmo por obra do beque padovani, se dependesse de deivid...
o voltaço, antes desse acidente de trabalho, mandava no jogo. pode crer. e voltou para a etapa complementar ainda com ímpeto ofensivo, submetendo nossa frágil defesa a uma intensa blitz. fomos salvos pelo arqueiro felipe, que bem já pode se considerar jogador do flamengo.
lá pelas tantas, vendo o ridículo da situação, luxerley fez o óbvio - tirou fierro e deivid - pra meter marquinhos e wanderley.
sabemos, já desde o ano passado, que marquinhos entra bem, ali na canhota, e logo o time ganhou novos ares. a ponto de moura receber uma bola por ele invertida e se empolgar para chegar até a linha de fundo - pela primeira vez no ano - e dali foi natural o cruzamento e o arremate de wanderley numa cabeçada para fazer 2 x 0. e foi o suficiente pro voltaço não mais nos importunar.
futebol é um troço bem simples, a gente que complica.