quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

first we take manhattan, then we take berlin


nada mais cafona que um campeonato estadual, né?
o hype agora é dar de ombros pros estaduais, percebestes?
para ser sincero, eu acho bem divertido carimbar a freguesia anos após ano. e por isso, camarada, não abro mão de ganhar o estadual, não. foi chato não vencer no ano passado. precisamos dar um jeito nisso - pra já.
mas este karioca-2011 vai começar bem esquisitão. afinal, tudo o que a gente faz aqui no futebol brazileiro, a gente faz assim meio torto, meio nas coxas, de qualquer jeito. então vamos começar um torneio sem nem ter tido uma pré-temporada decente. vamos botar o mengo para enfrentar o voltaço tarde da noite, depois da novela. sem ronaldinho, sem botinelli, sem thiago neves, sem os bacanas. e vamos botar o fluzones - atual campeão nacional depois de uns dois séculos e meio - para jogar numa quinta-feira contra o bangu. crássico.
e assim vamos nós, no tapa.
apesar de tudo isso, apesar de o marakas fazer uma falta dos diabos, apesar do certame estar inchado com dezesseis times (nem no brazil inteiro existem dezesseis bons times), apesar da certeza de que o ronaldinho só vai entrar em campo quando bem entender, eu teimo em achar bacana o karioca. teimo em achar serventia pra esta peia. veja você...
é claro que quem arromba os cofres & vende a alma como o clube de regatas do flamengo arrombou & vendeu, não vai se contentar com um canequito estadual. mas é a tal cousa: se um estadual é pouco, tente então não ganhar nem isso. (luxerley deve se lembrar do mengo-1995.) podemos usar o estadual, principalmente esta goanabara, para deixar a equipe em pé. não conseguimos fazer isso no ano passado, e passamos a temporada inteira numa aflição desnecessária.
a ideia desta vez é ganhar a copa do brazil, ganhar o brazileiro, ganhar a libertas e dominar o mundo. temos uma ambição natural e atávica de fazer tudo isso, pouco a pouco, então temos que juntar bala, reunir munição. um time não se faz apenas com os popstars milionários. temos uma geração bem interessante aí disputando a copa são paulo de juniores na maior dignidade - e eles podem se juntar agora mesmo a este plantel do lux, dando profundidade ao elenco e emprestando sangue novo.
não há melhor caminho para esse crescimento do que começando pelo estadual. (a ver o santos do paulista-2010.) também não há melhor oportunidade para pegar quem chega agora (gaúcho, neves, botinelli, felipe) e apresentá-los à nossa nação rubro-negra do que no dia-a-dia das rivalidades de um estadual.
o mundo não será nunca dominado se caboclo não dominar nem mesmo seu quarteirão. antes de sair pra rua, é necessário primeiro abrir a porta de casa. e confirmarmos nossa hegemonia com o trigésimo-segundo título estadual.